06/08/2014 - 97ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 12/08/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : LUIZ CLAUDIO MARCOLINO / LUIZ CARLOS GONDIM / OSVALDO VERGINIO / JOOJI HATO
Secretaria : ITAMAR BORGES

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  LUIZ CLAUDIO MARCOLINO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -   ITAMAR BORGES
Solicita a suspensão da sessão por 10 minutos, por acordo de lideranças.
3 -  PRESIDENTE LUIZ CLAUDIO MARCOLINO
Defere o pedido e suspende a sessão às 14h41min.
4 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Assume a Presidência e reabre a sessão às 14h47min.
5 -  LUIZ CLAUDIO MARCOLINO
Discorre sobre o debate do orçamento regionalizado, o qual vem defendendo em audiências públicas. Faz comentários sobre recente visita ao município de Bananal. Mostra foto da SP-68, que se encontra deteriorada. Destaca os riscos que a população sofre ao trafegar pela rodovia. Afirma que o DER já esteve no local há um ano para avaliar o problema, mas que, no entanto, nada foi feito.
6 -  LUIZ CLAUDIO MARCOLINO
Assume a Presidência.
7 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Faz coro ao discurso do deputado Luiz Claudio Marcolino quanto às dificuldades de deslocamento enfrentadas pela população de Bananal. Agradece a seus pares pelo apoio a projeto de lei, do qual é o autor, que autoriza o Governo do Estado a firmar convênios com clínicas particulares, associações comunitárias e entidades religiosas que prestam atendimento e tratamento a dependentes químicos. Dá ênfase ao baixo custo da operação.
8 -  VANESSA DAMO
Cobra urgência na construção do IML de Mauá. pede à prefeitura que agilize a liberação dos documentos necessários para a continuidade da obra. Fala sobre a instalação de uma unidade do Poupatempo no município.
9 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Para comunicação, dá conhecimento da falta de sinalização em trevo da estrada Faria Lima, que liga Barretos a Colômbia. Alerta para o risco de acidentes durante a Festa do Peão de Barretos. Pede providências das autoridades.
10 -  OSVALDO VERGINIO
Lamenta a retenção da Carteira Nacional de Habilitação a motoristas que têm mais de 21 pontos, por excesso de multas. Aponta falhas do atual modelo de aplicação de infrações. Repudia o reajuste autorizado aos planos de saúde, na ordem de 17,3%. Exige que os convênios promovam melhorias na qualidade do atendimento prestado à população.
11 -  CARLOS GIANNAZI
Fala de participação em ato realizado por professores, no município de Cotia. Destaca a ameaça de rompimento de contrato sofrido pela Escola Estadual Pequeno Cotolengo de Dom Orione, que funciona há 30 anos em prédio alugado. Sugere que a Fundação para o Desenvolvimento da Educação peça a desapropriação do terreno, a fim de cedê-lo à instituição escolar.
12 -  OSVALDO VERGINIO
Assume a Presidência.
13 -  JOOJI HATO
Lembra os ataques nucleares às cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, iniciados em 6 de agosto de 1945, que dizimaram mais de 300 mil pessoas instantaneamente. Lamenta as sequelas deixadas à população que sobreviveu aos bombardeios. Destaca a reconstrução do Japão, após o episódio. Fala de posicionamento contrário, de autoridades japonesas, com relação à energia atômica.

GRANDE EXPEDIENTE
14 -  CARLOS GIANNAZI
Pelo art. 82, menciona sua presença em audiência pública, realizada no dia 05/08, nesta Casa, com moradores do Jardim Guanhembu II, descontentes com a instalação de corredores de ônibus no bairro. Informa que o traçado do corredor tem causado transtornos a ruas comerciais e residenciais. Critica o governo municipal pela falta de diálogo com a população. Diz que deverá tomar as medidas cabíveis a fim de solucionar a questão.
15 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência.
16 -  CARLOS GIANNAZI
Pelo art. 82, informa que, juntamente com o deputado federal Ivan Valente e o vereador Toninho Vespoli, visitou o ativista preso Fábio Hideki. Declara que se trata de uma prisão política. Considera-o inocente dos crimes de que foi acusado. Critica o Governo do Estado pela perseguição política aos movimentos sociais. Defende as greves nas universidades estaduais. Pede mais recursos para o financiamento das universidades públicas e do Centro Paula Souza. Lamenta postura autoritária do reitor da Universidade de São Paulo, Marco Antonio Zago.
17 -  CARLOS GIANNAZI
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
18 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Defere o pedido. Parabeniza os municípios de Aguaí, Anhumas, Floreal, Mesópolis, Monte Alegre do Sul, Pedranópolis, Pirapora do Bom Jesus, Pirassununga, Ribeirão dos Índios, e Turmalina pelos seus aniversários. Informa que o PL 501/13, de autoria dos deputados Francisco Campos Tito e José Zico Prado sofreu alterações em seu texto. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 07/08, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp