07/10/2013 - 59a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DO ADVOGADO TRABALHISTA E DOS 70 ANOS DA CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 22/10/2013:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar o Dia do Advogado Trabalhista e os 70 anos Da CLT (Consolidação Das Leis Trabalhistas)". Informa que esta iniciativa visa ressaltar o papel do advogado trabalhista em nossa sociedade. Destaca duas garantias constitucionais: a livre iniciativa e o valor social do trabalho. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia que a presente sessão deverá ser exibida pela TV Assembleia em data oportuna.
2 -  NELSON MANNRICH
Advogado e Presidente da Academia Nacional de Direito do Trabalho, saúda as autoridades presentes. Discorre sobre as origens do Direito do Trabalho. Faz histórico da implementação da CLT. Destaca a importância da luta pela dignidade do trabalhador. Menciona os avanços da CLT. Repudia a prática do trabalho escravo e infantil no território nacional. Tece comentários acerca da liberdade sindical e da negociação coletiva de trabalho. Faz comentários sobre a implantação de reforma trabalhista no País.
3 -  LUIS CARLOS MORO
Representante dos mantenedores da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo, cumprimenta os presentes. Lembra os 25 anos da Constituição Federal de 1988. Comenta que na CLT estão presentes diversas orientações ideológicas. Enfatiza a importância do papel social do documento. Discorre sobre a Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo. Defende um Direito do Trabalho respeitado, forte e que impacte positivamente na sociedade brasileira.
4 -  ANA AMÉLIA MASCARENHAS CAMARGO
Advogada e ex-presidente da AATSP, saúda os presentes. Disse estar honrada por discursar em nome de todos os ex-presidentes da AATSP. Defende parceria entre os advogados trabalhistas e o Tribunal Regional do Trabalho 2ª Região. Discorre sobre o conflito entre o capital e o trabalho. Destaca a importância da proteção do trabalhador de eventuais abusos dos empregadores. Cita os desafios do atual e dos futuros presidentes da associação.
5 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Anuncia, conjuntamente com o Doutor Ricardo Dagre Schmid, presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas, a entrega de diplomas de honra ao mérito para a Diretoria Executiva, Conselheiros e membros de Comissões da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo, na pessoa do Doutor Cláudio Peron Ferraz, conselheiro e representante da OAB-SP. Anuncia a entrega de placas de homenagem para os Senhores: Doutor Amauri Mascaro Nascimento, advogado e jurista; Doutor Luis Carlos Moro, advogado diretor cultural da Associação dos Advogados de São Paulo e ex-presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo; Doutora Ana Amélia Mascarenhas Camargo, advogada e ex-presidente da AATSP; Doutor Nelson Mannrich, advogado e presidente da Academia Nacional de Direito do Trabalho; e Doutor Ricardo Dagre Schmid, presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas.
6 -  RICARDO DAGRE SCHMID
Presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas, saúda os presentes. Elogia a dedicação profissional e o brilhantismo do Professor Doutor Amauri Mascaro Nascimento, entrega homenagem ao Deputado Fernando Capez.
7 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Destaca a importância do advogado como contraponto ao Estado em prol da realização da Justiça. Faz histórico da criação do Direito do Trabalho. Enaltece a dedicação profissional das autoridades presentes neste evento. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp