19/05/2000 - 72ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 20/07/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : CLAURY ALVES SILVA / NEWTON BRANDÃO / EDNA MACEDO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  CLAURY ALVES SILVA
Assume a Presidência e abre a sessão. Convoca as seguintes sessões solenes, a realizarem-se às 20 horas dos dias: 09/06, a pedido do Deputado Milton Vieira, para homenagear a Sociedade Pestalozzi; 16/06, a pedido do Deputado Renato Simões, para comemorar o 20º Aniversário da Fundação do Núcleo de Trabalhos Comunitários da PUC/SP; 19/06, a pedido da Deputada Edna Macedo, para comemorar o 23º Aniversário da Igreja Universal do Reino de Deus; 26/06, a pedido do Deputado José Carlos Stangarlini, em comemoração do 101º Aniversário do Bairro do Belém.
2 -  ALBERTO CALVO
Comenta as cenas de violência, ontem, entre professores em greve e a Polícia Militar.
3 -  CLAURY ALVES SILVA
Anuncia a presença, em Plenário, de alunos e professoras do Colégio Polis, de Ourinhos.
4 -  NIVALDO SANTANA
Informa que protocolará um pedido de CPI para apurar as razões pelas quais a Sabesp está retornando ao rodízio. Repudia a escalada autoritária do Brasil e no Estado, fazendo recordar as repressões do tempo da ditadura militar.
5 -  JILMAR TATTO
Discorre sobre a verdadeira guerra campal entre grevistas e policiais militares, a seu ver, completamente desnecessária.
6 -  CARLOS ZARATTINI
Repudia a forma pela qual a polícia do Governador avançou sobre os trabalhadores, professores e estudantes que protestavam, na Avenida Paulista, contra a política salarial.
7 -  JOSÉ DE FILIPPI
Apóia o Deputado Renato Simões, que organiza a sessão solene de hoje, às 20h, a respeito do jubileu 2000 contra o pagamento da dívida externa. Registra seu repúdio à ação do Secretário de Segurança do Estado por demonstração de autoritarismo contra cidadãos que faziam protestos políticos.
8 -  EDNA MACEDO
Assume a Presidência.
9 -  CESAR CALLEGARI
Repudia a violência da Polícia Militar do Estado contra professores, estudantes e funcionários dos serviços públicos essenciais do Estado.
10 -  HENRIQUE PACHECO
Homenageia o Deputado Roberto Gouveia por não ter permitido que se alojassem guarnições da tropa de choque na Assembléia, numa eventualidade de os professores virem até esta Casa.
11 -  NEWTON BRANDÃO
Cumprimenta o Prefeito de São Bernardo pela inauguração do Banco do Povo.

GRANDE EXPEDIENTE
12 -  CICERO DE FREITAS
Fala do despreparo do Secretário de Segurança em lidar com situações como a que ontem surgiu na Avenida Paulista com os grevistas. Aponta soluções.
13 -  CELSO TANAUI
Defende os integrantes da Polícia Militar acusados de terem se excedido no confronto ocorrido na Avenida Paulista. Posiciona-se contra a política de arrocho salarial do Governo. Cumprimenta a Polícia Civil de São Paulo pela apreensão de 1.500 quilos de maconha.
14 -  NEWTON BRANDÃO
Registra o recebimento de correspondência da Presidente da Apae de Rio Grande da Serra. Congratula-se com o Promotor de Santo André por não ter aceito radares para fiscalizar infrações de trânsito. Fala da lei sobre multas de trânsito do Deputado Jorge Caruso.
15 -  NEWTON BRANDÃO
Assume a Presidência.
16 -  EDIR SALES
Registra a comemoração, amanhã, dia do Comissário de Menores e tece comentários sobre o trabalho da categoria.
17 -  PEDRO MORI
Lamenta o episódio ocorrido na Avenida Paulista entre professores da rede oficial e policiais. Critica a administração de FHC por usar a Lei de Segurança Nacional contra membros do MST.
18 -  WADIH HELÚ
Comenta noticiário dos jornais "O Estado de S. Paulo" e "Folha de S. Paulo" sobre o esgotamento da capacidade das indústrias de papel, celulose e química. Manifesta sua posição política contrária a de Mário Covas e Fernando Henrique.
19 -  HENRIQUE PACHECO
Pelo art. 82, relata encontro com integrantes do Movimento de Moradia na CDHU, hoje de manhã, sobre regulamentos das leis que tratam de mutirão para construção de casas. Condena Mário Covas por usar da polícia para desalojar professores e alunos que ocupavam dependências da Fatec.
20 -  CONTE LOPES
Pelo art. 82, defende a Polícia Militar por cumprir ordens do Governo. Relata a apreensão de 1.500 quilos de maconha pelo Denarc. Denuncia que homens e mulheres cumprem pena nas mesmas dependências do Denarc. Exige providências da Secretaria de Administração Penitenciária.
21 -  PEDRO MORI
Havendo acordo entre as lideranças em plenário, solicita ao levantamento da sessão.
22 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão de 22/05, à hora regimental. Levanta a sessão.
alesp