29/05/2015 - 13a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DA TURQUIA E DA COMUNIDADE TURCA NO ESTADO DE SÃO PAULO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 13/06/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Abre a sessão. Informa que convocara a presente sessão solene, com a finalidade de "Comemorar o dia da Turquia e da comunidade turca no estado de São Paulo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional da Turquia" e o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  JOSÉ AMÉRICO
Deputado estadual, tece elogios ao presidente Fernando Capez e à sua atuação. Menciona delegação da Câmara Municipal de São Paulo, da qual participou, que fez visita à Turquia. Afirma que muitos brasileiros têm uma visão distorcida da Turquia, que começa a ser superada. Discorre sobre eventos importantes na história do país, como a vitória sobre o exército inglês durante a Primeira Guerra Mundial. Destaca a importância do intercâmbio cultural entre as nações. Ressalta as similaridades históricas entre o Brasil e a Turquia. Declara-se impressionado com a importância dada pela comunidade turca à Educação. Parabeniza os presentes pela homenagem.
3 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Destaca a importância histórica do Império Otomano.
4 -  GURAY SIRKECIOGLU
Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Turco-Brasileira, faz histórico da entidade. Destaca o início modesto da associação, em 2011. Dá conhecimento de estatísticas sobre o volume de comércio realizado entre o Brasil e a Turquia. Elenca parcerias feitas com entidades turcas e brasileiras da indústria. Agradece pela homenagem prestada por esta Casa. Afirma sentir-se parcialmente brasileiro.
5 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Nomeia as autoridades presentes.
6 -  SÉRGIO ANTONIO RIBAS
Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, comenta a entrega de troféu ao jogador Alexsandro de Souza, que se destacou no futebol turco. Fala sobre sua grande vontade de conhecer a Turquia. Parabeniza a comunidade turca pela homenagem. Apoia o estreitamento das relações entre os dois países.
7 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Dá conhecimento de informações sobre a cultura e a sociedade turcas. Endossa o fortalecimento dos laços políticos, econômicos e culturais entre a Turquia e o Brasil.
8 -  MUSTAFA GOKTEPE
Presidente do Centro Cultural Brasil-Turquia, agradece ao presidente Fernando Capez pela iniciativa desta sessão solene. Discorre sobre os objetivos do Centro Cultural Brasil-Turquia, sendo o principal deles a aproximação cultural entre as duas nações. Afirma que São Paulo é o estado brasileiro que mais envia turistas para a Turquia. Destaca a atuação da comunidade turca em São Paulo em várias áreas e sua participação fundamental no estreitamento dos laços entre os países. Enfatiza a composição cosmopolita de São Paulo. Declara-se honrado pela homenagem prestada à comunidade. Presta homenagem, com a entrega de uma placa, ao presidente Fernando Capez.
9 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Diz sentir orgulho por São Paulo ser um local onde várias culturas convivem em harmonia. Informa que esta Casa receberá exposições culturais sobre vários países, abertas ao público. Defende a aproximação entre o Parlamento e a sociedade. Presta homenagem, com a entrega de uma placa, ao Sr. Mustafa Goktepe, presidente do Centro Cultural Brasil-Turquia. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp