19/04/2013 - 12a Solene

HOMENAGEM AO "SINDICATO DOS BANCÁRIOS"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 14/05/2013:

Resumo da Sessão
Presidência : LUIZ CLAUDIO MARCOLINO
1 -  LUIZ CLAUDIO MARCOLINO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Luiz Cláudio Marcolino, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Prestar Homenagem ao Sindicato dos Bancários". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Parabeniza o Sindicato dos Bancários pelo aniversário de 90 anos. Destaca a atuação de funcionários e parceiros da instituição. Dedica esta solenidade àqueles que participaram de lutas, em nome do sindicato. Reconhece o trabalho desenvolvido por ex-presidentes da entidade. Elenca conquistas obtidas pela categoria, como o vale-refeição e a participação nos lucros e resultados, as quais considera importantes. Enfatiza o combate pela igualdade de direitos para os homoafetivos. Lembra ações de sua gestão, enquanto presidente do sindicato, como a extensão da licença maternidade, de 4 para 6 meses. Anuncia a apresentação de vídeo institucional.
2 -  WAGNER FREITAS
Presidente da Central Única dos Trabalhadores, saúda os presentes. Afirma que poucos sindicatos, no Brasil, têm 90 anos de história. Tece comentários sobre a desigualdade no País. Enfatiza que, entre as missões do sindicato, está a de construir uma nova sociedade. Parabeniza os bancários e diretores da entidade. Enfatiza a importância de uma mulher à frente do sindicato.
3 -  MARCOS MARTINS
Deputado Estadual, cumprimenta a diretoria do sindicato. Lembra sua trajetória como bancário. Fala de sua participação na construção da regional de Osasco. Comenta greves e movimentos da categoria. Fala do 13 de junho, dia em que houve a paralisação de funcionários da matriz do Bradesco, em Osasco. Comenta as estratégias para a distribuição da "Folha Bancária", numa época de repressão.
4 -  RICARDO BERZOINI
Deputado Federal, parabeniza o Deputado Luiz Cláudio Marcolino pela iniciativa da homenagem. Elogia a atuação do deputado Marcos Martins, considerado, por ele, uma liderança dos bancários. Reconhece o trabalho da atual Presidente, Juvandia Moreira Leite. Lembra sua trajetória, de 30 anos, como militante sindical. Enaltece o trabalho do ex-Presidente do Sindicato dos Bancários no período de 1985 a 1987, Luiz Gushiken. Compara as conquistas salariais dos bancários, cuja remuneração, acrescida de auxílio alimentação e vale-refeição, saltou de 200 dólares, no final da década de 80, para 1.150 dólares, nos dias atuais.
5 -  Presidente LUIZ CLÁUDIO MARCOLINO
Presta homenagens, com entrega de placas e breve resumo da atuação de cada homenageado, a diversas personalidades.
6 -  APARECIDA VENÂNCIO
Ex-funcionária do Sindicato dos Bancários, representando os funcionários da entidade, agradece à Assembleia e ao deputado Luiz Cláudio Marcolino pela homenagem. Afirma que cada funcionário do sindicato é um militante. Destaca o papel da diretoria da entidade. Ressalta a dedicação de cada ex-presidente.
7 -  GILMAR CARNEIRO
Ex-Presidente do Sindicato dos Bancários no período de 1988 a 1994, faz agradecimentos ao deputado Luiz Cláudio Marcolino. Chama a atenção para a imagem negativa que a população tem deste Legislativo. Fala sobre os 90 anos do sindicato, retratados em livro. Lembra as lutas da instituição. Defende que as câmaras e assembleias atuem em favor do povo.
8 -  RICARDO BERZOINI
Ex-Presidente do Sindicato dos Bancários no período de 1994 a 1998, ex-Ministro da Previdência e do Trabalho no Governo Lula, ex-Presidente do Partido dos Trabalhadores e deputado federal, pelo PT, fala de seu início, na executiva do sindicato, e de sua atuação como presidente. Enaltece o trabalho de ex-dirigentes, com destaque para a maturidade com que cada um desempenhou seu trabalho.
9 -  Presidente LUIZ CLAUDIO MARCOLINO
Presta homenagens, com entrega de placas e breve resumo da atuação de cada homenageado, a Luiz Gushiken, ex-presidente do Sindicato dos Bancários no período de 1985 a 1987 e ex-ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República; ao Sr. Augusto Campos, ex-presidente do Sindicato dos Bancários no período de 1979 a 1983; e ao Sr. João Vaccari Neto, ex-presidente do Sindicato dos Bancários no período de 1998 a 2004, e Secretário de Planejamento e Finanças do Partido dos Trabalhadores, representados pela atual Presidente da instituição, Sra. Juvandia Moreira Leite. Estende a homenagem, com entrega de placa, ao Sindicato dos Bancários e à Sra. Juvandia Moreira Leite, atual presidente do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e região.
10 -  JUVANDIA MOREIRA LEITE
Presidente do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e região, agradece pela homenagem. Lembra as lutas do sindicato e o aprendizado no decorrer dos 90 anos de história. Ressalta a participação do deputado Marcos Martins em movimentos da categoria. Enfatiza os objetivos do sindicato em prol de interesses corporativos e do fortalecimento da classe trabalhadora. Fala de cinco intervenções à entidade, em momentos em que a democracia estava ameaçada. Destaca a renovação da categoria bancária por conta de aposentadorias, bem como em decorrência da ampliação do quadro de funcionários, a partir do Governo Lula. Elenca conquistas da categoria. Presta homenagem, com entrega de placa, ao deputado Luiz Cláudio Marcolino, ex-presidente do Sindicato dos Bancários no período de 2004 a 2010.
11 -  Presidente LUIZ CLAUDIO MARCOLINO
Ex-presidente do Sindicato dos Bancários no período de 2004 a 2010, agradece a homenagem. Discorre acerca da amizade. Fala sobre a construção de sonhos. Cita personalidades que participaram ativamente de sua gestão. Ressalta a dificuldade em defender os interesses de 134 mil bancários. Lembra sua trajetória de luta pela categoria, que completa 20 anos. Parabeniza a entidade pelo aniversário de 90 anos. Enfatiza a credibilidade do sindicato diante dos bancários, o que, a seu ver, se deve à seriedade do trabalho desenvolvido. Dá conhecimento de mensagens encaminhadas por autoridades. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp