28/09/2015 - 31a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DA POLÍCIA CIVIL
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 09/10/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ / ITAMAR BORGES
1 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Abre a sessão. Tece considerações regimentais a respeito da solenidade. Informa que convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Itamar Borges, com a finalidade de "Comemorar o Dia da Polícia Civil". Anuncia um minuto de silêncio, em homenagem ao Sr. Oswaldo Reis Gonçalves, sepultado hoje, pai do Dr. Oswaldo Nico Gonçalves, diretor do Decade - Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Rende homenagens à Polícia Civil. Narra breve histórico a respeito de momentos vividos ao lado de membros da instituição. Enaltece a vocação investigativa da entidade. Informa que 763 projetos de lei foram votados nesta Legislatura.
2 -  ITAMAR BORGES
Assume a Presidência. Elogia o presidente Fernando Capez pela forma como conduz esta Casa. Faz leitura de justificativas de ausências. Saúda autoridades presentes e entidades de classe representadas. Manifesta contentamento por presidir a solenidade. Tece considerações sobre a atividade profissional e relevância social da categoria. Enaltece a representatividade da instituição, neste Parlamento, na pessoa do deputado Delegado Olim. Informa que participara ativamente de conquistas da entidade, no exercício do seu mandato. Clama pela valorização da Polícia Civil. Comemora a elaboração de projeto de lei que visa a criar a Dejec - diárias especiais para a Polícia Civil. Declara apoio à aprovação da PEC 443, que tramita no Congresso Nacional. Reafirma o compromisso de trabalhar em benefício da valorização da profissão. Agradece aos policiais civis pela defesa da sociedade.
3 -  DELEGADO OLIM
Deputado estadual, declara sentir-se honrado pela oportunidade de vivenciar este momento. Cumprimenta as autoridades presentes. Elogia o presidente Fernando Capez pela condução desta Casa Legislativa. Aduz que a Polícia Civil do Estado de São Paulo é a mais eficiente do País. Lamenta a baixa remuneração dos profissionais do setor. Lembra que seu gabinete está à disposição da categoria. Defende a realização de concursos públicos para o ingresso nos quadros da entidade. Salienta que a solução rápida e precisa de práticas criminosas é o norte da instituição.
4 -  ARNALDO FARIA DE SÁ
Deputado federal, saúda as autoridades presentes. Destaca a relevância da solenidade. Afirma que o inquérito policial é prerrogativa exclusiva do delegado de Polícia. Acrescenta que a Polícia Civil é o primeiro refúgio ou apoio para o socorro do cidadão. Comemora a redução de índices de criminalidade no Estado de São Paulo. Lembra a importância da Decap - Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso.
5 -  FAUSTO PINATO
Deputado federal, reverencia as autoridades presentes. Argumenta que defenderá projetos de lei em benefício da Polícia Civil. Comenta o trâmite da PEC 184, no Congresso Nacional, da qual é relator.
6 -  PRESIDENTE ITAMAR BORGES
Exibe vídeo institucional da Polícia Civil do Estado de São Paulo.
7 -  YOUSSEF ABOU CHAHIN
Delegado-geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo, cumprimenta as autoridades presentes. Agradece o empenho da categoria policial em prol da sociedade. Manifesta apreço pelos menores índices de homicídios da história de São Paulo. Comenta estatísticas acerca de apreensões de drogas e prisões. Defende a unificação das polícias. Comenta o decreto editado pelo governador Geraldo Alckmin, que cria o banco de horas, a privilegiar todos os departamentos da Polícia Civil. Aduz que a medida deve favorecer a rápida formação dos policiais. Valoriza o projeto de lei que visa a criar a Dejec - diárias especiais para a Polícia Civil, o que permitirá a venda de horas de folga para a própria instituição. Assevera que está à disposição dos profissionais da categoria.
8 -  VERA BUCHERONI
Mestre de cerimônias, anuncia a entrega de homenagem aos agraciados.
9 -  ALEXANDRE DE MORAES
Secretário de Estado da Segurança Pública, saúda as autoridades presentes. Declara sentir-se honrado por participar da homenagem ao dr. Marco Antônio Desgualdo. Parabeniza e agradece a Polícia Civil pela magnitude do trabalho da instituição. Comemora o alcance das metas assumidas e cumpridas. Informa presença em cidades do interior. Tece considerações a respeito de resoluções de crimes. Elogia a chefia da instituição. Defende a rápida reposição do efetivo policial, a celeridade em certames públicos, e o desenvolvimento da infraestrutura da entidade. Anuncia que o projeto de lei que tenciona criar a Dejec - diárias especiais para a Polícia Civil, deve ser encaminhado, a esta Casa, em regime de urgência.
10 -  PRESIDENTE ITAMAR BORGES
Convida os presentes a cantarem o "Hino da Polícia Civil". Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp