15/03/2015 - 1a Sessão Preparatória Inaugural

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 24/03/2015:
Lista de arquivos anexados
1.  Relatório das Atividades da Administração Estadual em 2014

Resumo da Sessão
Presidência : CHICO SARDELLI / ENIO TATTO / FERNANDO CAPEZ / MARIA LÚCIA AMARY / ANALICE FERNANDES / JOOJI HATO
Secretaria : ENIO TATTO / EDMIR CHEDID / ANALICE FERNANDES
1 -  PRESIDENTE CHICO SARDELLI
Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a sessão tem por finalidade dar posse aos deputados eleitos em 05/10/2014, que comporão a 18ª Legislatura, e eleger a Mesa Diretora e a subsituta para o biênio 2015/2017. Convida a todos para, de pé, ouvir o Hino Nacional Brasileiro. Comunica ter recebido os diplomas da Justiça Eleitoral e as declarações de bens dos Srs. Deputados. Profere o compromisso regimental de posse, em nome de todos os deputados. Toma o compromisso dos 94 parlamentares e os declara empossados. Declara instalados os trabalhos da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura da Assembleia Legislativa de São Paulo. Recebe do Sr. vice-Governador do Estado de São Paulo, Doutor Márcio França, a Mensagem do Governador sobre a situação do Estado.
2 -  ENIO TATTO
Lê a síntese da Mensagem do Governador sobre a situação do Estado.
3 -  MÁRCIO FRANÇA
Vice-Governador do estado de São Paulo, cumprimenta as autoridades presentes. Diz ter tido a oportunidade de atuar nos Três Poderes, considerando o Legislativo o mais difícil de se alcançar. Parabeniza os deputados eleitos e aqueles que disputaram a eleição. Propõe alteração na data da posse dos parlamentares desta Casa. Transmite a satisfação do governador Geraldo Alckmin pela parceria com este Legislativo. Afirma que a população paulista aprova os trabalhos realizados neste Parlamento, dado que mais de 60% dos deputados se reelegeram.
4 -  PRESIDENTE CHICO SARDELLI
Saúda o discurso do vice-governador Márcio França. Agradece a seus colegas de Parlamento, aos componentes da atual Mesa Diretora, aos funcionários desta Casa e a todos aqueles que deram apoio ao seu trabalho na Presidência. Suspende a sessão por 15 minutos, por conveniência da Ordem, às 10h42min; reabrindo-a às 11h15min. Dá início ao processo de eleição da Mesa Diretora. Convida os deputados Enio Tatto e Edmir Chedid para, na qualidade de Secretários, auxiliarem a Mesa durante eleição. Presta esclarecimentos sobre os procedimentos regimentais para a eleição da Mesa Diretora.
5 -  CAUÊ MACRIS
Em nome da Bancada do PSDB, indica o deputado Fernando Capez.
6 -  RAUL MARCELO
Em nome da Bancada do PSOL, indica o deputado Carlos Giannazi.
7 -  PRESIDENTE CHICO SARDELLI
Solicita ao 1º Secretário Enio Tatto que inicie o processo de votação, com a chamada dos Srs. Deputados.
8 -  ENIO TATTO
Faz a chamada dos Srs. Deputados para a votação ao cargo de Presidente.
9 -  PRESIDENTE CHICO SARDELLI
Anuncia o resultado da votação e declara eleito o deputado Fernando Capez para exercer a Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo no biênio 2015/2017.
10 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência. Faz histórico sobre sua carreira no Ministério Público do Estado de São Paulo. Tece considerações sobre sua missão na Presidência da Mesa Diretora, desta Casa. Destaca a importância da colaboração e da união entre seus pares. Discorre sobre o papel dos parlamentares como representantes da população. Declara que os pilares de sua direção serão a austeridade e a eficiência. Defende o aprofundamento das discussões dos projetos de lei a serem votados, neste Parlamento. Cita medidas que pretende adotar na direção desta Casa. Ressalta a necessidade de fortalecer o papel fiscalizador do Poder Legislativo. Faz agradecimentos gerais. Anuncia a eleição para o cargo de 1º Secretário.
11 -  ORLANDO MORANDO
Para comunicação, apresenta sugestões sobre o processo de votação.
12 -  CAMPOS MACHADO
Para comunicação, apresenta sugestões sobre o processo de votação.
13 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Responde aos parlamentares.
14 -  JOÃO PAULO RILLO
Para comunicação, informa que a bancada do Partido dos Trabalhadores indicou o deputado Geraldo Cruz como novo líder do partido.
15 -  GERALDO CRUZ
Para comunicação, agradece a indicação de seu nome como novo líder do PT. Informa que a bancada do PT indica para o cargo de 1º Secretário o deputado Enio Tatto.
16 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Registra as manifestações. Dá conhecimento do resultado da votação e proclama reeleito 1º Secretário o deputado Enio Tatto.
17 -  ENIO TATTO
Para comunicação, agradece aos deputados por sua eleição como 1º Secretário. Agradece, também, o apoio de sua família, dos funcionários desta Casa e da Mesa Diretora. Elogia o novo Presidente Fernando Capez. Ressalta o papel fiscalizador deste Parlamento. Cumprimenta as autoridades presentes.
18 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Suspende os trabalhos por cinco minutos, por conveniência da ordem, às 12h37min, reabrindo-a às 12h52min. Anuncia a eleição para o cargo de 2º Secretário.
19 -  ESTEVAM GALVÃO
Para comunicação, indica para o cargo o deputado Edmir Chedid, em nome do DEM.
20 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Registra a manifestação. Lembra que, há 53 anos, a família Chedid atua nesta Casa. Dá conhecimento do resultado da votação e proclama reeleito para o cargo de 2º Secretário o deputado Edmir Chedid.
21 -  EDMIR CHEDID
Para comunicação, elogia a eleição do presidente Fernando Capez, bem como do 1º Secretário Enio Tatto. Acrescenta que vai se desdobrar para atender às várias necessidades dos deputados. Faz agradecimentos a sua família que, há mais de 50 anos, está neste Parlamento. Recorda a memória do deputado Nabi Chedid.
22 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Anuncia a eleição para o cargo de 1º vice-Presidente.
23 -  CAUÊ MACRIS
Para comunicação, indica para o cargo a deputada Maria Lúcia Amary, em nome do PSDB.
24 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Registra a manifestação. Dá conhecimento do resultado da votação, e proclama eleita 1ª vice-Presidente a deputada Maria Lúcia Amary. Anuncia a eleição para o cargo de 2º vice-Presidente.
25 -  CAUÊ MACRIS
Para comunicação, indica para o cargo a deputada Analice Fernandes, em nome do PSDB.
26 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Registra a manifestação.
27 -  MARIA LÚCIA AMARY
Assume a Presidência. Agradece aos parlamentares por sua eleição como 1ª vice-Presidente. Justifica a necessidade de equilíbrio na Mesa Diretora. Considera histórico este momento. Dá conhecimento do resultado da votação e proclama eleita para o cargo de 2ª vice-Presidente a deputada Analice Fernandes.
28 -  ANALICE FERNANDES
Assume a Presidência. Agradece à liderança do PSDB pela indicação ao cargo de 2ª vice-Presidente. Faz saudações à sua família e aos parlamentares. Ressalta seu trabalho para engrandecer e fortalecer este Parlamento. Anuncia a eleição para o cargo de 3º vice-Presidente.
29 -  JORGE CARUSO
Para comunicação, indica para o cargo o deputado Jooji Hato, em nome do PMDB.
30 -  PRESIDENTE ANALICE FERNANDES
Registra a manifestação. Dá conhecimento do resultado da votação e proclama eleito para o cargo de 3º vice-Presidente o deputado Jooji Hato. Anuncia a votação para o cargo de 4º vice-Presidente.
31 -  CAMPOS MACHADO
Para comunicação, indica para o cargo o deputado Antonio Salim Curiati, em nome do PTB e de outros partidos.
32 -  PRESIDENTE ANALICE FERNANDES
Registra a manifestação.
33 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência. Dá conhecimento do resultado da votação, e proclama eleito 4º vice-Presidente o deputado Antonio Salim Curiati.
34 -  ANTONIO SALIM CURIATI
Para comunicação, agradece o empenho do deputado Campos Machado pela indicação ao cargo de 4º vice-Presidente. Recorda os 62 anos como médico formado pela Escola Paulista de Medicina.
35 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Anuncia a eleição para o cargo de 3º Secretário.
36 -  CARLOS CEZAR
Para comunicação, indica para o cargo o deputado Adilson Rossi, em nome do PSB e de outros partidos.
37 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Registra o pedido. Dá conhecimento do resultado da votação e proclama eleito para o cargo de 3º Secretário o deputado Adilson Rossi.
38 -  ADILSON ROSSI
Para comunicação, manifesta a sua gratidão ao seu líder, aos deputados, às bancadas e à Mesa Diretora.
39 -  CAMPOS MACHADO
Pede a suspensão dos trabalhos por cinco minutos, com anuência das lideranças.
40 -  EDSON GIRIBONI
Para comunicação, indica para o cargo de 4º Secretário o deputado Afonso Lobato.
41 -  CAMPOS MACHADO
Para comunicação, discorda da manifestação e reitera seu pedido de suspensão da sessão.
42 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e suspende os trabalhos às 14h48min, reabrindo-os às 14h49min.
43 -  CAMPOS MACHADO
Para comunicação, pede desculpas e manifesta o apoio do PTB à indicação do deputado Afonso Lobato como 4º Secretário.
44 -  GILMACI SANTOS
Para comunicação, agradece a manifestação do deputado Campos Machado.
45 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Registra a manifestação. Anuncia a eleição para o cargo de 4º Secretário. Dá conhecimento do resultado da votação e proclama eleito para o cargo de 4º Secretário o deputado Afonso Lobato.
46 -  AFONSO LOBATO
Para comunicação, agradece a Deus, aos parlamentares e ao bloco parlamentar por sua indicação como 4º Secretário. Enseja bênçãos gerais.
47 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Presta esclarecimentos aos parlamentares sobre a rotina das sessões. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 16/03, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Encerra a sessão.
alesp