10/05/2013 - 18a Solene

HOMENAGEM ÀS "PARÓQUIAS DE CARAPICUÍBA, DIOCESE DE OSASCO, EM RAZÃO DOS RELEVANTES TRABALHOS DE EVANGELIZAÇÃO PASTORAL E SOCIAL "
 

Resumo da Sessão
Presidência : MARCOS NEVES
1 -  MARCOS NEVES
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Marcos Neves, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear as Paróquias de Carapicuíba, Diocese de Osasco, em razão dos relevantes trabalhos de evangelização pastoral e social prestados pelos padres José Maria Falco, Mauro Sérgio Rodrigues, Ubirajara Vieira de Melo e Othoniel Berilo Duprat". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  OTHONIEL BERILO DUPRAT
Padre, saúda os presentes. Agradece pela realização desta sessão solene. Faz considerações sobre a doutrina cristã. Cita pronunciamento de Bento XVI. Responsabiliza a fragmentação cultural contemporânea pela crise de fé. Afirma que os ensinamentos cristãos permanecem relevantes. Elenca as virtudes cristãs: fé, esperança e caridade.
3 -  Presidente MARCOS NEVES
Anuncia a execução de número musical. Anuncia a apresentação de um depoimento em vídeo. Presta homenagem, com a entrega de lembrança e placa, ao padre José Maria Falco, cuja biografia foi lida.
4 -  JOSÉ MARIA FALCO
Padre, cumprimenta a todos. Agradece pela homenagem. Manifesta orgulho por exercer o sacerdócio. Menciona pessoas que o acolheram durante o seminário. Ressalta a necessidade de estar a serviço do povo. Lembra que Carapicuíba é uma cidade populosa e elenca vários problemas locais. Elogia o trabalho do deputado Marcos Neves. Afirma que o ideal cristão é estar a serviço da vida.
5 -  Presidente MARCOS NEVES
Anuncia a execução de número musical. Anuncia a apresentação de depoimento em vídeo. Presta homenagem, com a entrega de lembrança e placa, ao padre Mauro Sérgio Rodrigues Maciel, cuja biografia foi lida.
6 -  MAURO SÉRGIO RODRIGUES MACIEL
Padre, saúda os presentes. Agradece pela homenagem. Afirma que espera não esquecer sua origem humilde. Faz histórico do seu trabalho na Igreja. Acrescenta que o dever de um sacerdote é trabalhar sempre em prol do povo e dos menos favorecidos. Manifesta seu desejo de ver o povo feliz. Observa que a Igreja tem muito a crescer com o Papa Francisco. Ressalta a importância da diversidade religiosa.
7 -  Presidente MARCOS NEVES
Anuncia a execução de número musical. Anuncia a apresentação de depoimento em vídeo. Presta homenagem, com a entrega de lembrança e placa, ao padre Othoniel Berilo Duprat, cuja biografia foi lida.
8 -  OTHONIEL BERILO DUPRAT
Padre, cumprimenta os presentes. Agradece pela homenagem. Lembra que veio para São Paulo a trabalho, sem o intuito de ser sacerdote. Relata que abandonou o seminário por um período. Afirma que se sente realizado como padre, por conta de suas atribuições. Menciona seu interesse por filosofia e teologia. Lista problemas sociais de Carapicuíba. Cita o caso da dentista assassinada em São Bernardo do Campo. Ressalta a necessidade de investimento em educação e esporte como forma de combate à violência. Menciona sua atuação como cidadão e padre.
9 -  Presidente MARCOS NEVES
Menciona o PL 192/13, de sua autoria, que institui o Dia do Nascituro. Lê a justificativa da proposição. Discorre sobre os motivos que o levaram a convocar a presente sessão. Afirma que os padres enfrentam muitos desafios no século XXI. Justifica a ausência do padre Ubirajara Vieira de Melo, um dos homenageados. Faz histórico de sua carreira política. Afirma que os legisladores devem trabalhar pela coletividade, sem perder contato com os cidadãos. Manifesta sua certeza de que a cidade de Carapicuíba irá crescer e melhorar. Elogia o trabalho da Igreja Católica. Anuncia a exibição de vídeo. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp