26/08/2013 - 43a Solene

HOMENAGEM AO EXÉRCITO BRASILEIRO E AO SEU PATRONO, MARECHAL LUÍS ALVES DE LIMA E SILVA, DUQUE DE CAXIAS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 07/09/2013:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, com a finalidade de prestar "Homenagem ao Exército Brasileiro e ao Seu Patrono, Marechal Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a exibição de vídeo sobre o aniversário de 67 anos do Comando Militar do Sudeste. Informa ser o "Dia do Soldado", comemorado em 25 de agosto. Relata que Duque de Caxias também nasceu no mesmo dia. Discorre sobre a história de Duque de Caxias. Ressalta que a carreira de soldado proporciona aos jovens valores como disciplina, solidariedade, amor à pátria, entre outros. Lista diversas atividades dos soldados. Afirma que o "Dia do Soldado" deixou de ser um dia público de festividades, sendo homenageados em datas como 07 de setembro ou 15 de novembro. Diz que esta Casa busca a valorização das forças armadas e o resgate do dia 25 de agosto, para que o mesmo se torne um dia de comemorações. Destaca a preparação para o sacrifício extremo em favor da pátria e seus semelhantes. Anuncia a entrega de homenagem ao General do Exército Adhemar da Costa Machado Filho, Comandante Militar do Sudeste.
2 -  ADHEMAR DA COSTA MACHADO FILHO
General do Exército, Comandante Militar do Sudeste, saúda as autoridades presentes. Lembra ser este o terceiro ano consecutivo no qual o Deputado Fernando Capez homenageia o Exército Brasileiro. Afirma que esta atitude fortalece a convivência entre as instituições. Diz ter trazido um número expressivo de militares para testemunhar a grandeza deste momento. Ressalta que a juventude receberá uma aula de civismo e cidadania. Agradece os amigos do Comando Militar do Sudeste e o Deputado Fernando Capez, em nome de todo o Exército Brasileiro. Menciona ser a instituição devotada 24 horas ao interesse da sociedade. Cita algumas das realizações atuais do Exército Brasileiro. Destaca a importância desta instituição, com 365 anos de existência, e que sempre participou intensamente da vida nacional, com democracia e meritocracia. Enaltece o Exército Brasileiro. Comenta a atuação no Haiti, onde contribuíram para a construção da paz. Diz que faria dois gestos de agradecimento pela iniciativa do Deputado Fernando Capez, sendo o primeiro uma apresentação da Sargenta Miriam, pertencente à Banda Sinfônica do Exército e, o segundo, a entrega de troféu, representativo do Comando Militar do Sudeste, uma estátua do bandeirante. Anuncia a apresentação da 3ª Sargenta Miriam Hadassah, integrante da Orquestra Sinfônica do Exército Brasileiro.
3 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Exibe a imagem da estátua recebida em retribuição à homenagem prestada ao Exército Brasileiro. Destaca a importância das Forças Armadas em nosso País. Discorre sobre a criação do Exército e da importância do bandeirante. Informa que as Forças Armadas Brasileiras mantêm a integridade deste território. Solicita à Banda do Exército Brasileiro que tocasse a música que simboliza a vitória do povo brasileiro, a música do ex-piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna. Pede aos desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia que dessem seus "gritos de guerra". Menciona que os jovens que hoje ocupam as galerias desta Casa são futuro do nosso País e também admiradores das Forças Armadas. Anuncia a canção do Exército Brasileiro, executada pela Banda do Exército. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp