05/08/2013 - 39a Solene

HOMENAGEM À PASTORAL DA CRIANÇA PELOS 30 ANOS DE EXISTÊNCIA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 22/08/2013:

Resumo da Sessão
Presidência : AFONSO LOBATO
1 -  AFONSO LOBATO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Afonso Lobato, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear os 30 Anos da Pastoral da Criança". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Cita dados da abrangência de atuação da Pastoral da Criança no Brasil. Destaca a importância dos trabalhos realizados pela entidade.
2 -  MARCO AURÉLIO
Deputado estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Ressalta a relevância do trabalho da Pastoral da Criança no País. Cita trecho do Evangelho sobre ajudar os mais necessitados. Acrescenta que, onde a organização atua, há queda nas taxas de desnutrição e mortalidade infantil. Agradece e parabeniza a entidade pelos trabalhos realizados em prol dos que considerou excluídos.
3 -  WELSON GASPARINI
Deputado estadual, enfatiza a importância da Pastoral da Criança na sociedade. Considera que os governos devem investir nas crianças, pois elas representam o futuro do País. Menciona que, a seu ver, a organização é motivada por valores espirituais.
4 -  JOSÉ ANCHIETA RIBEIRO DOS SANTOS
Coordenador estadual da Pastoral da Criança, saúda as lideranças da Pastoral da Criança presentes. Mostra-se alegre pelo reconhecimento do trabalho da entidade. Cita números das crianças atendidas pelos programas da organização. Menciona que a população de crianças carentes no estado de São Paulo aumentou, apesar de o Governo alegar que houve redução dos índices de pobreza. Comenta que faltam políticas públicas sobre a questão. Adiciona que, onde a pastoral atua, as condições de vida melhoram.
5 -  Presidente AFONSO LOBATO
Faz comentários sobre a importância da Pastoral da Criança. Manifesta seu apoio à facilitação de parcerias com a organização e o Governo.
6 -  NELSON ARNS NEUMANN
Coordenador adjunto nacional e coordenador internacional da Pastoral da Criança, questiona qual é o papel da Pastoral da Criança, hoje, 30 anos após a sua criação. Cita dados de estudos científicos que apontam que crianças com baixo peso ao nascer têm mais chances de desenvolver doenças na idade adulta. Reforça a importância de ações preventivas a gestantes e a recém-nascidos nos primeiros mil dias após o nascimento. Comenta que a organização necessita de ajuda financeira. Pede apoio a esta Assembleia. Menciona problemas burocráticos que dificultam a atuação da entidade.
7 -  Presidente AFONSO LOBATO
Cita trecho do Evangelho de Mateus. Manifesta apoio à causa da pastoral. Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por diversas autoridades.
8 -  TARCISIO SCARAMUSSA
Bispo auxiliar de São Paulo e secretário regional CNBB Sul I, representando Dom Odilo Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo e presidente da regional CNBB Sul, cumprimenta as autoridades presentes. Lamenta o fato de o estado mais rico da Nação ter tantas crianças na linha da pobreza. Afirma que a Pastoral da Criança é motivo de orgulho para a igreja, por ser comprometida com a vida dos mais necessitados e de crianças. Elogia a qualidade do trabalho desenvolvido pela entidade, tanto no aspecto assistencial quanto no educativo. Ressalta que a organização necessita de apoio por parte do Governo. Solicita a colaboração desta Assembleia, junto ao governo estadual, para que o trabalho da entidade tenha respaldo e possa ser ampliado. Saúda todos os voluntários que atuam, ou atuaram, na pastoral, em todo o País.
9 -  Presidente AFONSO LOBATO
Comenta que em visita a presídios, presenciou a superlotação da população carcerária. Afirma que buscará diálogo com o Governo, em apoio à Pastoral da Criança. Cita palavras da senhora Zilda Arns Neumann, sobre a prática de caridade em prol das crianças. Presta homenagem, com entrega de placa, ao doutor Nelson Arns Neumann, coordenador adjunto nacional e coordenador internacional da Pastoral da Criança, e ao Senhor José Anchieta Ribeiro dos Santos, coordenador estadual da Pastoral da Criança. Presta homenagem, com entrega de cartão, à Irmã Vera Lúcia Altoé, coordenadora nacional da Pastoral da Criança. Lê a Lei estadual nº 15.024/13, que instituiu o Dia Estadual da Pastoral da Criança, e entrega-a ao Senhor José Anchieta Ribeiro dos Santos, coordenador estadual da Pastoral da Criança. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp