14/10/2013 - 152ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 19/10/2013:

Resumo da Sessão
Presidência : OSVALDO VERGINIO
Secretaria : WELSON GASPARINI

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  OSVALDO VERGINIO
Assume a Presidência e abre a sessão. Convoca os Srs. Deputados para uma sessão solene a realizar-se em 18/11, às 19 horas, para comemorar o 83º aniversário de fundação da Soka Gakkai e júbilo para a inauguração da nova sede mundial do Japão, a requerimento do deputado João Caramez
2 -  CARLOS GIANNAZI
Critica atitude tomada por governadores e prefeitos que se colocaram contra o aumento do piso salarial dos professores da rede pública. Lembra que amanhã, dia 15/10, será comemorado o "Dia do Professor" e pede medidas concretas para a valorização da categoria. Ressalta que diversos estados e municípios, entre eles o estado de São Paulo, não cumprem a jornada do piso nacional salarial. Informa que apresentou projeto de lei, nesta Casa, estabelecendo um piso estadual para os profissionais da Educação.
3 -  PRESIDENTE OSVALDO VERGINIO
Anuncia que esteve em audiência pública do Orçamento Estadual para 2014, no município de Santos. Faz agradecimento aos vereadores de Santos, Guarujá, Praia Grande e de todo o litoral paulista. Informa que hoje, às 18 horas, deverá ocorrer audiência pública do Orçamento Estadual 2014, desta vez na cidade de Guarulhos.
4 -  WELSON GASPARINI
Lamenta que a classe política seja mal vista pela população. Discorre sobre sua trajetória política. Descreve sua atuação nesta Casa e cita as frentes parlamentares das quais participa. Defende o reajuste da tabela SUS. Comenta realizações do seu mandato, como a construção da Fatec Ribeirão Preto. Comunica que, de acordo com sua solicitação, o governador Geraldo Alckmin revogou resolução que promoveu a redução dos transplantes de fígado no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.
5 -  CARLOS GIANNAZI
Critica a indicação, feita pelo governador do Estado, de lista tríplice para a eleição de reitores na USP, Unesp e Unicamp. Informa que protocolou o PL 696/13, que prevê a eleição direta para reitor e vice-reitor das universidades públicas estaduais. Considera a estrutura de funcionamento destas universidades autoritária e antidemocrática. Comunica a realização de audiência pública nesta Casa, com a presença de estudantes e da população, a fim de debater a democracia nas universidades. Ressalta que há suspeita de contaminação no solo da USP Leste. Cita artigo no jornal "O Estado de S. Paulo", segundo o qual 26 universidades federais já instituíram eleições diretas em seus campi.
6 -  WELSON GASPARINI
Pede à população escolha criteriosa dos candidatos nas eleições de 2014. Afirma ter orgulho de sua trajetória política. Lista realizações de seu mandato parlamentar. Discorre sobre projetos de lei que apresentou nesta Casa.
7 -  CARLOS GIANNAZI
Tece considerações sobre as investigações do Ministério Público quanto ao crime organizado no estado de São Paulo. Critica a falta de políticas de Segurança pública em nosso estado. Considera tardia a licitação para a compra de bloqueadores de celular para os presídios estaduais. Repudia o reajuste salarial proposto pelo governador para os profissionais da Segurança pública, considerando-o baixo. Pede investimentos para a Saúde.
8 -  CARLOS GIANNAZI
Solicita o levantamento da sessão, com anuência das lideranças.
9 -  PRESIDENTE OSVALDO VERGINIO
Anota o pedido. Agradece aos vereadores presentes em audiência pública do Orçamento Estadual para 2014, no município de Santos. Lembra que hoje deverá ocorrer nova audiência pública para debater o Orçamento, no município de Guarulhos. Defere o pedido do deputado Carlos Giannazi. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 15/10, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp