02/02/2015 - 1ª Sessão Ordinária do Período Adicional

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 10/02/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : CHICO SARDELLI / JOOJI HATO
Secretaria : CAUÊ MACRIS

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  PRESIDENTE CHICO SARDELLI
Abre a sessão. Dá conhecimento de ato, que informa a renúncia da deputada estadual Ana Perugini, eleita deputada federal, e de convocação do Sr. Roberto Felício, para tomar posse no respectivo cargo. Comunica a presença, neste Plenário, do Sr. Roberto Felício e acrescenta que recebera deste o Diploma da Justiça Eleitoral, bem como a respectiva Declaração de Bens e Direitos, e convidou-o a prestar o compromisso regimental. Feito isto, declara empossado o deputado estadual Roberto Felício.
2 -  ROBERTO FELÍCIO
Felicita a todos, especialmente a bancada do PT. Cumprimenta o presidente Chico Sardelli. Cita sua alegria pelo seu retorno a esta Casa. Ressalta o seu compromisso ao longo deste Período Adicional, com o mesmo espírito do mandato de quatro anos. Enaltece a importância deste que é o maior Legislativo estadual do País.
3 -  PRESIDENTE CHICO SARDELLI
Felicita o trabalho do deputado Roberto Felício, quando de sua passagem por esta Casa.
4 -  CAUÊ MACRIS
Para comunicação, cumprimenta o presidente Chico Sardelli, como oriundo da região de Campinas. Elogia o retorno do deputado Dilador Borges, em nome da bancada, que assumiu a vaga do deputado Bruno Covas, eleito deputado federal.
5 -  CARLOS GIANNAZI
Cumprimenta o deputado Chico Sardelli, que assumiu sua condição de presidente neste Período Adicional. Elogia a trajetória do parlamentar. Felicita o retorno do deputado Roberto Felício, também professor, bem como os demais suplentes. Comenta o início do ano letivo. Revela-se perplexo com o processo de atribuição de aulas. Repudia o corte de verbas estaduais e federais da educação pelo governador Geraldo Alckmin, bem como pela presidente Dilma Rousseff. Enaltece o prejuízo aos cinco milhões de alunos, com a redução e a superlotação das salas de aula. Afirma a contratação de professores a título precário. Destaca problemas em escola do bairro da Saúde. Informa que deve ingressar com representação junto à Organização Internacional do Trabalho sobre as condições dos professores.
6 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência. Saúda os suplentes recém-empossados.
7 -  DILADOR BORGES
Cumprimenta a todos. Destaca sua satisfação pelo retorno a esta Casa. Elogia o retorno do deputado Roberto Felício. Agradece a seus eleitores. Comenta o descrédito em relação à classe política. Elogia a reeleição do governador Geraldo Alckmin. Fala da união pelo resultado coletivo.
8 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Cumprimenta a cidade de Itu, pela passagem de seu aniversário.
9 -  CONSTANCIA FELIX
Manifesta sua alegria em assumir este mandato. Comenta o problema da dengue na cidade de Limeira. Solicita à Secretaria da Educação para que faça inspeção nas escolas estaduais. Reflete sobre os problemas da segurança pública. Propõe transformar agências bancárias em áreas de segurança, com a proibição de estacionamento de motos. Pede a criação de delegacia do idoso, da juventude e participativa na cidade de Limeira, em indicação a ser encaminhada ao governador. Pede o aumento do efeito policial e do número de delegados e justifica. Elogia delegada de unidade da Delegacia da Mulher. Agradece a seus eleitores.
10 -  CARLOS GIANNAZI
Informa que, em 01/02, participou de reunião, no bairro de Interlagos, no condomínio Terrara, cujos moradores estão sem água. Dá esclarecimentos técnicos sobre a questão. Apresenta imagens de manifestação sobre o tema. Cita conversações com as empresas responsáveis pelo empreendimento, que ameaçam processar os condôminos. Fala de tratativas sobre o assunto.
11 -  CARLOS GIANNAZI
Dá conhecimento de audiência pública, dia 05/02, nesta Casa, sobre o problema do abastecimento de água. Combate a administração do governador Geraldo Alckmin. Repudia a privatização de parte da Sabesp, bem como a venda de ações no mercado internacional. Recorda alertas sobre o colapso de água, desde 2004, com relatório encaminhado à Secretaria do Meio Ambiente. Combate atitudes do governador sobre a questão, tendo em vista o processo eleitoral do ano passado. Lembra debate sobre a crise da água, ocorrido no ano passado, proposto por partidos da oposição. Informa que pedira o impedimento do governador Geraldo Alckmin. Lembra a importância da água para a vida em geral. Enaltece a responsabilidade deste Parlamento sobre a questão.
12 -  CARLOS GIANNAZI
Reitera denúncias suas sobre o Departamento de Perícias Médicas do Estado. Enfatiza os problemas enfrentados pelo funcionalismo. Destaca situação enfrentada por professora santista Roselaine Duarte. Apela à Secretaria de Gestão Pública sobre o problema. Informa que representação, de sua iniciativa, gerou ação por parte do Ministério Público. Aponta problemas, também, no Hospital do Servidor Público Estadual. Solicita providências por parte do Executivo sobre a questão.
13 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Relata sua participação em audiência com agricultores de hortaliças de Mogi das Cruzes, com autoridades do governo. Ressalta as dificuldades enfrentadas pela classe, que precisa do fornecimento contínuo de água. Apresenta sugestões sobre o problema. Cita projeto, de sua autoria, de 2003, sobre o controle no consumo de água. Reflete sobre os problemas para os pequenos agricultores. Agradece a autoridades pelo atendimento a reivindicações de questões dos agricultores.
14 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Requer o levantamento da sessão, com anuência das lideranças.
15 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 03/02, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp