31/08/2012 - 53a Solene

COMEMORAÇÃO DOS "60 ANOS DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO - DISTRITAL NORTE"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 12/09/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : OLÍMPIO GOMES
1 -  OLÍMPIO GOMES
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Olímpio Gomes, na direção dos trabalhos, para comemorar os 60 anos da Associação Comercial de São Paulo - Distrital Norte. Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Destaca os 60 anos de atuação da distrital, focada no comércio e vida do cidadão da Zona Norte. Menciona que, como morador da Zona Norte, este Deputado conhece a importância da associação e tem orgulho de pertencer à comunidade da Zona Norte. Deseja a todos as boas-vindas neste Legislativo. Ressalta os 60 anos de lutas, empreendidas por cidadãos associados à entidade. Considera o papel da associação fundamental na história da cidade. Recorda a comemoração dos 80 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, na qual o Sr. Rogério Amato foi homenageado. Afirma ser fundamental o papel da associação neste movimento. Cita Carlos de Souza Nazaré, presidente da Associação Comercial de São Paulo, responsável pela logística de alimentos e suprimentos dos constitucionalistas de 1932. Elenca as afinidades das ações da associação com a História paulista. Anuncia a apresentação de vídeo institucional da Associação Comercial Distrital Norte. Dá conhecimento de projeto de lei, de iniciativa dos cidadãos da Zona Norte, para homenagear o Sr. Paulo Meinberg, membro desta comunidade. Informa que a estação da Linha 1 Azul do Metrô, deverá ser chamada de "Parada Inglesa - Professor Paulo Meinberg". Discorre sobre as qualidades do homenageado. Informa que esta solenidade deverá ser transmitida pela TV Alesp, em data oportuna.
2 -  WALTER IHOSHI
Deputado Federal, sente-se um privilégio por estar nesta Casa para homenagear a Distrital Norte, uma das mais atuantes da Associação Comercial. Agradece ao Deputado Barros Munhoz, Presidente desta Casa, e Deputado Olímpio Gomes, por esta homenagem. Saúda o Sr. Rogério Amato, destacando a sua liderança na cidade, com posicionamentos firmes e lutas pelos ideais da entidade. Cumprimenta as autoridades presentes. Afirma que a Zona Norte é uma "usina" de lideranças. Cita exemplos de líderes, como João de Favari e Davi Fernandes, empresários atuantes na região. Lembra evento do SESC, organizado pela Associação do Mirante do Jardim São Paulo, com homenagens a figuras importantes do local. Menciona seu escritório político, instalado na região que o adotou. Discorre sobre o início de sua relação com a Associação Comercial e sua trajetória desde então. Parabeniza a associação pela efeméride.
3 -  JOÃO DE FAVARI
Vice-Presidente da Associação Comercial de São Paulo e Coordenador Regional Norte, saúda as autoridades presentes. Informa que a associação é uma instituição existente há mais de cem anos e que sempre lutou pelos comerciantes. Parabeniza o Sr. João Bico de Souza e o Deputado Olímpio Gomes pela homenagem e a todos pelos 60 anos da Distrital Norte. Presta homenagem ao Deputado Olímpio Gomes.
4 -  JOÃO BICO DE SOUZA
Diretor-Superintendente da Associação Comercial de São Paulo, Distrital Norte, agradece a confiança do Sr. Rogério Amato por estar à frente da direção da Distrital Norte. Informa que a entidade atende os empreendedores, bem como busca soluções para toda a sociedade. Considera baixo o crescimento do Brasil, se comparado com a arrecadação tributária. Cita a "virada do trilhão", na qual o impostômetro da Associação Comercial registrou um trilhão de reais em impostos federais, estaduais e municipais em 2012, 15 dias antes do valor alcançado em 2011. Agradece ao Deputado Olímpio Gomes e parabeniza-o pelo trabalho realizado.
5 -  ROGÉRIO AMATO
Presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e da Associação Comercial de São Paulo, afirma estar satisfeito pela homenagem, como oriundo da Zona Norte. Agradece a abertura desta Casa em relação à Associação Comercial. Cumprimenta as autoridades presentes. Afirma ser corajosa a atitude do Prefeito Gilberto Kassab, por destinar as Subprefeituras da Capital para coronéis da Polícia Militar, por seu patriotismo e respeito aos valores morais. Enaltece os ex-diretores presentes. Informa que a Associação Comercial criou as distritais antes de a Prefeitura da Capital criar as subprefeituras. Ressalta as características dos empreendedores para vencer os obstáculos; argumenta ser a Distrital Norte um exemplo a ser seguido por mais 60 anos.
6 -  Presidente OLÍMPIO GOMES
Presta homenagem, com entrega de placa comemorativa e diploma de reconhecimento a três personalidades. Diz estar orgulhoso, como cidadão da Zona Norte, de participar deste momento histórico. Afirma que a entidade luta pelo bem estar da população como um todo. Ressalta a demonstração, pela associação, dos impostos arrecadados e do baixo retorno para a sociedade. Menciona que a entidade desperta o patriotismo e o amadurecimento político da comunidade. Discorre sobre a distribuição dos tributos recolhidos pelo Governo, com 7% para os municípios, 22% para o Estado, e 71% para a União. Informa essencial o papel da Associação Comercial neste processo de amadurecimento. Cita a luta de mais de cem anos das 15 distritais em São Paulo e da Associação Comercial de São Paulo na busca de dignidade para o cidadão. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp