16/06/2014 - 85ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 26/06/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO / CARLOS GIANNAZI
Secretaria : SARAH MUNHOZ

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia o aniversário das cidades de Piquete, Bariri, Piracaia e Salto, a quem parabeniza.
2 -  SARAH MUNHOZ
Indigna-se com novo critério de plano de cargos e carreiras da prefeitura de São Paulo, que classifica algumas profissões como de ocupação e não de formação, a exemplo de engenheiros e arquitetos. Fala de possibilidade de greve de categorias, insatisfeitas com a decisão. Pede ao prefeito Fernando Haddad que a receba para discutir a questão.
3 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Convoca, por solicitação do deputado Alex Manente, sessão solene a realizar-se no dia 1º de agosto de 2014, às 20 horas, para comemorar os "50 anos da empresa Laticínios Jussara".
4 -  CARLOS GIANNAZI
Solicita o apoio de seus pares para que projetos de sua autoria, que versam sobre o fim da superlotação de salas na rede estadual de ensino, sejam aprovados. Acrescenta que esta é uma antiga reivindicação de profissionais da Educação. Faz críticas à gestão do PSDB.
5 -  WELSON GASPARINI
Discorre sobre matéria publicada em jornal de Ribeirão Preto, sobre a situação do Poder Judiciário daquela cidade. Informa que, segundo a reportagem, um, em cada dez processos da Comarca de Ribeirão Preto, está paralisado. Repudia o tempo que a Justiça leva para determinar veredictos. Clama à população que se informe, com antecedência, sobre a conduta de candidatos a cargos eletivos. Pede que o brasileiro vote consciente. Apela pelo fortalecimento do Poder Judiciário.
6 -  CARLOS GIANNAZI
Assume a Presidência.
7 -  JOOJI HATO
Discursa sobre a violência. Combate o veto a projetos de lei que, a seu ver, são de importância para a sociedade. Cita convenção de seu partido, ontem. Menciona o assassinato de policial militar, ocorrido na manhã deste domingo, na zona norte da Capital. Defende o enfrentamento do que considera pilares da criminalidade: a bebida alcoólica, as armas ilegais e a corrupção.
8 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência.
9 -  CARLOS GIANNAZI
Comenta audiência que debateu problemas enfrentados por professores readaptados. Explica que a readaptação se dá em casos de profissionais que adoecem em decorrência do exercício do magistério. Defende a aprovação do PLC nº 1, que prevê a aposentadoria especial para professores nesta situação.
10 -  RAFAEL SILVA
Repudia o pagamento referente aos juros da dívida pública. Informa que esse valor supera os 600 milhões de reais por dia. Critica os governantes, que, a seu ver, são despreparados no que tange à capacitação profissional de jovens. Lembra reunião com Leonel Brizola, sobre a implantação de escolas. Repudia o investimento público destinado para a construção de presídios.
11 -  WELSON GASPARINI
Indigna-se com a demora, do Governo Federal, em votar o Plano Nacional de Educação. Fala sobre a destinação de 10% do PIB para o setor, em dez anos. Critica a falta de um estudo que avalie a real situação das escolas brasileiras. Combate a aprovação automática de alunos. Lamenta que cerca de 80% de alunos formados em direito sejam reprovados no exame da OAB. Acrescenta que em medicina, aproximadamente 60% dos médicos recém-formados não estão capacitados para exercerem a profissão.
12 -  WELSON GASPARINI
Requer o levantamento da sessão, com assentimento das lideranças.
13 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. deputados para a sessão ordinária de 18/06, à hora regimental, com ordem do dia. Lembra a realização da sessão solene, hoje, às 20 horas, para "Comemorar o Dia da Assembleia de Deus". Levanta a sessão.
alesp