27/08/2015 - 89ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 02/09/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO / GILENO GOMES / FERNANDO CAPEZ
Secretaria : ORLANDO BOLÇONE

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão. Saúda os alunos e professores da Escola Estadual Lourenço Filho, presentes nas galerias.
2 -  ORLANDO BOLÇONE
Explica aos visitantes o funcionamento dos trabalhos desta Casa e de suas comissões permanentes e frentes parlamentares. Relata reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação com o reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge. Discorre sobre a Agência Inova Unicamp, incubadora de empresas da instituição. Destaca a qualidade do ensino nas universidades estaduais paulistas.
3 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Parabeniza as cidades de Americana, Itobi e Matão, pelo seu aniversário.
4 -  CARLOS GIANNAZI
Descreve visita do secretário estadual de Educação, Herman Voorwald, à Comissão de Educação desta Casa, para prestação de contas. Afirma que as questões apresentadas não foram respondidas satisfatoriamente. Cobra do governo estadual o envio de proposituras que tratem da contratação dos professores categoria "O" e do reajuste salarial. Diz não ver perspectiva de melhoras na Educação paulista.
5 -  CORONEL TELHADA
Parabeniza o trabalho dos professores. Informa a morte do policial civil Murilo Granada, baleado em Pirituba. Lamenta que, a seu ver, não haja a devida valorização de áreas como Segurança, Saúde e Educação. Agradece ao secretário estadual de Segurança pública por oferecer recompensa por indícios dos criminosos que balearam a PM Adriana, na madrugada de 26/08.
6 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Faz coro ao pronunciamento do deputado Coronel Telhada.
7 -  MÁRCIO CAMARGO
Para comunicação, apresenta secretários e vereadores de Cotia, presentes nesta Casa, hoje, para discutir assuntos do interesse da região.
8 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Saúda os visitantes, acompanhados pelo deputado Márcio Camargo.
9 -  MÁRCIO CAMARGO
Solicita a suspensão da sessão até as 16 horas e 30 minutos, por acordo de lideranças.
10 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Defere o pedido e suspende a sessão às 15h03min.
11 -  GILENO GOMES
Assume a Presidência e reabre a sessão às 16h30min.
12 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Pelo art. 82, reflete sobre a criticidade hídrica no Alto Tietê. Lê e comenta documento do DAEE - Departamento de Água e Esgoto, assumindo o compromisso de não privar, do acesso à água, os agricultores da região. Agradece às autoridades que atenderam ao seu clamor. Acrescenta que campanhas públicas em combate ao consumo excessivo do bem deve ser permanente.
13 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Para comunicação, afirma que os agricultores devem ser previamente avisados de qualquer ordem emanada pelo DAE. Manifesta contentamento com anúncio feito pelo Governo do Estado, consistente na possível chegada do Expresso Leste, a Mogi das Cruzes, em 2016. Clama pela construção de um viaduto de acesso à citada cidade.

ORDEM DO DIA
14 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência. Coloca em votação e declara rejeitado o PL 665/11, sendo mantido o veto. Coloca em votação e declara aprovado requerimento, do deputado Carlão Pignatari, de alteração da Ordem do Dia. Encerra a discussão, coloca em votação, e declara rejeitados os PLs 718/11, 162/12 e 260/13, sendo mantidos os respectivos vetos.
15 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
16 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 28/08, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembra sessão solene a ser realizada dia 28/08, às 10 horas, com a finalidade de "Homenagear a Trajetória de Vida da Cantora Damares. Levanta a sessão.
alesp