07/06/2013 - 29a Solene

HOMENAGEM AOS "19 ANOS DA OPESP - ORDEM DOS PARLAMENTARES DO ESTADO DE SÃO PAULO E PRESTAR TRIBUTO A MAZZAROPI"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 26/06/2013:

Resumo da Sessão
Presidência : OLÍMPIO GOMES
1 -  OLÍMPIO GOMES
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Olímpio Gomes, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear os 19 anos da Opesp - Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo e prestar Tributo a Mazzaropi". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a apresentação do "Hino Nacional da China". Lê texto sobre a Opesp - Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo, bem como sobre o ator Mazzaropi. Informa estar honrado em ser o elo da cultura com a população de São Paulo, na homenagem prestada por esta Casa à Mazzaropi. Afirma que o povo brasileiro não cultua os seus valores. Louva a memória de Mazzaropi. Parabeniza a Opesp. Anuncia a apresentação de vídeo sobre Mazzaropi e a entrega, pelo Sr. José Luiz Leonel, presidente da Opesp, de credenciais aos novos membros da Opesp: Srs. Joarildo Serra, José Gama Fortes, Pedro dos Passos e Rubem Serber.
2 -  JOSÉ LUIZ LEONEL
Presidente da Opesp, informa estar honrado em estar novamente nesta Casa. Agradece ao deputado Olímpio Gomes pelo convite. Comenta breve histórico dos novos membros da Opesp. Pede que o deputado Olímpio Gomes faça a entrega das credenciais aos novos membros.
3 -  Presidente OLÍMPIO GOMES
Anuncia apresentação musical do cantor "Mais Xarope". Pede apoio de todos os segmentos da sociedade para os funcionários da Saúde, que estão em vigília nesta Casa, com o objetivo de melhorar a Saúde pública do estado de São Paulo. Afirma que querem chamar a atenção das autoridades paulistas. Cita a presença do presidente do Sindsaúde, Gervásio Foganhol, Presidente da CUT Nacional, Wagner Freitas, entre outros. Ressalta que estão neste Legislativo para chamar a atenção e pedir o apoio da sociedade. Destaca a necessidade de dignidade no exercício de suas profissões. Anuncia a entrega de comendas, feitas pelo Dr. José Luiz Leonel, presidente da Opesp.
4 -  JOSÉ LUIZ LEONEL
Presidente da Opesp, ressalta a reunião de personalidades de diversos segmentos partidários, sociais, culturais, entre outros. Agradece as autoridades presentes. Pede que o deputado Olímpio Gomes faça a entrega da primeira comenda ao filho de Mazzaropi, André Luiz Mazzaropi.
5 -  ANDRÉ LUIZ MAZZAROPI
Filho de Mazzaropi, agradece a Deus por este momento, esperado desde a morte de seu pai. Afirma que São Paulo tinha uma dívida com Amácio Mazzaropi. Diz ser esta a mais importante homenagem a seu pai, por ser realizada na Casa do Povo. Relata sempre encontrar "Mais Xarope", grande fã de seu pai, em seus espetáculos pelo Brasil. Agradece ao povo de São Paulo, ao deputado Olímpio Gomes e a outras autoridades. Ressalta que o legado de seu pai não pode ficar em vão e, por isso, busca apoio desta Casa e do Governo de São Paulo para a construção do "Memorial Mazzaropi", em São Paulo. Menciona a formação de uma escola de cinema com o nome do artista. Faz a outorga de comenda ao vereador Marquito, da Câmara Municipal de São Paulo.
6 -  MARQUITO
Vereador, agradece o carinho por esta homenagem. Diz estar feliz por este convite. Afirma ser fã de Mazzaropi, que teve a oportunidade de conhecer. Lembra Raul Gil, também fã de Mazzaropi, e que fez parte de seus filmes. Saúda as autoridades presentes.
7 -  JOSÉ LUIZ LEONEL
Presidente da Opesp, entrega diploma de mérito e gratidão ao rabino Henry Sobel.
8 -  HENRY SOBEL
Rabino, afirma que a missão dos judeus não é tornar o mundo mais judaico, mas sim, tornar o mundo mais humano. Diz que somos todos irmãos, filhos de um único Deus. Pede a repetição deste evento por muitos anos. Deseja saúde, sorte, paz e prosperidade a todos. Explica o significado da palavra "Shalom", expressão em hebraico que significa "Paz".
9 -  JOSÉ LUIZ LEONEL
Presidente da Opesp, sugere a realização de plebiscito para a redução da maioridade penal para 16 anos. Faz a entrega de comenda para David Cardoso Júnior.
10 -  DAVID CARDOSO JÚNIOR
Ator e cantor, diz ser esta homenagem a Mazzaropi mais do que merecida. Afirma ter sido Mazzaropi o maior ídolo de seu pai, que nasceu no mesmo dia que o artista. Recorda o início da carreira de seu pai, como engraxate de artistas. Menciona que a humildade foi o maior legado que Mazzaropi deixou para seu pai. Lembra a fazenda de Mazzaropi em Taubaté, que teve o prazer de frequentar. Parabeniza José Luiz Leonel e o deputado Olímpio Gomes pela homenagem. Agradece, em nome do Estado de São Paulo, a homenagem a Mazzaropi. Ressalta que o Brasil é o "País de Mazzaropi".
11 -  JOSÉ LUIZ LEONEL
Presidente da Opesp, entrega a comenda para Petrúcio Carvalho Melo.
12 -  PETRÚCIO CARVALHO MELO
Apresentador de televisão, diz ser uma grande emoção receber esta medalha. Parabeniza José Luiz Leonel e o deputado Olímpio Gomes pela iniciativa. Comenta a apresentação do artista "Mais Xarope", em seu programa de auditório na Rede Brasil, para homenagear Mazzaropi. Convida André Luiz Mazzaropi para ir ao seu programa. Agradece todos os presentes.
13 -  JOSÉ LUIZ LEONEL
Presidente da Opesp, entrega comendas para o Sr. Dimitre Josif Gheorghiu; Sr. Surrey Youssef, colunista social; Virgilio Roveda, diretor de filmes de Mazzaropi.
14 -  ANDRÉ LUIZ MAZZAROPI
Filho de Mazzaropi, afirma que, antes de seu pai chegar ao sucesso, teve a contribuição de várias pessoas. Homenageia Virgílio Roveda, que ajudou Mazzaropi na construção de seus filmes. Pede aplausos para o homenageado.
15 -  VIRGÍLIO ROVEDA
Agradece o reconhecimento. Lembra que é um dos últimos técnicos vivos que mais produziu filmes com Mazzaropi. Afirma estar honrado e emocionado por receber esta comenda.
16 -  JOSÉ LUIZ LEONEL
Presidente da Opesp, entrega a comenda para a Sra. Evelin, assistente de palcos de programas de TV.
17 -  EVELIN
Assistente de palcos de programas de TV, afirma que Mazzaropi foi um grande artista. Dedica a homenagem à memória de sua avó, que era fã de Mazzaropi. Agradece todos.
18 -  JOSÉ LUIZ LEONEL
Presidente da Opesp, entrega a comenda para o Sr. Antonio Irineu, presidente da Consabesp - Conselho Coordenador das Associações Amigos de Bairros, Vilas e Cidade de São Paulo.
19 -  ANTONIO IRINEU
Presidente da Consabesp, Conselho Coordenador das Associações Amigos de Bairros, Vilas e Cidade de São Paulo, cumprimenta as autoridades presentes. Afirma que poderia falar de Mazzaropi por horas seguidas. Diz ser uma honra receber esta medalha. Agradece José Luiz Leonel e o deputado Olímpio Gomes.
20 -  JOSÉ LUIZ LEONEL
Presidente da Opesp, entrega a comenda para o Sr. Elísio Macambira, presidente da Confederação Brasileira de MMA; para os representantes da Câmara de Comércio Brasil-China e os integrantes de sua orquestra; e para a Sra. Marta Machado, representando a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo.
21 -  MARTA MACHADO
Representante a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, agradece a inesperada homenagem. Menciona seu objetivo de construir uma sociedade mais justa e acessível. Diz que espera que novos serviços sejam implantados na cidade para melhorar a qualidade de vida de todos. Pede uma sociedade mais acessível para os cidadãos.
22 -  JOSÉ LUIZ LEONEL
Presidente da Opesp, entrega a comenda para o Sr. Ricardo Valente, secretário honorário da Opesp; e para o deputado Estadual Gilson de Souza.
23 -  GILSON DE SOUZA
Deputado estadual, parabeniza o deputado Olímpio Gomes pela iniciativa deste evento. Afirma que Mazzaropi é um patrimônio brasileiro. Lembra que, em sua adolescência, assistia todos os seus filmes. Parabeniza todos os homenageados.
24 -  JOSÉ LUIZ LEONEL
Presidente da Opesp, entrega a comenda para o artista "Mais Xarope", fã número um de Mazzaropi; para o Sr. Alexis Pomerantzeff; para a Sra. Francine Felizardo, escritora; e para o Sr. Renato Cury.
25 -  Presidente OLÍMPIO GOMES
Entrega, em nome de todos os deputados estaduais, um diploma de reconhecimento e placa para o Sr. José Luiz Leonel, pela homenagem a personalidades marcantes para a História brasileira. Afirma que esta Casa está aberta a iniciativas como estas, para valorizar o povo paulista e brasileiro. Lembra a primeira vez em que foi ao cinema, em Presidente Venceslau, com cinco anos, para assistir filme do Mazzaropi. Menciona o significado de Mazzaropi para todos de sua geração. Considera a sociedade brasileira devedora para com este artista. Diz que levará o projeto de construção do Memorial Mazzaropi para as comissões temáticas desta Casa e buscará apoio do poder público. Ressalta que este Legislativo empenhará esforços para a valorização do artista Amácio Mazzaropi.
26 -  ANDRÉ LUIZ MAZZAROPI
Filho de Mazzaropi, oferece ao deputado Olímpio Gomes cópia do filme de Mazzaropi "Chico Fumaça". Conta o enredo do filme. Afirma que, em 32 anos, seu pai recebeu muitas homenagens, mas esta, oriunda deste Legislativo, foi a mais importante de todas. Pede ao deputado Olímpio Gomes, em nome dos cidadãos paulistas, que leve ao governador Geraldo Alckmin as reivindicações dos funcionários da Saúde presentes em plenário. Lembra que seu pai foi vítima de câncer.
27 -  JOSÉ LUIZ LEONEL
Presidente da Opesp, agradece ao deputado Olímpio Gomes e a André Luiz Mazzaropi. Diz esperar que Mazzaropi seja também homenageado na Câmara Municipal de São Paulo, pelo vereador Marquito. Cita pesquisa, segundo a qual, o gabinete do vereador Marquito é o que melhor atende o cidadão.
28 -  MARQUITO
Vereador, agradece todos os presentes e sua equipe. Afirma que todos os políticos devem ter uma boa assessoria.
29 -  JOSÉ LUIZ LEONEL
Presidente da Opesp, agradece ao Cerimonial, ao deputado Olímpio Gomes e seu gabinete. Oferece cópia de filme de Mazzaropi à assessora do deputado Olímpio Gomes, em retribuição à organização do evento.
30 -  Presidente OLÍMPIO GOMES
Faz agradecimentos gerais, Encerra a sessão.
alesp