18/08/2014 - 105ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 26/08/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : LUIZ CLAUDIO MARCOLINO / JOOJI HATO
Secretaria : OLÍMPIO GOMES

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  LUIZ CLAUDIO MARCOLINO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  CARLOS GIANNAZI
Dá conhecimento dos debates sobre a crise das três universidades públicas estaduais e pede mais investimentos para o setor. Combate o reitor da USP. Questiona a posição do governador sobre a questão. Argumenta que não houve o aporte necessário para a instituição. Considera que os dados são adulterados e que há sonegação de recursos. Argumenta que a administração das universidades é autoritária e que os funcionários são responsabilizados pelos problemas. Acrescenta que não houve reajuste salarial para a categoria. Questiona a proposta de demissão voluntária e redução dos salários e pesquisas, fatores que afetam, também, os alunos. Apresenta sugestões sobre a questão.
3 -  JOOJI HATO
Cita dados de seguradora sobre a morte de mais de 500 mil brasileiros vítimas do trânsito, com mais de dois milhões de feridos. Tece considerações sobre projeto, de sua autoria, que trata da "lei seca". Argumenta que as bebidas e as armas levam à criminalidade. Lembra que várias cidades brasileiras copiaram seu projeto. Destaca os benefícios para as cidades de Diadema e Hortolândia. Acrescenta que sofreu ataques por parte da mídia. Combate a venda de bebidas em estabelecimentos ao longo das rodovias. Recorda veto a projeto, de sua autoria, de assistência aos animais. Cita projetos sobre a instalação de câmeras de segurança. Lamenta as mortes decorrentes da violência. Pede a derrubada do veto a projeto da moto sem garupa.
4 -  OLÍMPIO GOMES
Informa que o governador sancionou projeto que proíbe a revista íntima de visitantes a presídios. Questiona aspectos da medida, pela falta de uso do "scanner" corporal, o que, adita, pode facilitar a entrada de celulares nas prisões. Acrescenta que os agentes penitenciários estão preocupados com os eventuais riscos. Cita caso de visitante em Presidente Venceslau que colocou "chip" de celular em fralda de bebê. Comunica que poucos presídios tem bloqueadores de celulares. Lembra que lei cria prazo de 180 dias, tempo suficiente para a instalação de equipamentos para revistas. Repudia a conduta do Executivo sobre a questão. Lembra as consequências do problema. Lamenta a morte do policial militar Azevedo, que dava assistência à primeira-dama.
5 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência.
6 -  LUIZ CLAUDIO MARCOLINO
Fala de investimentos do governo federal no estado de São Paulo, como no Rodoanel, Metrô, CPTM, áreas da saúde, saneamento básico e transportes, Cita dados sobre os programas Minha Casa, Minha Vida, Bolsa-Família, Luz para Todos e ProUni. Destaca benefícios dos respectivos programas para a sociedade brasileira.
7 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Parabeniza cidades que fizeram aniversário nesse final de semana.
8 -  CARLOS GIANNAZI
Resgata sua fala sobre a crise das universidades públicas estaduais, especialmente, a USP Leste, cuja unidade foi construída em terreno contaminado. Lembra que os alunos perderam seis meses do ano letivo. Combate a gestão do PSDB pela destruição do patrimônio público, sucateamento, privatização e falta de investimentos. Lembra o racionamento forçoso da água em várias cidades paulistas. Informa que ações da Sabesp foram negociadas no Exterior. Enfatiza falta de investimentos em educação, saúde e segurança pública. Cita intervenção jurídica na Fundação Casa, por superlotação de suas unidades. Considera que este Legislativo é omisso quanto aos temas abordados. Lembra o cartel da Alstom e da Siemens. Cita tratativas suas sobre os problemas.
9 -  CARLOS GIANNAZI
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
10 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 19/08, à hora regimental, com ordem do dia. Lembra a realização da sessão solene, hoje, às 20 horas, para "Comemorar o Dia do Maçom". Levanta a sessão.
alesp