26/10/2015 - 40a Solene

ENTREGA DA MEDALHA MINISTRO CELSO FURTADO, EM HOMENAGEM AOS ECONOMISTAS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 11/11/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : ED THOMAS
1 -  ED THOMAS
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Ed Thomas, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Realizar a entrega da Medalha Ministro Celso Furtado em homenagem aos Economistas". Convida o público a ouvir, de pé o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  AFONSO ARTHUR NEVES BAPTISTA
Conselheiro do Corecon-SP e secretário-geral da medalha Ministro Celso Furtado, cumprimenta as autoridades presentes. Lê breve histórico de Celso Furtado, que dá nome a medalha a ser entregue hoje. Destaca suas qualidades. Afirma que a medalha visa agraciar os economistas que se destacaram no meio e prestaram relevantes serviços. Diz ser conselheiro do Corecon desde 2011. Informa que visita constantemente diversos estados, participando de reuniões para reivindicar a presença de economistas no acompanhamento dos orçamentos das prefeituras municipais e nos projetos econômicos financeiros. Considera importante a presença dos economistas nos Tribunais Regionais do Trabalho para participar nas perícias econômicas e financeiras, visando à ampliação do mercado de trabalho para os economistas e administradores de empresas. Agradece o convite do Tribunal Regional do Trabalho de Campinas para participar do "Congresso Brasileiro de Direito do Trabalho Rural". Agradece o deputado Ed Thomas pela homenagem aos economistas.
3 -  PRESIDENTE ED THOMAS
Dá conhecimento de mensagens referentes a esta solenidade, enviadas por autoridades.
4 -  WILSON ROBERTO VILLAS BOAS ANTUNES
Vice-presidente do Corecon-SP, demonstra sua alegria em estar nesta Casa, em parceria com o Corecon. Informa que os homenageados se destacaram na profissão de economistas. Agradece o deputado Ed Thomas e o presidente Fernando Capez por esta solenidade. Ressalta a sintonia entre os economistas e este Legislativo. Parabeniza os homenageados da noite.
5 -  PRESIDENTE ED THOMAS
Saúda todos os empresários. Diz ser a favor do voto distrital. Faz uma saudação especial ao empresário Jorge Matsuda, considerado o "rei da semente", vindo da região de Presidente Prudente. Considera o mesmo um exemplo de trabalho e dedicação. Menciona seu novo projeto de energia solar, responsável por geração de renda e emprego. Demonstra seu respeito e homenageia a família Matsuda. Convida os Srs. Afonso Arthur, Wilson Roberto e Manuel Henriquez, para, juntos, fazerem a entrega da Medalha Ministro Celso Furtado aos homenageados. Demonstra sua gratidão pelo recebimento da medalha. Afirma que é esta Casa que se sente homenageada com a presença de todos. Ressalta a importância desta noite para este Legislativo. Agradece a todos em nome do presidente Fernando Capez.
6 -  SAMY DANA
Articulista da Globo News, representando todos os homenageados, cita frase dizendo que, quando um economista não tem a qualificação adequada, e é incompetente, pode matar milhões de pessoas. Diz caber aos próprios economistas a importância de fortalecer o papel da profissão. Menciona estudos internacionais que destacam decisões baseadas na opinião de economistas, o que ainda não ocorre no Brasil. Esclarece que tenta fazer a sua parte, dando aulas na Fundação Getúlio Vargas e com participação na televisão. Destaca a necessidade de melhorar a educação financeira dos brasileiros. Considera importante a participação dos economistas no poder. Agradece a homenagem e a presença de todos na solenidade.
7 -  ELIANA TEIXEIRA GUIMARÃES
Ex-presidente da Federação dos Economistas, representando os economistas do estado de São Paulo, agradece o deputado Ed Thomas pela homenagem e todos os presentes. Afirma que os economistas são muito necessários na sociedade. Diz estar honrada por esta homenagem.
8 -  PRESIDENTE ED THOMAS
Discorre sobre uma experiência na qual um repórter tentava entregar dinheiro para as pessoas sem nenhuma pergunta, analisando suas reações com a atitude. Lê trecho de texto do jornalista Hélio Ribeiro, que considera um dos maiores comunicadores deste País, após esta experiência. Informa que o jornalista escreveu este texto durante uma das crises vividas pelo Brasil. Concorda com o pensamento do jornalista. Pede que a classe política tenha humildade para ajudar a melhorar a vida das pessoas por meio da política. Agradece a presença de todos. Ressalta que a solução da crise atual está na política, destacando a importância da política econômica. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp