15/05/2015 - 8a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DO ISLAMISMO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 03/06/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : ALENCAR SANTANA BRAGA
1 -  ALENCAR SANTANA BRAGA
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que o presidente Fernando Capez convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Alencar Santana Braga, na direção dos trabalhos, para "Comemorar o Dia do Islamismo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Defende o respeito a todas as religiões. Destaca a importância desta homenagem. Ressalta que a comunidade islâmica contribui de forma positiva para a economia do País. Nomeia as autoridades presentes.
2 -  MOHAMAD AL BUKAI
Xeique, recita o Alcorão.
3 -  PROTÓGENES QUEIROZ
Ex-deputado federal, questiona o motivo de leitura de trecho do Alcorão não ter sido registrada nos anais da Câmara dos Deputados, quando era deputado naquela Casa. Lê passagem do livro sagrado islâmico, o qual exaltou. Critica a intolerância entre os diferentes segmentos religiosos. Repudia a vinculação de atos terroristas ao Islamismo. Ressalta que o Alcorão prega a paz e união entre os povos.
4 -  LAMÉ SMAILI
Vereador à Câmara de Guarulhos, saúda todos os presentes. Manifesta-se orgulhoso por ser muçulmano. Condena atos de fanatismo e violência atribuídos ao Islamismo. Defende a tolerância entre as diversas crenças religiosas e a paz e harmonia entre as pessoas. Considera que a comunidade muçulmana contribui para o crescimento econômico do Brasil.
5 -  ANTONIO GOULART
Deputado federal, elogia a iniciativa do deputado Alencar Santana Braga. Cumprimenta autoridades religiosas presentes. Lamenta que africanos muçulmanos tenham sido vítimas da escravatura no Brasil. Dá conhecimento de matérias relativas ao antiterrorismo em tramitação na Câmara dos Deputados. Repudia a associação feita pela mídia entre o Islamismo e o terrorismo. Ressalta que a religião visa à paz. Mostra-se orgulhoso por defender a causa islâmica no País.
6 -  KHALED REZK TAKY ELDIN
Xeique, transmite mensagem de paz a todos. Manifesta-se honrado por participar desta homenagem. Condena atos de terrorismo que levam o nome do Islã. Enfatiza que o Islamismo prega a paz e a tolerância entre os credos. Defende o reconhecimento do Estado Palestino.
7 -  PRESIDENTE ALENCAR SANTANA BRAGA
Anuncia apresentação de vídeo do Sr. Fauzi Mansur, sobre o Islamismo.
8 -  MOHAMAD BACHA
Cumprimenta a todos. Declara-se honrado por comemorar a data junto à comunidade islâmica presente. Considera que atos terroristas de radicais islâmicos denigrem a imagem do Islamismo. Elogia o caráter pacífico e democrático do Brasil. Discorre sobre o significado da justiça no Islã. Ressalta a importância do respeito ao próximo, independentemente de crenças religiosas.
9 -  PRESIDENTE ALENCAR SANTANA BRAGA
Presta homenagem a diversas personalidades, com entrega de placas.
10 -  ARMED AHMAD MAHAIRI
Xeique, saúda a todos. Tece comentários acerca da presença do Islamismo na América Latina. Faz reflexão sobre o monoteísmo. Cita passagem bíblica em que o profeta Maomé mostra-se tolerante aos cristãos. Destaca a existência de 90 mesquitas no Brasil e centenas de livros islâmicos em língua portuguesa. Elogia a generosidade do País ao acolher a comunidade islâmica em decorrência de problemas socioeconômicos no Oriente Médio.
11 -  PROTÓGENES QUEIRÓZ
Ex-deputado federal, lembra que hoje é o Dia Internacional da Família. Agradece a homenagem recebida.
12 -  ROSÂNGELA FRANÇA
Enaltece o trabalho realizado por mulheres muçulmanas, a quem dedicou a homenagem recebida.
13 -  PAULO ILLES
Jornalista, manifesta-se honrado por celebrar o Dia do Islamismo, nesta Casa. Defende a tolerância entre as religiões. Dedica a homenagem recebida a todos os imigrantes e refugiados muçulmanos no Brasil.
14 -  AHMAD AREF ABDUL LATIF
Cumprimenta os presentes. Elogia o Brasil por receber imigrantes sem distinção religiosa ou racial. Considera que a comunidade islâmica no País cria oportunidades de emprego, principalmente na área do comércio. Manifesta gratidão pelo acolhimento recebido desta Casa.
15 -  MOHAMED KADRI
Saúda os presentes. Faz histórico de seu engajamento na causa palestina. Presta homenagem a algumas personalidades que o apoiaram em sua luta. Dedica a homenagem recebida a todos os envolvidos em manifestações em prol da liberdade, justiça e igualdade no Oriente Médio. Entrega presente ao deputado Alencar Santana Braga.
16 -  PRESIDENTE ALENCAR SANTANA BRAGA
Agradece o presente recebido. Enfatiza a importância do princípio do respeito e da tolerância ao próximo. Faz comentários sobre o acolhimento de imigrantes na cidade de São Paulo. Critica a prática da guerra em nome da religião. Tece considerações sobre projeto de lei antiterrorismo em tramitação na Câmara dos Deputados. Considera equivocada a associação entre atos de terrorismo com o Islamismo. Faz agradecimentos gerais. Convida os presentes para um coquetel no Hall Monumental. Encerra a sessão.
alesp