12/06/2015 - 15a Solene

HOMENAGEM AO SINTAEMA - SINDICATO DOS TRABALHADORES EM ÁGUA, ESGOTO E MEIO AMBIENTE PELO SEU 40º ANIVERSÁRIO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 26/06/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : ATILA JACOMUSSI
1 -  ATILA JACOMUSSI
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência convocara a presente sessão solene, a requerimento deste deputado, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear o Sintaema - Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente pelo seu 40º aniversário". Destaca a importância do Sintaema e a justeza da homenagem à entidade. Manifesta seu orgulho por fazer parte desta Casa, pelo PCdoB. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a apresentação de vídeo institucional do Sintaema.
2 -  ALCIDES AMAZONAS
Subprefeito da Sé, parabeniza o deputado Atila Jacomussi pela iniciativa de realizar esta sessão solene. Tece elogios à sua atuação como parlamentar. Destaca a importância de homenagear uma entidade como o Sindicato de Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente, sobre cujas ações discorre. Afirma que o sindicato não apenas combateu a favor dos direitos dos trabalhadores que representa, mas também participou de lutas políticas importantes na história do Brasil. Relata sua experiência na área sindical.
3 -  PRESIDENTE ATILA JACOMUSSI
Presta homenagem, com a entrega de uma placa, ao Sr. Nivaldo Santana, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente.
4 -  NIVALDO SANTANA
Ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente, faz histórico de seu período como presidente da entidade e como deputado estadual. Afirma que o sindicato sempre primou pela forte organização nos locais de trabalho e por ativismo nas áreas de saneamento básico e meio ambiente. Comenta a interlocução da entidade com esta Casa, visto que o Sintaema representa um grande número de trabalhadores de empresas estatais, como a Sabesp. Destaca a justeza da homenagem.
5 -  JAMIL MURAD
Ex-deputado federal, tece elogios ao deputado Atila Jacomussi pela iniciativa desta sessão solene, que, a seu ver, é uma homenagem aos trabalhadores brasileiros. Afirma que os trabalhadores representados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente têm um papel fundamental na área da Saúde. Destaca o aumento da expectativa de vida do brasileiro desde a década de 1960, que atribui, em parte, à expansão do acesso ao saneamento básico. Presta homenagem aos ex-presidentes e ao atual presidente do Sintaema. Comenta a relevância política da instituição.
6 -  PRESIDENTE ATILA JACOMUSSI
Presta homenagem, com a entrega de uma placa, ao Sr. Helifax Pinto de Souza, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente.
7 -  HELIFAX PINTO DE SOUZA
Ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente, faz histórico da instituição. Considera notável que, a seu ver, o Sintaema faça a luta imediata pelos direitos dos trabalhadores sem perder de vista a luta política maior. Relata colaborações da entidade com vários movimentos sociais. Afirma que o Sintaema sempre incentivou o estudo e a formação de seu quadro de líderes. Enfatiza o caráter democrático da associação. Destaca a necessidade de aumentar cada vez mais a participação feminina no sindicato, que já teve uma presidente, Beth Tortolano.
8 -  PRESIDENTE ATILA JACOMUSSI
Anuncia apresentação do "Hino do Sintaema".
9 -  RENÉ VICENTE DOS SANTOS
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente, agradece ao deputado Atila Jacomussi pela homenagem aos 40 anos do Sintaema. Afirma que a entidade é uma escola de sindicalismo e busca sempre a renovação de seus quadros. Diz que o sindicato deve estar sempre presente nas bases, em contato próximo com os trabalhadores representados e promovendo ações educacionais. Destaca a luta contra o PL 4330, sobre a terceirização. Defende uma sociedade mais justa e igualitária, sem concentração de riqueza. Tece elogios aos que o antecederam na presidência do Sintaema. Lê poema de Severino de Andrade Silva. Presta homenagem, em nome do Sintaema, com a entrega de uma placa, ao deputado Atila Jacomussi.
10 -  PRESIDENTE ATILA JACOMUSSI
Manifesta sua alegria por presidir esta sessão solene. Saúda os trabalhadores representados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente. Tece elogios à atuação da entidade, a qual parabeniza, pelos seus 40 anos. Destaca a contribuição feita pelo sindicato à sociedade. Afirma ser obrigação desta Casa reconhecer o trabalho da entidade. Faz histórico de sua trajetória política. Critica o PL 4330, a respeito da terceirização, em tramitação no Senado. Afirma que a classe trabalhadora foi de fundamental importância nas lutas políticas da história recente do País. Diz que é preciso haver união na defesa dos direitos dos trabalhadores. Fala sobre seu pai, Admir Jacomussi, vereador em Mauá. Presta homenagem às mulheres presentes nesta solenidade. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp