23/11/2012 - 76a Solene

HOMENAGEM AOS "PESQUISADORES CIENTIFICOS"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 06/12/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : JOSÉ ZICO PRADO
1 -  JOSÉ ZICO PRADO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Alencar Santana Braga, com a finalidade de "Homenagear os Pesquisadores Científicos". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a motivação da homenagem desta sessão solene. Destaca a importância da pesquisa cientifica para a sociedade. Descreve atividades de importância para o Estado, realizadas por pesquisadores. Anuncia homenagem póstuma à Senhora Sônia Dietrich, Pesquisadora do Instituto de Botânica e membro da Comissão Permanente do Regime de Ensino Integral.
2 -  MÁRCIA REGINA BRAGA
Pesquisadora do Instituto de Botânica, lê texto sobre a biografia pessoal e profissional da homenageada, Sônia Dietrich.
3 -  Presidente JOSÉ ZICO PRADO
Solicita minuto de silêncio em homenagem à Senhora Sônia Dietrich.
4 -  SALVADOR KHURIYEH
Ex-Deputado Estadual, anuncia mensagens alusivas à efeméride encaminhadas por várias autoridades.
5 -  Presidente JOSÉ ZICO PRADO
Informa que esta solenidade seria transmitida, em data oportuna, pela TV Assembleia.
6 -  PERCY CORRÊA VIEIRA
Ex-Diretor do Instituto Geológico e ex-Presidente da APqC, parabeniza os pesquisadores pela homenagem. Comenta tentativa de privatização dos institutos de pesquisa durante o regime militar. Destaca a luta de diversos pesquisadores contra esta proposição. Combate projeto, do Governador do Estado, apresentado a esta Casa, que prevê a desafetação da área da Secretaria da Agricultura no Parque do Estado, visando a futura privatização do espaço.
7 -  MARLI DIAS MASCARENHAS DE OLIVEIRA
Diretora do Instituto de Economia Agrícola (IEA), destaca a importância do trabalho de pesquisa cientifica para a sociedade. Saúda os pesquisadores de todas as áreas do Estado de São Paulo. Comenta as dificuldades do trabalho dos pesquisadores nos institutos de pesquisas paulistas.
8 -  RILDO VOLPINI
Pesquisador Cientifico dos Laboratórios de Investigação Médica do Hospital das Clinicas da USP, descreve as atividades do órgão na pesquisa. Cita diversas dificuldades administrativas que o órgão vem enfrentando para desenvolver seu trabalho.
9 -  LÍGIA DE CASTRO ETTORI
Vice-Presidente da APqC, faz histórico sobre a "Medalha Albas Lavras". Destaca a fala do Doutor Percy Corrêa Vieira.
10 -  MÁRCIA REBOUÇAS
Lê texto a respeito da Medalha Albas Lavras.
11 -  TEREZA LOUSADA VALE
Diretora do Instituto Agronômico de Campinas, faz leitura de texto em homenagem ao Doutor Carlos Jorge Rossetto, pesquisador científico e Membro do Instituto Agronômico de Campinas. Destaca seu orgulho em ser pesquisadora e colega do homenageado.
12 -  SALVADOR KHURIYEH
Ex-Deputado Estadual, anuncia a entrega de medalha alusiva ao evento ao Doutor Carlos Jorge Rossetto e de flores à sua esposa, Maria Aparecida Rosseto.
13 -  CARLOS JORGE ROSSETTO
Pesquisador Científico e Membro do Instituto Agronômico de Campinas , agradece a todos pela homenagem. Comenta aspectos históricos da legislação que rege a carreira de pesquisador cientifico do Estado de São Paulo. Descreve o processo de formação da Associação dos Pesquisadores Científicos dos Institutos de Pesquisas do Estado de São Paulo. Cita desafios que a pesquisa científica enfrenta nos cenários estadual e nacional. Critica as políticas do atual Governo do Estado para a carreira cientifica pública. Descreve aspectos benéficos e maléficos de diversos avanços atuais da ciência.
14 -  LAERTE MACHADO
Presidente da APqC, entrega ao Doutor Carlos Jorge Rossetto certificado pelo seu conhecimento científico. Saúda os membros da mesa e a todos os presentes. Comenta as dificuldades que os pesquisadores encontram na carreira no Estado. Destaca os trabalhos desenvolvidos pela APqC. Agradece a todos pela homenagem.
15 -  Presidente JOSÉ ZICO PRADO
Afirma que esta Casa tem o dever de apoiar os pesquisadores científicos. Combate a proposta do Governador do Estado que prevê a desafetação da área da Secretaria da Agricultura no Parque do Estado visando futura alienação. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp