17/06/2013 - 33a Solene

ABERTURA DO III SEMINÁRIO "ESPORTE, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 29/06/2013:

Resumo da Sessão
Presidência : LEANDRO KLB
1 -  LEANDRO KLB
Assume a Presidência e abre a sessão. Passa a nomear as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Leandro KLB, na direção dos trabalhos, para Proceder à abertura do III Seminário " Esporte, Atividade Física e Saúde". Anuncia a composição da Mesa. Convida o público a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.
2 -  LUIZ CLÁUDIO MARCOLINO
Deputado estadual, discorre sobre a importância de realização de debates na Comissão de Assuntos Desportivos desta Casa. Elogia a resolução que criou o seminário.
3 -  VICENTE CÂNDIDO
Deputado federal, mostra alegria ao participar do evento. Faz histórico de políticas esportivas no Brasil. Tece considerações quanto aos legados que serão deixados após os eventos da Copa do Mundo e das Olimpíadas, a serem realizados no País. Defende que a educação física deve ser disciplina curricular obrigatória nas escolas. Considera que a prática esportiva promove a integração social, a cidadania e a saúde. Afirma que investimentos no esporte reduzem os gastos na área da Saúde.
4 -  CELSO JATENE
Secretário Municipal de Esportes, representando o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, manifesta expectativa de que o simpósio traga bons frutos para o Estado e o município de São Paulo. Considera satisfatórios os resultados dos primeiros seminários. Comenta a importância do incentivo à atividade física, no cotidiano da população, para a promoção de saúde. Elogia a luta do deputado federal Vicente Cândido em prol do esporte.
5 -  CLÓVIS VOLPI
Secretário-adjunto da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, representando o governador Geraldo Alckmin, saúda as autoridades presentes. Tece considerações sobre a importância da prática de atividades esportivas. Ressalta a necessidade de ampliação de recursos e de definição de políticas públicas para o esporte. Cita os investimentos realizados pelo Governo do Estado de São Paulo no setor.
6 -  Presidente LEANDRO KLB
Presta homenagem, com a entrega de salva de prata, ao Sr. Henrique Nicolini.
7 -  HENRIQUE NICOLINI
Membro de honra do Panathon Internacional, demonstra-se honrado pela homenagem. Comenta que o esporte tem caráter educativo. Destaca os aspectos humanos na prática esportiva.
8 -  Presidente LEANDRO KLB
Presta homenagem, com entrega de salva de prata, ao Sr. José Luiz Ferrarezi.
9 -  JOSÉ LUIZ FERRAREZI
Secretário de Esporte de São Bernardo do Campo, agradece a homenagem recebida. Manifesta expectativa de que os eventos esportivos, a serem realizados no País, deixem um legado social. Destaca a importância da inclusão do esporte na cultura da população.
10 -  Presidente LEANDRO KLB
Presta homenagem, com entrega de salva de prata, ao Sr. Carlos Eduardo Negrão.
11 -  CARLOS EDUARDO NEGRÃO
Diretor da Escola de Educação Física e Esporte da USP, saúda seus companheiros de trabalho. Agradece o acolhimento das entidades nas quais trabalha. Defende maiores investimentos no setor do esporte no estado de São Paulo.
12 -  Presidente LEANDRO KLB
Presta homenagem, com entrega de salva de prata, ao Sr. Rogério de Almeida Freitas.
13 -  ROGÉRIO DE ALMEIDA FREITAS
Conferencista internacional, agradece a homenagem recebida. Mostra gratidão ao que considerou ser um ato de generosidade.
14 -  ROGÉRIO DE ALMEIDA FREITAS
Conferencista internacional,afirma que a Educação é o maior dos alicerces para a formação da cidadania. Considera que o esporte é uma atividade que educa e traz benefícios à saúde corporal e psicológica. Comenta que a atividade física melhora a convivência entre as pessoas. Faz comparação da prática de esportes em países desenvolvidos e no Brasil. Destaca a importância da coragem na luta pela transformação social. Cita exemplo de Mahatma Gandhi na independência da Índia. Considera o Estado inerte na valorização do esporte. Afirma que a prática esportiva desenvolve o altruísmo nas pessoas. Clama para que o governo invista mais no setor. Comenta a teoria do surgimento de craques esportivos. Manifesta expectativa de que o seminário gere oportunidades de mudanças na área.
15 -  Presidente LEANDRO KLB
Registra apoio às iniciativas voltadas à prática de esportes. Ressalta que a atividade física é necessária no desenvolvimento do ensino, da saúde e da formação de caráter. Saúda a Resolução nº 882, de 2012, que criou este seminário. Informa que o seminário continuará no Auditório Franco Montoro, com a palestra "O Valor da Nutrição na Saúde: Conhecendo a Nutrição Funcional", proferida pela Dra. Luana de Vasconcelos, no dia 17/06, às 14 horas e 30 minutos. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp