29/05/2015 - 12a Solene

HOMENAGEM AOS CONSEGS CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE SEGURANÇA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 13/06/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ / CORONEL CAMILO
1 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Abre a sessão.
2 -  ANDERSON
Mestre de Cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Tece considerações regimentais sobre a solenidade. Informa que convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Coronel Camilo, para "Comemorar o Dia dos Consegs - Conselhos Comunitários de Segurança". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
4 -  CORONEL CAMILO
Assume a Presidência. Elogia o presidente Fernando Capez pela forma como tem conduzido os trabalhos desta Casa Legislativa. Saúda as demais autoridades. Tece comentários a respeito do governador Franco Montoro.
5 -  HERNNANY GUTIERRES
Líder do Conseg de Atibaia, saúda os presentes. Discorre sobre a relevância dos Consegs no cenário social. Salienta que houve redução nos índices de criminalidade, no município de Atibaia, após a instalação do conselho.
6 -  EVALDO ROBERTO CORATTO
Coordenador Estadual dos Consegs, cumprimenta os presentes. Lista autoridades que se destacaram no desenvolvimento dos Consegs. Lembra notícia veiculada pelo Jornal Nacional, na última terça- feira, sobre projeto de monitoramento, em apoio às forças policiais do município de Jaú. Alegra-se com a possibilidade da criação da Semana da Cidadania e da Segurança.
7 -  DELEGADO OLIM
Deputado Estadual, saúda os presentes. Elogia o presidente Fernando Capez por sua postura no comando deste Parlamento. Parabeniza os Consegs pelos 30 anos de existência. Afirma que as entidades devem ter voz na Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários. Faz reflexão sobre a aproximação entre a Polícia e a Secretaria de Segurança Pública.
8 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Endossa o pronunciamento do deputado Delegado Olim.
9 -  ÍTALO MIRANDA JÚNIOR
Secretário de Segurança Urbana do Município de São Paulo, saúda os presentes. Afirma que políticas sociais têm sido implementadas pela Secretaria de Segurança Urbana de São Paulo. Ressalta a importância da Guarda Civil Metropolitana.
10 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Corrobora o pronunciamento de Ítalo Miranda Júnior.
11 -  RICARDO PATAH
Coordenador nacional do PSD/Movimentos, cumprimenta os presentes. Estabelece relação entre a criação dos Consegs e o processo de democratização do País. Argumenta que o governador Franco Montoro instrumentalizou a promoção do diálogo e favoreceu o aprimoramento da democracia.
12 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Reverencia Romeu Tuma Júnior, autor da lei que instituiu o Dia dos Consegs. Elogia os voluntários que conduzem as entidades. Lembra que Michel Temer era Secretário de Segurança Pública quando da criação dos conselhos. Convida os presentes a ouvir o discurso proferido por André Franco Montoro, criador dos Consegs, proferido em 09/06/98, na Sala São Paulo. Presta homenagem ao governador André Franco Montoro, com entrega de bóton dos Consegs ao ex-deputado Ricardo Montoro.
13 -  RICARDO MONTORO
Ex-deputado Estadual, sensibiliza-se com a homenagem recebida. Enaltece a fala do governador Franco Motoro, sobremaneira pelos ideais de solidariedade, descentralização e participação populacional. Saúda as autoridades presentes. Acrescenta que os Consegs ocupam lugar de relevo quanto à defesa da cidadania.
14 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Homenageia, com entrega de placa, o Coronel Arruda. Convida os presentes a ouvir a "Canção dos Consegs". Dá ênfase ao papel dos conselhos no cenário da Segurança Pública. Afirma sua disposição em promover amplo debate sobre a Pasta, nesta Casa. Considera que os pilares que sustentam as atividades das referidas entidades são o respeito incondicional aos direitos humanos, a adoção de melhores práticas de gestão, e a polícia comunitária, a fim de substituir a indiferença pela ação de toda a comunidade. Lembra ideais de Franco Montoro e a aprovação da "lei dos pancadões". Declara-se à disposição dos Consegs em prol do aprimoramento da Segurança Pública. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp