29/10/2012 - 73a Solene

"COMEMORAÇÃO PELO DIA DO CIRURGIÃO-DENTISTA"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 13/11/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : BARROS MUNHOZ
1 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Abre a sessão.
2 -  NATAL CALABRO NETO
Mestre de Cerimônias, anuncia a composição da mesa.
3 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene, para "Comemorar o Dia do Cirurgião-Dentista". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro".
4 -  MANOEL
Mestre de Cerimônias, anuncia as demais autoridades presentes.
5 -  EMIL ADIB RAZUK
Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo, recorda a criação, pelo Imperador Dom Pedro II dos cursos de Odontologia, no Rio de Janeiro e na Bahia. Tece considerações sobre as publicações de revistas especializadas. Discorre sobre as veiculações de campanha pela saúde bucal na mídia. Destaca valores desses profissionais, na busca de solucionar problemas, aconselhar e preservar a saúde de seus pacientes. Recorda pesquisa da revista "Seleções", segundo a qual, o dentista é o profissional mais confiável depois do bombeiro. Reproduz citações do Papa Pio XII sobre os cirurgiões-dentistas. Enfatiza a importância dos cursos de especialização. Ressalta a preocupação desses profissionais quanto à ética e a fraternidade, além da eficiência no trabalho. Faz louvação aos remidos e aos homenageados. Destaca atividades e reivindicações da entidade na luta pelos direitos da categoria. Informa que a entidade realiza o maior programa de saúde bucal do mundo e campanhas para detectar a hepatite C.
6 -  MANOEL
Mestre de Cerimônias, nomeia os cirurgiões-dentistas agraciados com os Certificados de Remidos. Dá conhecimento da biografia do Dr. Roberto Miguita.
7 -  EMIL ADIB RAZUK
Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo, entrega o Certificado de Remissão ao Dr. Roberto Miguita.
8 -  ROBERTO MIGUITA
Fala em nome dos demais remidos. Comenta sua emoção pela homenagem. Faz retrospecto sobre sua trajetória profissional. Enfatiza a criação da distrital de São Miguel Paulista da Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas, em 1977, bairro onde atua.
9 -  MANOEL
Mestre de Cerimônias, nomeia os cirurgiões-dentistas agraciados com os Certificados de Especialistas. Lê a biografia do Dr. Juscelino Kojima.
10 -  EMIL ADIB RAZUK
Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo, entrega o Certificado de Especialista ao Dr. Juscelino Kojima.
11 -  JUSCELINO KOJIMA
Fala em nome dos demais especialistas. Dá conhecimento do significado da palavra especialista. Informa que são cerca de 80 mil profissionais, no Estado, e oito mil especialistas, na Capital. Faz histórico sobre sua família de imigrantes japoneses, de origem simples, e destaca o seu legado. Enfatiza a formação moral e de caráter. Discorre sobre a valorização das conquistas, dos sonhos e objetivos. Comenta a vivência em meio às adversidades para formação, experiência e conhecimento. Louva as amizades ao longo da atuação profissional. Faz reflexão sobre a crise econômica mundial no que afeta o Brasil. Discorre sobre a necessidade de transformação das questões sociais brasileiras. Enseja votos de perseverança, na busca por maior justiça. Cita a importância do ensino continuado. Faz citação de parábola.
12 -  MANOEL
Mestre de Cerimônias, dá conhecimento de mensagens alusivas à solenidade, encaminhadas por diversas autoridades.
13 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Informa que esta sessão será transmitida pela TV Assembleia em data oportuna. Anuncia apresentação musical.
14 -  EMIL ADIB RAZUK
Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo, faz histórico sobre a "Comenda e a Medalha Tiradentes". Enaltece o exemplo deixado por Joaquim José da Silva Xavier, o ideólogo da Inconfidência Mineira. Elogia os julgamentos do processo do "mensalão", em curso no Supremo Tribunal Federal.
15 -  MANOEL
Mestre de Cerimônias, lê a biografia de Ricardo Ramos, agraciado com a "Comenda e Medalha Tiradentes".
16 -  RICARDO RAMOS
Presidente da Colgate Palmolive do Brasil, louva os cirurgiões-dentistas que proporcionam a melhoria da saúde bucal da população. Comunica que a empresa é aliada no esforço de tornar a saúde bucal um tema importante e abrangente. Informa que a empresa foi fundada em 1806, está presente em mais de 200 países, atua em vários setores, sendo líder em produtos de consumo. Cita o comprometimento com o crescimento sustentável e o desenvolvimento de comunidades. Dá conhecimento de programa mundial de educação para a saúde, que beneficiou mais de 50 milhões de crianças. Destaca a "Operação Sorriso", para correção de fissuras labiopalatais. Cita parcerias com o Ministério da Saúde, como o programa "Brasil Sorridente". Fala de ações de capacitação e treinamento para agentes comunitários, em estados com baixo índice de desenvolvimento humano. Afirma que a honraria ora recebida é o maior reconhecimento que a indústria do setor pode receber.
17 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Anuncia apresentação musical. Recorda projeto, do Executivo, sobre a carreira dos médicos. Destaca a necessidade de igual matéria para os odontologistas. Enfatiza a luta de Emil Razuk no Conselho Regional de Odontologia. Saúda os homenageados. Faz saudação a Ricardo Ramos, ao destacar o papel social das empresas, para além dos lucros. Recorda sua formação como advogado, há 45 anos. Cita sua trajetória política e sua atuação como Ministro da Agricultura. Destaca seu respeito aos engenheiros-agrônomos, aos veterinários e, em especial, aos cirurgiões-dentistas. Enfatiza sua ligação com os profissionais, pela seriedade de seus membros. Acrescenta que são "cidadãos prestantes", pois ensinam, educam e divertem. Lamenta que a política afaste os bons valores. Faz reflexão sobre os 20% de abstenção nas eleições realizadas ontem. Afirma que a solidariedade deve estar presente na política. Elogia a rapidez do sistema brasileiro de apuração eletrônica, em paralelo com as eleições nos Estados Unidos. Defende mudanças no programa eleitoral. Considera exagerada a quantidade de partidos brasileiros. Lembra a disseminação de partidos nas várias capitais. Faz referências sobre a "Comenda e Medalha Tiradentes". Destaca o caráter associativista dos cirurgiões-dentistas. Cita a representação da classe na cidade de Itapira. Discorre sobre a representação popular dos Deputados neste Parlamento. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp