09/12/2013 - 78a Solene

HOMENAGEM À MARINHA DO BRASIL E AO SEU PATRONO ALMIRANTE JOAQUIM MARQUES LISBOA, MARQUÊS DE TAMANDARÉ, E COMEMORAÇÃO DO DIA DO MARINHEIRO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 15/01/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear a Marinha do Brasil e o Seu Patrono Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês De Tamandaré, e Comemorar o Dia do Marinheiro". Anuncia que, em razão do luto oficial de sete dias, decretado pela presidente da República, Dilma Rousseff, pela morte do líder sul-africano Nelson Mandela, não haverá execução do "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a exibição de vídeo sobre a atuação da Marinha do Brasil. Diz não haver quem não se orgulhe da Marinha Brasileira. Afirma ser a mesma um grande orgulho para a Nação brasileira. Dá conhecimento de mensagens alusivas ao evento, encaminhadas por autoridades. Faz a leitura de documento sobre a Marinha e o Marquês de Tamandaré e presta homenagem, com entrega de placa, ao Sr. Riyad Eliya Azzam, empresário do ramo da borracha, representando a sociedade civil. Lembra o seu pai, um grande admirador das Forças Armadas. Diz estar orgulhoso em representar esta Casa nesta homenagem. Ressalta o seu orgulho pelas Forças Armadas, um dos símbolos do nosso País. Presta homenagem, com entrega de símbolo do Estado de São Paulo, em comemoração ao Dia do Marinheiro, ao vice-almirante Liseo Zampronio, comandante do 8º Distrito Naval.
2 -  LISEO ZAMPRONIO
Vice-Almirante, comandante do 8º Distrito Naval, cumprimenta o deputado Fernando Capez e todas as autoridades presentes. Agradece a homenagem à Marinha do Brasil. Diz ser uma honra comparecer a esta Casa de Leis para agradecer a homenagem. Informa representar todos aqueles que servem à Marinha no País. Faz histórico da trajetória do Marquês de Tamandaré na Marinha. Afirma que o mesmo é um herói nacional. Ressalta que a Marinha busca o cumprimento de sua missão constitucional. Cita que os programas da Marinha são desenvolvidos com universidades e empresas de ponta. Menciona que a Marinha zela pela segurança da navegação e a vida humana nas águas. Lembra que a Marinha comemora, no dia 13 de dezembro, o Dia do Marinheiro, o mesmo dia do nascimento do Marquês de Tamandaré, mantendo vivos os seus exemplos. Agradece a iniciativa do deputado Fernando Capez. Presta homenagem à Assembleia Legislativa, com a entrega de placa ao deputado Fernando Capez, contendo o brasão oficial do 8º Comando Naval.
3 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Lê o currículo do vice-almirante Liseo Zampronio até a ocupação do atual cargo. Diz ser a autoridade um exemplo de carreira bem sucedida, dedicada à Marinha e à Pátria. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp