11/05/2015 - 6a Solene

COMEMORAR A FAMÍLIA, BASE DA SOCIEDADE
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 03/06/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ / MÁRCIO CAMARGO / AFONSO LOBATO / CEZINHA DE MADUREIRA / CELSO NASCIMENTO / RODRIGO MORAES
1 -  CLAUDIO DAMAS
Mestre de Cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
2 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Abre a sessão. Informa que convocara a presente sessão solene, para "Homenagear a Família: Base da Sociedade", a requerimento dos deputados Márcio Camargo, Afonso Lobato, Cezinha de Madureira, Rodrigo Moraes, Celso Nascimento e André Soares. Cumprimenta as autoridades presentes. Justifica a razão desta solenidade. Louva a família, como célula mater da sociedade. Ressalta os valores da ética, da moral, da solidariedade e do amor que deve nortear uma família sadia. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", sobre o qual faz considerações. Enseja a todos a proteção divina e a paz. Faz citação da Carta de São Paulo aos Coríntios, ao ressaltar os valores da fé, da força, da esperança e do amor que, adita, são fundamentais para uma família progressista.
3 -  MÁRCIO CAMARGO
Assume a Presidência.
4 -  GILBERTO NASCIMENTO
Deputado Federal, faz saudação religiosa. Considera que determinados segmentos sociais querem destruir a família. Lamenta o desrespeito à família tradicional. Combate a união de pessoas do mesmo sexo, por não gerar filhos, bem como a adoção por esses grupos. Ressalta que a família é projeto de Deus, do qual somos imagem e semelhança. Recorda a comemoração, em 10/05, do Dia das Mães. Repudia movimento que visa extinguir os dias das mães e dos pais.
5 -  ADILSON ROSSI
Deputado Estadual, parabeniza os requerentes da sessão. Enaltece a família como uma das instituições mais antigas da Humanidade. Recorda citação bíblica, no que tange ao legado de Abraão. Enaltece a importância da preservação dos valores morais e espirituais. Reproduz citação do Salmo 128, que trata da família.
6 -  CARLOS CEZAR
Deputado Estadual, lamenta a constância dos casais separados. Ressalta que é importante a valorização "do que Deus nos deu" que, muitas pessoas, só se dão conta quando perdem. Questiona os padrões ditados pela mídia. Recorda sua ligação com a Igreja Católica. Afirma-se um contínuo defensor da família.
7 -  PRESIDENTE MÁRCIO CAMARGO
Anuncia a apresentação do tenor Jorge Durian.
8 -  ANDRÉ
Palestrante, dá conhecimento de seu trabalho com casais por mais de 20 anos, na Igreja Católica, em Osasco. Afirma que é preciso nortear a vida pela fé. Argumenta que a família é resultado do encontro natural de duas pessoas, que geram vida biologicamente. Reflete sobre os processos de adoção. Lembra o crescimento e o desenvolvimento dos filhos no seio da família. Enaltece a preservação dos valores sociais e morais, numa base essencialmente humana, com a reafirmação pela fé e pela verdade. Cita documento do Papa João Paulo II sobre a família no futuro da Humanidade, mesma preocupação do Sínodo dos Bispos. Lembra citações que iluminam até mesmo aqueles que não acreditam no Divino. Informa que dia 15 de maio é o "Dia Internacional da Família", decretado pela ONU, desde 1994.
9 -  PRESIDENTE MARCIO CAMARGO
Informa que será assinado pelos proponentes desta sessão, projeto de lei, que cria o "Dia Estadual da União e Defesa da Família", a ser comemorado dia 11/05. Faz agradecimentos gerais.
10 -  AFONSO LOBATO
Assume a Presidência, ressalta os sentimentos do amor fraterno. Cumprimenta as caravanas, especialmente as que vieram de longe. Anuncia apresentação do Coral e Orquestra AD Brás.
11 -  HENRIQUE BENJAMIN PEREIRA NASCIMENTO
Palestrante Frater, reflete sobre as limitações da condição humana. Afirma que, na família, são gerados o diálogo, a comunicação interpessoal e a consciência da dignidade humana, especialmente, quando há educação cristã. Recorda citação do Papa Francisco, de que não existe a família perfeita. Ressalta o aprendizado à luz do Evangelho. Afirma que a família é referência para o jovem e uma das missões da Igreja. Questiona os valores sociais modernos. Enfatiza a preocupação quanto ao futuro das gerações, tendo em vista a crise dos casamentos. Cita documento do João Paulo II voltado às famílias. Anuncia apresentação musical dos artistas Vanessa Maria e Kito Moura, da Comunidade Católica Shalon, de Santo Amaro.
12 -  CEZINHA DE MADUREIRA
Assume a Presidência, faz vários agradecimentos. Destaca a importância da família, no contexto da Igreja e da Nação. Ressalta os valores da família, como base da sociedade. Relembra dispositivo, da Constituição Federal, de que a família deve receber proteção do Estado. Ratifica a defesa da família. Anuncia apresentação de grupo de jovens "Elo Eterno", da AD Brás.
13 -  JOSUÉ GONÇALVES
Pastor, discorre sobre o tema "A família, o nosso maior patrimônio", ao recordar poesia de Salomão. Reproduz várias citações sobre a definição de família. Reflete sobre as famílias disfuncionais. Repudia a permissividade moral e o avanço tecnológico. Lamenta a dissolução do grupo familiar. Combate o aborto. Comenta as patologias sociais, no processo de globalização. Faz citação salmista, ao pleitear bênçãos às famílias brasileiras.
14 -  PRESIDENTE CEZINHA DE MADUREIRA
Faz analogia entre a crise hídrica e a família. Considera que a Humanidade vive um caos, com a perda dos valores da família. Destaca a importância do papel da Igreja nesse processo.
15 -  CELSO NASCIMENTO
Assume a Presidência.
16 -  ROCCO DIGILIO FILHO
Pastor, reitera a defesa da família, como "porta de Deus". Enfatiza ensinamentos de Jesus Cristo, relativos à família e à Igreja. Cita campanhas da Igreja Quadrangular, "100% Família". Recorda palestra de Madre Tereza de Calcutá, sobre a busca da paz.
17 -  PRESIDENTE CELSO NASCIMENTO
Anuncia apresentação da cantora Soraya Moraes. Faz histórico sobre a sua família, lembra a conversão de seus pais e, especialmente, os cuidados que teve com sua mãe. Destaca a importância da vivência de Jesus na família.
18 -  RODRIGO MORAES
Assume a Presidência. Ressalta que na família encontramos os valores maiores da felicidade, da harmonia e da paz. Cumprimenta os presentes. Faz reflexão sobre as dificuldades da atuação política. Enfatiza os valores da família, na aplicação das palavras do Evangelho. Sauda representantes da Igreja Mundial, da qual elogia campanhas de combate às drogas.
19 -  JOSÉ OLIMPIO
Deputado Federal, reflete sobre as dificuldades da vida pública. Informa que integra a Comissão da Seguridade Social e da Família, da Câmara dos Deputados. Lamenta o surgimento de leis que, a seu ver, prejudicam a família. Cumprimenta os jovens integrantes das igrejas. Elogia a luta pela evangelização. Destaca a busca do amor e da unidade na família.
20 -  RAQUEL
Pastora, recorda pregação em defesa da paz. Fala de sua trajetória evangélica. Ressalta o trabalho religioso em defesa da família. Lamenta a destruição de famílias pelas drogas. Elogia ações em defesa do próximo, ao lembrar ensinamentos de Cristo. Faz apresentação musical, acompanhada de sua banda.
21 -  PRESIDENTE RODRIGO MORAES
Anuncia apresentação do Coral e Orquestra da AD Brás. Anuncia homenagens a vários casais, que recebem diploma, entregues pelos requerentes da sessão.
22 -  MARCIO CAMARGO
Assume a Presidência.
23 -  PRESIDENTE RODRIGO MORAES
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp