20/10/2014 - 42a Solene

COMEMORAR OS 20 ANOS DA ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES APOSENTADOS DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO - APAMPESP
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 04/11/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : DAVI ZAIA / CARLOS GIANNAZI
1 -  DAVI ZAIA
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Mauro Bragato, com a finalidade de "Comemorar os 20 anos da Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo - Apampesp". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  SYLVIO MICELLI
Mestre de Cerimônias, faz a leitura de justificativas de ausência do deputado Mauro Bragato a esta solenidade. Dá conhecimento de efemérides alusivas ao evento, encaminhadas por autoridades.
3 -  PRESIDENTE DAVI ZAIA
Nomeia as autoridades presentes. Anuncia a apresentação do hino da Apampesp, pelo Coral de Mogi das Cruzes.
4 -   SYLVIO MICELLI
Mestre de Cerimônias, lê síntese histórica da Apampesp.
5 -  PRESIDENTE DAVI ZAIA
Anuncia a apresentação de um vídeo institucional.
6 -  ARNALDO FARIA DE SÁ
Deputado federal, saúda os homenageados. Tece elogios à Apampesp. Lembra dificuldades enfrentadas pela categoria, em decorrência da reforma da Previdência, na gestão de Fernando Henrique Cardoso. Cita reforma posterior, durante o Governo do ex-Presidente Lula. Elenca ações que estão sendo desenvolvidas em favor dos professores. Parabeniza a Apampesp, entidade estadual, que, por meio de lutas, tem conquistado melhorias para o magistério em nível nacional. Agradece o apoio da entidade para a sua reeleição. Opina que o poder público deveria valorizar mais o professorado, o que traria, a seu ver, mudanças significativas para o Brasil.
7 -  CARLOS GIANNAZI
Deputado estadual, cumprimenta os professores presentes. Destaca dois aspectos que fazem a categoria merecedora da homenagem, hoje recebida: o trabalho educacional prestado à rede estadual de ensino e a luta travada pela valorização do magistério. Reitera a participação da Apampesp em manifestações diversas, em favor da escola pública. Critica minuta da Secretaria de Educação, que prejudica a categoria. Repudia ações durante a gestão da ex-secretária estadual de Educação, Rose Neubauer. Tece críticas ao Governo Alckmin.
8 -  PRESIDENTE DAVI ZAIA
Presta homenagem, in memorian, a uma das fundadoras e presidente da Apampesp por 18 anos, Professora Zilda Halben Guerra, com a entrega de flores à Sra. Márcia Guerra Leal, filha da professora Zilda.
9 -  CARLOS GIANNAZI
Assume a Presidência.
10 -  WALLY FERREIRA LUHMANN DE JESUZ
Professora, presidente da Apampesp, menciona reivindicações do magistério, em vários momentos da história da Educação no Brasil. Lembra que caravanas já estiveram neste Parlamento para combater projeto de lei que prejudicava os professores. Enaltece a atuação da professora Hilda, que faz a ponte entre a categoria e o Congresso Nacional. Fala sobre a importância do Plano Nacional de Educação. Reconhece a participação das professoras Loretana, Walquíria e Amélia, bem como a do Dr. Antonio Marmo Petrere, advogado que, em diversas ocasiões, tem apoiado pautas de reivindicações do magistério. Agradece o Sr. Domingos Ferdinando Travesso, pela contribuição em momentos de lutas da categoria. Destaca o apoio do deputado Mauro Bragato, autor do projeto de lei que transformava a jornada do professor. Faz agradecimentos gerais.
11 -  DAVI ZAIA
Assume a Presidência. Convida alguns colaboradores para receber homenagem pelos 20 anos da Apampesp.
12 -  AMÉLIA SALDIVA
Professora, membro da Liga do Professorado Católico, agradece aos integrantes da Apampesp. Ressalta a atuação da presidente da entidade.
13 -  LORETANA PAOLIERI PANCERA
Professora, membro do Centro do Professorado Paulista, fala de seu orgulho em receber esta homenagem. Lembra conversa com a professora Hilda Halben Guerra, que resultou na fundação da Apampesp. Dedica a homenagem, in memorian, à Sra. Hilda.
14 -  ANTONIO MARMO PETRERE
Advogado, cita a participação do professor Roberto Augusto Torres em favor do magistério. Agradece pela homenagem. Parabeniza a Apampesp.
15 -  EDISON GUILHERME HAUBERT
Presidente da Mosap, representando o homenageado, Senhor Domingos Ferdinando Travesso, saúda os presentes. Destaca a atuação da Apampesp. Enfatiza o papel do professor na vida de cada cidadão. Considera que o Senhor Domingos Ferdinando Travesso é referência nacional de garra e busca do reconhecimento, do resgate e da dignidade dos professores aposentados. Agradece aos membros da Apampesp, a quem tece homenagens. Defende a aprovação da PEC 555, que tramita no Congresso Nacional.
16 -  WALLY FERREIRA LUHMANN DE JESUZ
Presidente da Apampesp, rende homenagens ao deputado federal Arnaldo Faria de Sá.
17 -  ARNALDO FARIA DE SÁ
Deputado federal, cita instituições e personalidades que colaboram com as reivindicações da Apampesp. Discorre sobre matérias que tramitam no Congresso Nacional em favor do magistério e dos aposentados. Tece críticas ao ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim. Enaltece o apoio de Júlio Bonafonte.
18 -  PRESIDENTE DAVI ZAIA
Anuncia a presença e saúda delegação japonesa, acompanhada do deputado Jooji Hato. Informa homenagem ao Sr. Lineu Neves Mazano e ao professor João Cardoso Palma Filho, do Fórum de Educação do Estado de São Paulo.
19 -  LINEU NEVES MAZANO
Avalia que a Apampesp é sinônimo de luta. Enaltece a gestão da Sra. Wally Ferreira Luhmann de Jesuz, presidente da Apampesp. Parabeniza a Assembleia Legislativa pela iniciativa da homenagem.
20 -  JOÃO CARDOSO PALMA FILHO
Professor, membro do Fórum de Educação do Estado de São Paulo, cumprimenta os presentes. Lembra reunião com a categoria para discutir o tema precatório. Parabeniza a Apampesp.
21 -  PRESIDENTE DAVI ZAIA
Anuncia a apresentação musical, pelo Coral de Mogi das Cruzes. Tece elogios aos membros do Coral. Cumprimenta a Senhora Wally Ferreira Luhmann de Jesuz, o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, bem como os demais convidados. Registra sua satisfação em presidir esta sessão. Ressalta a importância da participação de professores aposentados, que, adita, defendem, com determinação, seus direitos. Avalia que o debate sobre a Educação deve ser permanente. Afirma que esta solenidade representa o reconhecimento da população paulista à entidade homenageada. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp