03/06/2013 - 28a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA DA COMUNIDADE ITALIANA"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 20/06/2013:

Resumo da Sessão
Presidência : VITOR SAPIENZA
1 -  LUIZ CARLOS LADEIA
Mestre de Cerimônia, anuncia a composição da Mesa. Solicita que seja prestado um minuto de silêncio, em memória da Sra. Glória Giglio, falecida em 02/03, esposa do deputado Celso Giglio.
2 -  VITOR SAPIENZA
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Vitor Sapienza, na direção dos trabalhos, para "Comemorar o Dia da Comunidade Italiana". Convida o público a cantar, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro" e ouvir o "Hino Nacional da Itália".
3 -  EDSON FERRARINI
Deputado estadual do PTB, elogia o deputado Vitor Sapienza pela iniciativa. Saúda os deputados de origem italiana desta Casa e os demais integrantes da Mesa. Afirma que esta solenidade o fez voltar ao tempo e recordar a vinda de seus avós da Itália para São Paulo. Informa que são 30 milhões de pessoas com origem italiana no Brasil, e 15 milhões em São Paulo. Lembra que a História passa por Roma e que o povo italiano representa trabalho, dignidade e alegria.
4 -  ALEX MANENTE
Deputado estadual do PPS, cumprimenta a todos, em especial o deputado Vitor Sapienza. Destaca a força da contribuição italiana em São Paulo e no Brasil. Fala do reconhecimento do brasileiro pela cultura italiana, que está impregnada em São Paulo. Afirma que a herança italiana contribuiu para o crescimento paulista. Parabeniza a todos.
5 -  CÉLIA LEÃO
Deputada estadual do PSDB,elogia o deputado Vitor Sapienza pela iniciativa e como ex-presidente deste Legislativo. Cumprimenta a todos. Afirma que São Paulo é "um pedacinho do coração italiano no Brasil". Enaltece a honra desta Casa em receber parte da sociedade ítalo-brasileira. Afirma que os brasileiros se sentem um pouco italianos, ao consumir pizza nos finais de semana. Lembra a contribuição dos imigrantes no desenvolvimento social e econômico brasileiro. Destaca o espírito comunicativo e o gestual do povo italiano. Lembra a "sapienza", a liderança e o aprendizado que teve com o deputado Vitor. Agradece o fato de os italianos terem escolhido o Brasil como destino.
6 -  ORLANDO BOLÇONE
Deputado estadual do PSB, elogia o deputado Vitor Sapienza, bem como a firmeza dos italianos. Recorda o processo imigratório no século 19. Lembra a contribuição dos italianos que, assim, como os demais imigrantes, vieram substituir o trabalho escravo e contribuíram para o crescimento do Noroeste paulista. Informa que a Unesp foi buscar professores na Itália. Ressalta os exemplos de cidadania desta comunidade.
7 -  WELSON GASPARINI
Deputado estadual do PSDB, cita sua alegria em participar deste evento, como brasileiro e pela dupla cidadania que possui. Destaca a colaboração dos italianos pelos valores de vida morais, éticos, familiares e religiosos, hoje tão ausentes. Apela para que possamos reviver esses valores, na tentativa de reduzir a violência e evitar a perda de uma geração de jovens. Faz agradecimentos a todos e, em especial, à sua família.
8 -  ARNALDO FARIA DE SÁ
Deputado federal, manifesta alegria pela homenagem à comunidade italiana no Brasil. Recorda sua amizade com o deputado Vitor Sapienza, ao tempo em que atuavam como delegados tributários. Enaltece a herança da culinária italiana. Elogia a atuação do deputado Vitor Sapienza. Lembra que São Paulo é uma das maiores cidades italianas do mundo.
9 -  Presidente VITOR SAPIENZA
Lembra a disputa eleitoral de 1986, como deputado estadual, ao lado de Arnaldo Faria de Sá, como federal. Afirma que esta sessão permite rever os amigos e homenagear os antepassados. Louva aqueles que atravessaram o Atlântico em busca de novos ideais, tendo que enfrentar os desafios do país desconhecido. Enaltece o orgulho desse resultado, com os valores italianos na música, na literatura, na pesquisa científica e no trabalho, além do caráter festivo. Discorre sobre a contribuição dos italianos no processo industrial paulista. Recorda a instituição do "Dia da Comunidade Italiana". Comunica a entrega da láurea "Loba Romana", criada em 1991, a personalidades que se destacaram nos mais variados campos de atuação. Explica a característica mitológica do troféu.
10 -  MARCO LEONE
Cônsul-Geral-Adjunto da Itália em São Paulo, cumprimenta os componentes da Mesa. Fala de seu prazer e honra em participar deste evento. Apresenta a saudação do cônsul-geral em São Paulo. Afirma que esta solenidade é um marco para a comunidade italiana, a maior depois da Itália. Destaca o seu aspecto qualitativo. Comenta a realidade econômica brasileira. Discorre sobre a importância dos laços de amizade entre Brasil e Itália. Elogia o propósito do troféu e cumprimenta os homenageados.
11 -  FÁBIO PORTA
Deputado italiano, representante da América Meridional do Parlamento Italiano, parabeniza o deputado Vitor Sapienza. Agradece aos ítalos-brasileiros. Afirma que a Itália não seria a mesma sem a contribuição dos brasileiros. Lamenta a morte de Victor Civita, dirigente da Editora Abril. Faz vivas à Itália, ao Brasil e a São Paulo.
12 -  LUIZ CARLOS LADEIA
Mestre de Cerimônias, faz a leitura do currículo das personalidades agraciadas com o Troféu "Loba Romana", chamadas em ordem alfabética.
13 -  ALMIR PAZZIANOTTO PINTO
Representante dos homenageados, fala de seu retorno a este Legislativo, no qual atuou como deputado estadual. Faz retrospecto sobre sua origem italiana, bem como sobre sua atuação profissional. Recorda sua atuação política como deputado, secretário e ministro de Estado. Comenta a transição do regime militar para a democracia. Ressalta a presença italiana no Interior de São Paulo. Cita publicações a respeito do tema. Comenta a presença italiana no campo e na cidade. Discorre sobre o surgimento das associações sindicais. Recorda greves históricas, como a de 1907. Comenta a economia que gerou a prosperidade dos imigrantes, que passaram da condição de empregados a patrões e profissionais liberais. Destaca a importância da produção italiana para o mundo. Lamenta a reversão de valores no Brasil.
14 -  Presidente VITOR SAPIENZA
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp