01/09/2014 - 37a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DA COMUNIDADE ALEMÃ 2014
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 18/09/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : CÉLIA LEÃO
1 -  CÉLIA LEÃO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Samuel Moreira convocara esta sessão solene, a requerimento da Deputada Célia Leão, na direção dos trabalhos, para "Comemorar o Dia da Comunidade Alemã". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Alemão" e o "Hino Nacional Brasileiro". Informa que o dia comemorativo da comunidade alemã transcorre no dia 25/07, e que esta é a décima versão desta solenidade. Recorda que o projeto é de autoria do ex-Deputado Romeu Tuma, e que, por vezes, a sessão foi presidida pelo Deputado Roberto Engler. Apresenta saudações do Presidente deste Legislativo, Deputado Samuel Moreira. Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por várias autoridades. Elogia o caráter do povo alemão. Recorda a Copa do Mundo e o jogo do Brasil contra a Alemanha que resultou em 7 a 1. Dá conhecimento de sua trajetória pessoal e de acidente que sofrera há quarenta anos. Enfatiza a ulterior superação, com a formação em Direito. Comunica que seu marido é argentino, de ascendência alemã. Anuncia a apresentação de vídeo.
2 -  KLAUS WILHELM LEGE
Presidente da Associação das Associações e Instituições da Língua Alemã em São Paulo, informa que transcorria, hoje, em Hamburgo, encontro econômico entre Brasil e Alemanha. Faz retrospecto sobre a implantação do Plano Real, em 1994, no Brasil, bem como a Queda do Muro de Berlim, em 09 de novembro de 1989. Enfatiza que a inflação brasileira chegara a 82% e parecia invencível. Ressalta que o Plano Real gerou crescimento e distribuição de renda. Lembra que a Alemanha integrava a chamada "Cortina de Ferro". Discorre sobre o término da Segunda Guerra e o surgimento da "Guerra Fria". Enfatiza a contribuição da comunidade alemã à entidade que representa. Agradece à Deputada Célia Leão.
3 -  UIVE HEYE
Cônsul-Geral-Adjunto da República Federativa da Alemanha em São Paulo, discorre sobre os 190 anos da imigração alemã no Brasil, com a chegada de 40 imigrantes à cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, em 25/07/1824. Destaca a contribuição alemã à sociedade brasileira, no que tange à cultura, economia e educação. Informa que dez por cento dos brasileiros tem raízes alemãs, estão integrados à sociedade brasileira, preservam e honram a sua cultura. Destaca o reconhecimento e a gratidão de seu país aos brasileiros. Afirma que as relações econômicas e políticas entre os dois países são sólidas. Recorda a passagem do recente ano da Alemanha no Brasil. Lembra visita oficial do presidente alemão ao Brasil. Enfatiza aspectos da ciência, economia, educação, cultura e esporte entre os dois países e os desafios deste século. Ressalta a proposta de ampliação e fortalecimento de relações industriais, visando o trabalho futuro.
4 -  STEFAN GRAF VON GALEN
Presidente do Colégio Benjamin Constant, enfatiza os 190 anos da imigração alemã e os dez anos desta solenidade. Argumenta que as sucessivas gerações mantém a chama dos antepassados, ao preservar a língua e a cultura. Agradece a criação da lei que gerou esta homenagem. Afirma que as relações entre os dois países se confundem com a História do Brasil. Discorre sobre estudiosos e pesquisadores que visitaram o País antes do início da imigração. Informa que haviam alemães na esquadra de Pedro Álvares Cabral. Destaca a figura de Hans Staden. Informa que 25% por cento dos padres das Missões eram de origem alemã. Destaca os nomes de estudiosos, como Humboldt e o pintor Rugendas. Recorda o pioneirismo da cidade de São Leopoldo. Fala da presença alemã no município de Rolândia, no Paraná, onde nasceu. Enfatiza a importância dos alemães anônimos no desenvolvimento do Brasil, após as duas guerras, na indústria, tecnologia de ponta e educação, compondo 10% do PIB brasileiro. Lembra ocorrências da Copa do Mundo.
5 -  MICHAEL PEUSER
Anuncia homenagens e faz histórico sobre telas da Princesa Leopoldina e Francisco II, entregues aos colégios Humboldt e Benjamin Constant.
6 -  PRESIDENTE CÉLIA LEÃO
Anuncia a exibição de vídeo. Recorda viagem com sua família à Alemanha. Informa que o tio-avô do Sr. Stefan Graf Von Galen foi beatificado, ao citar imagem da cidade do religioso. Elogia o legado histórico da comunidade alemã. Faz paralelo sobre os comportamentos brasileiro e alemão. Enfatiza a organização a e a reconstrução da Alemanha no pós-guerra, com o empenho do seu povo, fato que serve de exemplo aos brasileiros. Ressalta a inteligência e a pujança dos alemães. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp