11/02/2015 - 8ª Sessão Ordinária do Período Adicional

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 24/02/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO / SEBASTIÃO SANTOS / MILTON LEITE FILHO / CHICO SARDELLI / DILADOR BORGES / ROBERTO MASSAFERA
Secretaria : ULISSES SALES

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  UEBE REZECK
Reflete sobre os problemas da saúde que afetam a população brasileira. Fala do SUS. Considera insuficientes os recursos destinados ao setor. Relata as dificuldades de atendimento nas unidades básicas de saúde. Presta homenagens póstumas ao ex-ministro da Saúde Adib Jatene. Comenta o programa de adoção dos médicos cubanos. Questiona a abertura de cursos de Medicina. Considera demagógicas certas medidas, como o aumento de especialidades, quando falta o atendimento básico. Propõe que a bancada médica desta Casa estude a questão e proponha soluções.
3 -  WELSON GASPARINI
Comenta o pronunciamento do deputado Uebe Rezeck. Elogia a atuação do governador Geraldo Alckmin. Cita reportagem, da "Folha de S. Paulo", sobre escola estadual de Ribeirão Preto, que não estava devidamente preparada para funcionar, por falta de pessoal. Informa que mais três unidades devem ser instaladas na região, esperando nelas a estrutura adequada. Lamenta a violência nas escolas. Pede solução rápida para as questões burocráticas do setor. Pede que o próprio Executivo inaugure as escolas. Cita benefícios para a região, como a inauguração de oito viadutos e faculdade de tecnologia.
4 -  SEBASTIÃO SANTOS
Argumenta que a agricultura vive momentos difíceis, por falta de investimentos. Relata visita à cidade de Flora Rica, quando tomou conhecimento, com autoridades do município, sobre problemas do setor. Informa que a Associação de Agropecuária e Agricultura do município estava, há 14 anos, sem trator, dificultando o trabalho dos pequenos agricultores. Comunica que o governo federal enviou equipamentos para a região, mas se esqueceu dos trabalhadores simples do campo. Acrescenta que a tecnologia no setor tem atraído os jovens. Cita problemas pontuais da agroindústria. Argumenta que a organização dos vários setores agrícolas pode favorecer, também, os presídios locais.
5 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Cita manifestação de agricultores, da região de Mogi das Cruzes, que paralisaram a estrada SP-88, em 11/02, em razão do fechamento de bombas de água. Relata os problemas enfrentados pela categoria. Afirma que o fato gerou o aumento no preço de verduras, como a alface. Relata a necessidade de campanhas de esclarecimento da sociedade quanto ao consumo de água. Informa que são 2.800 agricultores, que merecem olhar diferente por parte do Governo. Mostra camiseta, de 2004, do bloco "Vai Quem Quer", já sobre a economia da água. Cita tratativas sobre a questão. Relata dificuldades burocráticas na outorga da água.
6 -  LECI BRANDÃO
Recorda notícias negativas sobre os políticos, especialmente, os deste Legislativo. Informa a possível votação, hoje, do projeto que trata do passe livre. Reflete sobre as conversações sobre a matéria, por longos anos. Elogia e comenta artigo de Ruy Castro, intitulado "Cultura Subtraída". Manifesta-se contrária à privatização da Petrobras.
7 -  SEBASTIÃO SANTOS
Assume a Presidência.
8 -  JOOJI HATO
Lembra problemas na educação, saúde, segurança e crise hídrica. Relata visita, nesta manhã, na Av. dos Bandeirantes, com o viaduto República da Armênia, onde ocorre arrastões praticados por menores. Lamenta o fato. Tece considerações sobre as Forças Armadas que, adita, poderia auxiliar no combate à violência. Pleiteia blitz do desarmamento. Comenta a crise hídrica, em paralelo com inundações em cidades da Baixada Santista. Fala da necessidade de água para os agricultores do "cinturão verde" paulistano.
9 -  MILTON LEITE FILHO
Assume a Presidência.
10 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Para reclamação, continua a comentar os problemas dos agricultores, que, acrescenta, sentiram-se enganados pelo DAE. Faz apelo ao Governo do Estado para que estude a questão da categoria. Fala da possível demissão de vinte mil pessoas. Adita que a questão precisa de solução rápida.
11 -  RAFAEL SILVA
Afirma que a natureza reage às ações humanas. Lembra que a umidade das árvores gera as chuvas. Considera criminoso o desmatamento na Amazônia. Comenta os efeitos negativos nas demais regiões do País. Tece considerações sobre a seca que, pode gerar áreas desérticas. Informa que políticos recebem ajuda de usineiros e empresários. Combate o corte de árvores nas proximidades de nascentes. Repudia aqueles que agridem o meio ambiente. Reflete sobre as dificuldades da água para a Grande São Paulo. Ressalta a responsabilidade das autoridades públicas quanto ao tema.
12 -  RAFAEL SILVA
Requer a suspensão da sessão até as 16 horas e 30 minutos, com anuência das lideranças.
13 -  PRESIDENTE MILTON LEITE FILHO
Defere o pedido. Suspende a sessão às 15h30min.
14 -  PRESIDENTE CHICO SARDELLI
Assume a Presidência e reabre a sessão às 16h33min. Convoca as Comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Transportes e Comunicações e de Finanças, Orçamento e Planejamento, para uma reunião conjunta, a realizar-se hoje, às 18 horas.
15 -  JOÃO PAULO RILLO
Pelo art.82, informa aos cidadãos presentes nas galerias que hoje deve ocorrer a votação de projeto de lei em benefício do uso gratuito, do transporte público, por estudantes. Comenta os 35 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores. Faz considerações históricas a respeito de sua atividade no partido. Lamenta o desgaste da imagem do PT, que, a seu ver, decorre de críticas da direita brasileira.
16 -  JOÃO PAULO RILLO
Pelo art.82, defende a conduta da presidente Dilma Rousseff na condução do desenvolvimento do País. Opina sobre o elevado preço do petróleo e a consequente necessidade de reajuste dos combustíveis. Critica a Sabesp pela forma como administra a água no Estado. Citou frase de Van Gogh acerca da honra e da coragem.
17 -  LUIZ CLAUDIO MARCOLINO
Para reclamação, informa que a bancada do PT é favorável à aprovação do "Passe Livre" para estudantes. Lamenta que no bojo do projeto de lei sobre a matéria há disposição legal que reduz em 40% a frota do transporte escolar.
18 -  DILADOR BORGES
Assume a Presidência.
19 -  ROBERTO MORAIS
Requer a suspensão da sessão até as 18 horas e 20 minutos, por acordo de lideranças.
20 -  PRESIDENTE DILADOR BORGES
Defere o pedido e suspende a sessão às 16h51min.
21 -  ROBERTO MASSAFERA
Assume a Presidência e reabre a sessão às 18h24min.
22 -  MILTON LEITE FILHO
Solicita a suspensão da sessão por dez minutos, por acordo de lideranças.
23 -  PRESIDENTE ROBERTO MASSAFERA
Defere o pedido e suspende a sessão às 18h24min.
24 -  DILADOR BORGES
Assume a Presidência e reabre a sessão às 18h39min. Convoca os Srs. Deputados para sessão extraordinária, a realizar-se hoje, às 19 horas.
25 -  FRANCISCO CAMPOS TITO
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
26 -  PRESIDENTE DILADOR BORGES
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 12/02, à hora regimental, com Ordem do Dia. Lembra a realização da sessão extraordinária, hoje com início às 19 horas. Levanta a sessão.
alesp