26/10/2012 - 72a Solene

"HOMENAGEM À AERONÁUTICA BRASILEIRA, SEU PATRONO MARECHAL DO AR ALBERTO SANTOS DUMONT, E COMEMORAR O DIA DO AVIADOR"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 10/11/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear a Aeronáutica Brasileira, seu Patrono Marechal do Ar Alberto Santos Dumont, e comemorar o Dia do Aviador". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Menciona que esta sessão solene foi aprovada por unanimidade dos Deputados desta Casa, por apresentar finalidade pública, social e cívica. Diz que a Aeronáutica é um orgulho para todos os brasileiros. Considera hoje um dia especial. Dá conhecimento de mensagens alusivas a esta solenidade, enviadas pelas seguintes autoridades. Discorre sobre o início da Força Aérea Brasileira. Lembra a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Relata que a FAB contribuiu para o esforço de guerra dos aliados. Menciona homenagem a John Richardson Cordeiro e Silva, primeiro piloto da FAB abatido em combate, e a todos os demais integrantes da Força Aérea que estiveram lutando na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Cita especial do canal de televisão Discovery sobre a participação do Brasil na guerra. Lê a Missão da Aeronáutica e seus valores. Exibe vídeo sobre a Aeronáutica Brasileira. Anuncia o canto do Hino dos Aviadores com execução da Banda da Aeronáutica de São Paulo.
2 -  OLÍMPIO GOMES
Deputado Estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Diz estar satisfeito de acompanhar o trabalho do Deputado Fernando Capez, que abriu a Casa do Povo Paulista para homenagear as Forças Armadas. Afirma que este Deputado se preocupa em dignificar e manifestar o seu civismo. Destaca o comprometimento da categoria na defesa da pátria e no cumprimento do juramento. Menciona a dedicação, sacrifício e o pacto com a sociedade, o que deve ser digno de reconhecimento. Cita a criação da Comissão da Verdade, na qual protocolou dois documentos. Elogia o Deputado Fernando Capez por seu comprometimento com a sociedade. Parabeniza a Aeronáutica e os presentes pelo Dia do Aviador.
3 -  ROQUE ANTONIO MESQUITA DE OLIVEIRA
Desembargador, Presidente da Associação Paulista de Magistrados, representando todas as autoridades civis do Estado de São Paulo, saúda o Deputado Fernando Capez. Cumprimenta as autoridades presentes. Afirma que as Forças Armadas são indispensáveis para a sociedade. Lembra o histórico dos atos de bravura da Força Aérea Brasileira, citados pelo Deputado Fernando Capez. Destaca a contribuição da FAB para manter a democracia durante um momento terrível da história. Diz estar feliz por ver os jovens, nas galerias, aprendendo lições de civismo e amor à pátria. Considera a ordem, disciplina, hierarquia e o respeito ao povo como o segredo para a evolução da sociedade. Cumprimenta a Banda da Força Aérea e todos os presentes, que dignificam a Força Aérea Brasileira.
4 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Ressalta o papel que hoje a mulher desempenha na sociedade e no Estado brasileiro. Menciona diversos países do mundo nos quais a mulher não é reconhecida. Lê o currículo da Senhora Tenente Coronel Maria Clélia Borro. Anuncia entrega de diploma de honra ao mérito ao Major Brigadeiro do Ar José Geraldo Ferreira Malta e à Senhora Tenente Coronel Maria Clélia Borro. Lê o currículo do Major Brigadeiro do Ar José Geraldo Ferreira Malta na Aeronáutica e seus títulos e cursos na Força Aérea Brasileira. Informa que o mesmo possui mais de quatro mil horas de vôo e 23 condecorações, inclusive a Medalha Nove de Julho, recebida nesta Casa. Afirma ser o Major merecedor do reconhecimento do Poder Legislativo. Anuncia entrega de placa de distinção e honra ao mérito à Aeronáutica Brasileira, na pessoa do Comandante do IV Comar, Major Brigadeiro do Ar, José Geraldo Ferreira Malta.
5 -  PAULO ROBERTO SANTALIN
Apresenta os Clubes de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, agradece o Deputado Fernando Capez. Cumprimenta as autoridades presentes. Anuncia o Hino dos Aventureiros e o Hino dos Desbravadores. Lembra o início do Clube dos Aventureiros e Desbravadores no Brasil. Menciona os principais objetivos dos clubes, como atividades educacionais e recreativas. Anuncia o grito de guerra de cada clube.
6 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Presta homenagem à Aeronáutica. Considera a apresentação de jovens e crianças a síntese da sessão solene. Ressalta que o legado que a Aeronáutica e as Forças Armadas podem deixar para o futuro são a sua conduta, o civismo e a solidariedade. Menciona que a Aeronáutica consiste na supremacia do valor, preparo, inteligência e tecnologia de nossa Nação. Informa que o Brasil, apesar de condições adversas, tem se superado na produção de aeronaves de maior valor. Conta fábula do prisioneiro no castelo do ditador para os jovens presentes. Cita frase de Winston Churchill. Parabeniza a Aeronáutica brasileira e todos os brasileiros. Informa que esta sessão solene será transmitida pela TV Assembleia em data oportuna. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp