01/09/2014 - 36a Solene

HOMENAGEM AOS VOLUNTÁRIOS PELO DIA NACIONAL DO VOLUNTARIADO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 18/09/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : SARAH MUNHOZ
1 -  SARAH MUNHOZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a requerimento da deputada Sarah Munhoz, para ""Homenagear os Voluntários da Saúde pelo Dia Nacional do Voluntariado, comemorado em 28 de agosto". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Agradece as autoridades presentes. Fala sobre a ação voluntária que, a seu ver, representa a doação espontânea daquele que muito tem para dar, sem nada esperar em troca. Considera que os voluntários receberam, de Deus, o maior dom de todos, o da caridade. Lembra o bom samaritano, personagem bíblico, que exercia, já naquela época, um trabalho voluntário.
2 -  CRISTIANE SALMORIA MACHADO
Coordenadora do Programa de Voluntários da Saúde, representante da Secretaria Municipal da Saúde - Discorre sobre o Programa de Voluntários da Saúde, regido e normatizado por um decreto municipal. Lembra o início dos trabalhos no âmbito da Saúde. Fala sobre a missão dos voluntários, que envolve ações de humanização que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos usuários do sistema de Saúde. Destaca que o voluntário é um agente de transformação, que doa parte de seu tempo e de seu talento em prol do outro. Dá conhecimento de que, atualmente, um quarto da população brasileira está envolvida em algum tipo de trabalho voluntário. Menciona os objetivos do voluntariado, como a busca de parcerias para a melhoria das ações. Faz agradecimentos gerais.
3 -  PRESIDENTE SARAH MUNHOZ
Anuncia a apresentação de vídeo sobre o tema.
4 -  FERNANDO NICASTRO JÚNIOR
Do Centro de Voluntários de São Paulo, representando todos os voluntários - Apresenta a instituição a qual representa. Destaca a participação de uma voluntária, que atua há 47 anos em hospital. Reitera a missão dos voluntários. Cita números do voluntariado. Informa que até o ano de 2009, mais de 123 mil pessoas já tinham passado pelo Centro de Voluntários de São Paulo. Explica que palestras específicas oferecem capacitação às pessoas que queiram participar de um programa de voluntariado. Enaltece o trabalho do IBCC, entidade que atua no tratamento de pessoas com câncer. Agradece a deputada Sarah Munhoz pela iniciativa da homenagem.
5 -  PRESIDENTE SARAH MUNHOZ
Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, recebidas de diversas autoridades. Anuncia a apresentação da música "Faça a sua parte", canção que simboliza a virtude do voluntariado. Presta homenagem, com a entrega de diploma, a personalidades do voluntariado. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp