09/06/2014 - 29a Solene

COMEMORAÇÃO DO 110º ANIVERSÁRIO DA CONVENÇÃO IGREJA BATISTA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 28/06/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : CARLOS BEZERRA JR.
1 -  CARLOS BEZERRA JR.
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Carlos Bezerra Jr., na direção dos trabalhos, para comemorar o "110º Aniversário da Convenção Batista do Estado de São Paulo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  VAZ DE LIMA
Deputado Federal, cumprimenta o presidente da sessão, bem como as demais autoridades presentes. Lembra solenidade de aniversário do centenário da entidade, comemorada há uma década. Cita a pregação, à época, do Pastor Paulo Eduardo Gomes Vieira, de cunho entusiástico e persuasivo. Destaca a participação da comunidade batista na sociedade. Encoraja a igreja a cumprir seu papel, tanto no evangelismo como no âmbito social. Defende a constante busca pelo fortalecimento da família.
3 -  ITAMAR BORGES
Deputado Estadual, tece elogios à atuação parlamentar do deputado Carlos Bezerra Jr., a quem enaltece pela iniciativa em convocar esta sessão solene. Enfatiza o trabalho desempenhado pelo então Presidente desta Casa, deputado Vaz de Lima. Cumprimenta os dirigentes da Convenção Batista do Estado de São Paulo. Atribui seu êxito como prefeito de Santa Fé do Sul às parcerias que fez, a exemplo da implantação do ensino religioso.
4 -  PATRÍCIA BEZERRA
Vereadora da Câmara Municipal de São Paulo, saúda as autoridades presentes. Faz considerações sobre o trabalho desenvolvido pelo deputado Carlos Bezerra Jr. Destaca a vocação do parlamentar para a vida pública. Enaltece a missão da Igreja Batista no Estado de São Paulo. Cita o Lar Batista, que abriga crianças. Reconhece a importância e a contribuição da igreja, no que tange ao resgate espiritual e social do homem.
5 -  PAULO EDUARDO GOMES VIEIRA
Pastor e Presidente da Convenção Batista do Estado de São Paulo, agradece ao deputado Carlos Bezerra Jr., pela indicação desta solenidade. Cita passagem bíblica. Faz breve pregação sobre texto contido em carta do apóstolo Paulo a Timóteo. Considera que a fé em Jesus capacita os cristãos ao enfrentamento de problemas. Destaca o trabalho da Igreja Batista com dependentes químicos. Enfatiza que a missão primeira dos batistas é o servir ao próximo. Defende uma sociedade mais igualitária, justa e compassiva. Avalia que a "verdade" é suprarreligiosa. Diz que a igreja, na clandestinidade, muitas vezes honra mais o Evangelho do que a que alcança o poder.
6 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Anuncia a realização de ato de adoração, com o hino "Grandioso és Tu".
7 -  VALDO ROMÃO
Pastor e diretor executivo da Convenção Batista do Estado de São Paulo, cita números referentes à Igreja Batista, que conta com 1249 igrejas e 400 congregações. Considera que esta é a razão de ser da Convenção Batista do Estado de São Paulo. Lembra que em 16 de dezembro de 1904, em Jundiaí, foi criada a convenção. Dá ênfase ao trabalho do casal Bernardo, que, adita, muito contribuiu para o desenvolvimento da igreja. Cita versículo bíblico. Enaltece ao Senhor Jesus pelos frutos que a Igreja Batista tem colhido. Faz agradecimentos ao deputado Carlos Bezerra Jr.
8 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Presta homenagem, com a entrega de placas, a algumas das igrejas fundadoras da Cbesp. Anuncia a apresentação do Grupo Som Maior.
9 -  IRLANDI PEREIRA DE AZEVEDO
Pastor, faz oração.
10 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Faz a entrega de placas em homenagem a organizações da Cbesp. Anuncia a execução do hino "Como agradecer a Jesus?" Entrega placas a instituições Batistas, bem como ao presidente da Convenção Batista do Estado de São Paulo, Pastor Paulo Eduardo Gomes Vieira, e ao diretor executivo da Convenção Batista do Estado de São Paulo, Pastor Valdo Romão.
11 -  VALDO ROMÃO
Pastor, faz leitura bíblica.
12 -  PAULO EDUARDO GOMES VIEIRA
Pastor, faz a entrega de selo comemorativo aos 110 anos da Convenção Batista, emitido pelos Correios, ao deputado Carlos Bezerra Jr.
13 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Anuncia ato de adoração, com o hino "Deus, somente Deus". Ressalta os cento e dez anos de história da Convenção Batista do Estado de São Paulo. Faz menção às milhares de vidas, alcançadas pelo Evangelho, ao longo deste período. Reconhece o trabalho dos batistas. Afirma que sua vida pública é marcada por valores recebidos, ainda na infância, na Igreja Batista. Cita aspectos da missão da Convenção Batista, de agregação, apoio e amparo. Discorre sobre a importância que os batistas dão à educação e à cultura, o que, a seu ver, é um legado que será deixado para São Paulo. Dá ênfase à postura respeitosa, dos batistas, para com a igreja local, no sentido de delegar autonomia ao pastor. Faz críticas a uma minoria, que se diz representante dos evangélicos. Parabeniza os batistas pelo respeito à individualidade e à reforma protestante. Destaca que uma das marcas presentes nos batistas é a firmeza em relação aos princípios da Palavra de Deus e aos valores éticos. Afirma ser fruto de sementes batistas, lançadas em solo paulistas. Fala do trabalho da instituição na "cracolândia", conhecido entre os batistas como "cristolândia". Anuncia mensagem musical, com a apresentação do Grupo Som Maior.
14 -  SALOVI BERNARDO
Pastor, faz oração. Ministra a bênção apostólica.
15 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp