10/12/2012 - 82a Solene

HOMENAGEM À "MARINHA DO BRASIL E AO SEU PATRONO, ALMIRANTE JOAQUIM MARQUES LISBOA, MARQUÊS DE TAMANDARÉ, E DE COMEMORAR O DIA DO MARINHEIRO"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 19/12/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Prestar Homenagem à Marinha do Brasil e ao seu Patrono, Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, e de Comemorar o Dia do Marinheiro". Explica o motivo da ausência de execução do Hino Nacional Brasileiro, em razão do luto oficial decretado pela Presidência da República em decorrência do falecimento do arquiteto Oscar Niemeyer. Dá conhecimento de mensagens alusivas a esta solenidade, enviadas por diversas autoridades. Considera as Forças Armadas um patrimônio nacional. Destaca a importância desta homenagem.
2 -  OLÍMPIO GOMES
Deputado Estadual, parabeniza o Deputado Fernando Capez pelo reconhecimento da Marinha do Brasil. Destaca a importância das Forças Armadas para o País. Fala sobre projeto que visa ao aumento da penalidade de crimes praticados contra agentes públicos de segurança.
3 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Anuncia homenagem, com entrega da Medalha "Dr. Ives Gandra da Silva Martins" aos Srs. João Camilo Pires de Campos, General de Divisão do Comando do Sudeste; e José Geraldo Ferreira Malta, Major Brigadeiro do Ar, Comandante do IV Comar. Lê o currículo de ambos.
4 -  JOÃO CAMILO PIRES DE CAMPOS
General de Divisão do Comando do Sudeste, mostra-se honrado pela presente homenagem.
5 -  JOSÉ GERALDO FERREIRA MALTA
Major Brigadeiro do Ar, Comandante do IV Comar, considera que os membros das Forças Aéreas do Brasil estão interligados à Marinha e ao Exército. Agradece o reconhecimento.
6 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Registra a presença de crianças da Igreja Adventista do Sétimo Dia, do Clube de Desbravadores do Capão Redondo, Igreja das Palmeiras, acompanhadas pelo Sr. Décio Cordeiro e pela Sra. Noemi Santolim. Informa que esta sessão solene deverá ser transmitida pela TV Assembleia em data oportuna. Destaca a figura de Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré. Elenca as suas realizações. Anuncia homenagem à Marinha Brasileira, com entrega de placa, da qual deu conhecimento de seu teor, na pessoa do vice-Almirante Luiz Guilherme Sá de Gusmão, Comandante do 8º Distrito Naval, com o auxílio dos Srs. Misael Antônio de Souza; Walter da Silva, Desembargador; João Camilo Pires de Campos, General de Divisão do Comando Militar do Sudeste; José Geraldo Ferreira Malta, Major Brigadeiro do Ar e Comandante do IV Comar.
7 -  LUIZ GUILHERME SÁ DE GUSMÃO
Comandante do 8º Distrito Naval, considera que essa homenagem reforça a ligação entre o Estado de São Paulo e a Marinha do Brasil. Lembra que o "Dia do Marinheiro", comemorado em 13/12, foi escolhido em homenagem ao Marquês de Tamandaré. Destaca a trajetória do almirante. Recorda o início de seu envolvimento com as Forças Armadas. Presta homenagem ao Deputado Fernando Capez, em nome da Marinha brasileira.
8 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Lê currículo do vice-Almirante Luiz Guilherme Sá de Gusmão, Comandante do 8º Distrito Naval. Anuncia a projeção de dois vídeos, um sobre o Patrono da Marinha, Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, e outro sobre o "Dia da Marinha". Tece elogios às Forças Armadas do Brasil. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp