21/03/2014 - 5a Solene

PRESTAR HOMENAGEM AOS 25 ANOS DO SINDICATO DOS CLUBES DO ESTADO DE SÃO PAULO (SINDI-CLUBE) E AOS DIRIGENTES DE CLUBES QUE CONSOLIDAM A ATUAÇÃO DA ENTIDADE EM FAVOR DO SETOR
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 08/04/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Prestar Homenagem aos 25 anos do Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo - Sindiclube e aos Dirigentes de Clubes que consolidam a atuação da Entidade em favor do Setor". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a exibição de vídeo institucional sobre o Sindiclube.
2 -  VITOR SAPIENZA
Deputado Estadual, elogia o deputado Fernando Capez. Cumprimenta as autoridades presentes. Ressalta que a abrangência do Sindiclube é muito maior do que apenas times de futebol. Afirma que há pouca divulgação das ações em prol da população carente. Parabeniza o Sindiclube.
3 -  NÁDIA CAMPEÃO
Vice-Prefeita de São Paulo, agradece e parabeniza o deputado Fernando Capez. Cumprimenta as autoridades presentes. Lembra sua presença nesta Casa também na última segunda-feira, para comemorar os 80 anos do Sindicato dos Engenheiros. Diz ser um orgulho para o Estado de São Paulo suas instituições fortes e representativas, com tanto tempo de funcionamento. Afirma ser a cidade de São Paulo privilegiada pela atuação dos clubes na formação de atletas. Destaca ser um dia importante para homenagear os dirigentes de clubes, representados pelo Sindiclube. Ressalta a dedicação dos dirigentes aos seus clubes. Parabeniza todos os presentes.
4 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Discorre sobre o incidente ocorrido com o jogador da Portuguesa. Menciona a alteração ocorrida no Estatuto do Torcedor, não percebida pelo Tribunal que julgou a causa. Afirma que o clube não vai ceder à intimidação da Fifa e da CBF.
5 -  ARNALDO FARIA DE SÁ
Deputado Federal, considera muito importante esta homenagem prestada ao Sindiclube. Cumprimenta as autoridades presentes. Lembra a realização, este ano, da Copa do Mundo no Brasil, o que abrirá as portas deste País para o mundo e também as Olimpíadas em 2016. Afirma estar o Brasil inserido no contexto mundial por causa dos clubes. Ressalta que as medalhas de 2016 serão ganhas devido aos clubes, tanto nos esportes olímpicos como paraolímpicos. Cita os 25 anos de luta, garra e determinação. Destaca a importância dos dirigentes de clubes. Parabeniza o Sindiclube pelo aniversário.
6 -  CELSO JATENE
Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo, parabeniza o deputado Fernando Capez pela iniciativa. Lembra a primeira aula dada em cursinhos pelo deputado Fernando Capez em 1991, recém-aprovado no concurso do Ministério Público. Cumprimenta as autoridades presentes. Informa que uma de suas primeiras iniciativas como secretário de Esporte foi elaborar, juntamente com o prefeito Fernando Haddad, um decreto para criação do Comitê Voluntário de Apoio à Gestão Esportiva, formado exclusivamente por dirigentes que participam do Sindiclube. Agradece ao Betinho, presidente do Sindiclube, e os outros companheiros dirigentes dos clubes de São Paulo, pela contribuição de ideias para a melhoria da cidade. Parabeniza todos os presentes.
7 -  ARLINDO VIRGÍLIO MACHADO MOURA
Ex-Presidente do Sindiclube, que discursa em nome de todos os ex-presidentes, ressalta sua satisfação em estar presente nesta sessão para comemorar os 25 anos do Sindiclube. Cumprimenta as autoridades presentes. Discorre sobre o início do Sindiclube, cujo objetivo inicial era representar os clubes em negociações trabalhistas. Afirma que sempre buscam a negociação equilibrada e justa. Relata os objetivos da entidade desde sua fundação. Menciona a criação, há dez anos, da Universidade Sindiclube, para melhor aparelhar os clubes em suas gestões. Destaca o seu orgulho em trabalhar para a coletividade e comunidade dos clubes, interagindo com a sociedade. Cita o reconhecimento dos clubes do estado de São Paulo. Congratula Betinho, presidente atual do Sindicato.
8 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Anuncia a entrega de diploma de honra ao mérito ao Sr. Cezar Roberto Leão Granieri, presidente do Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo, Sindiclube.
9 -  CEZAR ROBERTO LEÃO GRANIERI
Presidente do Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo, Sindiclube, cumprimenta a iniciativa do deputado Fernando Capez e todas as autoridades presentes. Cita as duas homenagens anteriores, em 2011 e 2012. Discorre sobre a fundação e a história da entidade, hoje muito bem estruturada, com crescimento impressionante e representando 10 milhões e 800 mil associados. Informa que, no estado de São Paulo, há mais de 60 clubes centenários. Destaca o trabalho e o empenho dos dirigentes e seus sucessores. Menciona a criação da Universidade Sindiclube para a formação de mão-de-obra para o setor. Ressalta que o Sindiclube esclarece dúvidas administrativas e jurídicas para todo o País. Lembra que esta é a década do esporte, com eventos como Copa do Mundo, Olimpíada e Paraolimpíada, gerando aumento da demanda de esporte e lazer, desde as crianças até a terceira idade. Diz estarmos preparados para acompanhar o desenvolvimento do esporte. Agradece o apoio dos clubes paulistas e o deputado Fernando Capez.
10 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Discorre sobre a ONG "C tem que saber", os prêmios recebidos pela ONU e o trabalho desenvolvido por eles. Pede um minuto de silêncio em memória do capitão da Seleção Brasileira em 1958, Bellini, que faleceu esta semana. Cita a entrega de placas a todos os clubes no coquetel no Hall Monumental. Ressalta que não existe esporte de competição sem grandes investimentos. Menciona as muitas medalhas na natação e no judô recebidas pelo Clube Pinheiros. Lembra o campeonato mundial de basquete, vencido pelo Brasil. Destaca a luta para que o Brasil descubra que o esporte puro e amador é o primeiro passo para que o País seja respeitado como primeiro mundo. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp