25/05/2015 - 11a Solene

HOMENAGEM AO EFETIVO DO CORPO DE BOMBEIROS QUE COMBATEU BRAVAMENTE O INCÊNDIO OCORRIDO EM TANQUES DE ARMAZENAMENTO DE COMBUSTÍVEL, NO PORTO DE SANTOS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 11/06/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : CAIO FRANÇA
1 -  CAIO FRANÇA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  NATAL CALABRO NETO
Mestre de Cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE CAIO FRANÇA
Nomeia as autoridades presentes. Informa que o presidente Fernando Capez convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado, ora na direção dos trabalhos, para "Homenagear os Bombeiros que Atuaram no Incêndio de Empresa Portuária em Santos/SP". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Lembra o incêndio, que começou no dia 02/04, na Alemoa, município de Santos. Informa que foi o mais longo incêndio em terras brasileiras, e o segundo no mundo. Acrescenta que mil homens revezaram-se no combate às chamas, operação que contou com a participação do Exército, da Defesa Civil, entre outros. Recorda a apreensão dos moradores de Cubatão e de Santos. Ressalta que, pela proporção, o incidente trouxe lições e experiências, como a revisão das normas e da legislação de combate ao fogo. Enaltece a importância do material humano no enfrentamento de episódios semelhantes, tendo em vista a bravura, o empenho e a coragem. Ratifica que o fato não pode ser esquecido, e que deve ser eternizado para as futuras gerações. Afirma que a homenagem era singela, mas plena de significado.
4 -  ITAMAR BORGES
Deputado Estadual, cumprimenta o deputado Caio França pela iniciativa e pelo conhecimento da Baixada Santista. Destaca a justeza da homenagem. Ressalta a importância de se levar tranquilidade ao trabalho dos bombeiros, aos quais parabeniza. Elogia a atuação do coronel Marco Aurélio, do Corpo dos Bombeiros, na administração de seus subordinados. Saúda os deputados Coronel Camilo e Delegado Olim, pelo trabalho em prol da segurança. Elogia o empenho do vice-governador, que assumiu o comitê de crise. Relata reunião, ocorrida hoje, da Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo e de Combate à Guerra Fiscal. Enaltece o papel deste Legislativo e justifica a realização desta solenidade. Lembra a sua atuação como prefeito do Município de Santa Fé do Sul, quando levou grupamento de bombeiros para a cidade. Enaltece o significado heroico dos bombeiros para as crianças.
5 -  DELEGADO OLIM
Deputado Estadual, justifica como digna a atuação dos bombeiros da Baixada Santista, que teve como heróis. Ressalta a importância da família na vida dos bombeiros, ao saudar profissionais, presentes nas galerias, que trouxeram crianças de colo. Recorda casos policiais nos quais atuou, assim como os bombeiros, como nos dois desastres com aviões da TAM, no Aeroporto de Congonhas. Elogia os bombeiros por sua organização e trabalho pelo bem da população. Lembra que os bombeiros são os mais aplaudidos nos desfiles cívicos. Louva a atuação diária para salvar ou resgatar pessoas. Argumenta que a categoria precisa de melhorias salariais. Elogia o trabalho do deputado Coronel Camilo, como comandante da PM.
6 -  CORONEL CAMILO
Deputado Estadual, parabeniza o trabalho dos bombeiros, em várias ocorrências. Recorda a sua atuação na corporação como bombeiro. Cita as dificuldades para concursos públicos. Relata conversações para melhorar as condições de trabalho e salariais da categoria. Fala da Frente Parlamentar de Segurança Pública, criada nesta Casa. Louva a atuação no combate a incêndios, no salvamento de pessoas, na defesa da vida e do patrimônio. Elogia os bombeiros do grupamento de Santos. Ressalta as particularidades do episódio da Alemoa. Coloca seu gabinete à disposição da categoria.
7 -  MARCO AURÉLIO UBIALI
Ex-Deputado Federal, chefe de gabinete do vice-governador do Estado Márcio França, a quem representava, elogia a iniciativa. Traz manifestação de seu representado à categoria. Enfatiza a sua consideração e respeito à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros, especialmente pelo trabalho realizado em Santos. Destaca a proporção do evento.
8 -  PRESIDENTE CAIO FRANÇA
Anuncia a exibição de vídeo sobre o incêndio em Santos. Entrega a "Medalha Nove de Julho" ao comandante do Corpo de Bombeiros Marco Aurélio Alves Pinto.
9 -  MARCO AURÉLIO ALVES PINTO
Comandante-geral do Corpo de Bombeiros, informa que todos os bombeiros que atuaram no incêndio da Alemoa saíram ilesos. Informa que recebe a honraria, em nome de todos os bombeiros. Agradece o carinho desta Casa em relação à categoria. Elogia o trabalho realizado pelo Coronel Camilo, como comandante da Polícia Militar.Agradece o apoio do vice-governador do Estado de São Paulo Márcio França. Lembra a tragédia que afetou a família do governador Geraldo Alckmin, com a morte de seu filho Thomaz. Elogia o suporte fornecido pelo Exército Brasileiro. Fala das propostas de mudanças na legislação de combate ao fogo. Recorda o surgimento de leis que mudaram a atuação dos profissionais, e que resolveu as diferenças das atividades dos bombeiros públicos e privados. Ressalta a atuação conjunta no episódio, através dos brigadistas. Cumprimenta os vários setores da Polícia Militar. Elogia as ações do comitê de crise. Recorda os incêndios nos edifícios Andraus e Joelma, que geraram a criação de normas rígidas de segurança. Acrescenta que o incêndio na Alemoa deve gerar mudanças futuras. Considera o fato similar a uma guerra. Explica as ações, como o tratamento da água do mar, usada no combate às chamas. Destaca as variáveis do incidente, como os ventos e até mesmo a tábua das marés. Elogia o trabalho da Defesa Civil. Ressalta a utilização das redes sociais para comunicação com a população.
10 -  PRESIDENTE CAIO FRANÇA
Presta homenagem, com a entrega de placa, ao major Tenório, do 6º Grupamento dos Bombeiros de Santos. Cumprimenta a todos. Faz louvação a Deus. Ressalta a oportunidade de vivenciar este momento. Agradece o comparecimento maciço de bombeiros. Ressalta a disciplina, o treinamento e a coragem da categoria, no episódio que considera inusitado. Destaca as particularidades do incêndio, em perímetro urbano, numa área densamente habitada. Cita dados do episódio, equivalente a 92 piscinas olímpicas ou 11 estádios de futebol. Informa os vários combustíveis inflamáveis dos taques. Elogia a agilidade e a rapidez das Forças Armadas. Lembra o risco de vida dos profissionais, em atuação diuturna, no enfrentamento do medo em situação extrema. Transmite a todos a eterna gratidão da sociedade a esses heróis paulistas. Informa que, ao final desta sessão, serão entregues Diplomas de Honra ao Mérito a centenas de bombeiros. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp