29/10/2015 - 41a Solene

HOMENAGEM AO BICENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE DOM BOSCO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 12/11/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL CAMILO
1 -  CORONEL CAMILO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Coronel Camilo, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear o bicentenário do nascimento de Dom Bosco". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Pontifício" e o "Hino Nacional Brasileiro". Dá conhecimento de mensagens alusivas à solenidade, enviadas por diversas autoridades.
2 -  ANDRÉ TORRES
Padre, discorre sobre a vida de Dom Bosco, o qual, acrescenta, é o santo da juventude. Anuncia apresentação musical e leitura bíblica. Destaca a justeza da homenagem. Faz oração.
3 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Anuncia a exibição de vídeo acerca da vida de Dom Bosco.
4 -  LUIZ EDUARDO ARRUDA
Professor e ex-oratoriano salesiano de Araras, declara que os salesianos têm se dedicado aos jovens, especialmente os que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social. Afirma que tal postura segue o exemplo de Dom Bosco. Relata episódio da vida do santo. Diz que Dom Bosco ensinava autossuficiência aos jovens, tendo dado início às escolas noturnas e profissionais salesianas. Destaca a importância, em sua vida, do contato com padres pertencentes à Congregação Salesiana, inclusive na sua decisão de seguir carreira policial. Argumenta que a sociedade passa por tempos difíceis, com problemas como o tráfico de drogas. Sugere que a prática política seja pautada pelos valores defendidos por Dom Bosco.
5 -  DOMINGOS ZAMAGNA
Docente de Teologia no Centro Universitário Salesiano de São Paulo, parabeniza o deputado Coronel Camilo pela iniciativa de realizar esta solenidade. Afirma que os princípios norteadores da pedagogia praticada nas escolas salesianas impressionam os educadores contemporâneos. Destaca que tais princípios primam pela simplicidade e foram elaborados tendo em vista as crianças mais necessitadas. Menciona artigo, escrito por Dom Bosco, a respeito de seu trabalho pedagógico. Informa que a Congregação Salesiana está, hoje, espalhada pelo mundo, sendo a segunda maior família católica. Destaca que a motivação de Dom Bosco vinha do Evangelho. Pede a todos que colaborem para o aprimoramento da Educação brasileira.
6 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Comenta seu período como comandante-geral da Polícia Militar. Fala sobre a importância da religião para os policiais. Manifesta seu sonho de que a juventude tenha os professores como seus modelos. Anuncia a exibição de vídeo com mensagem do governador Geraldo Alckmin.
7 -  ROQUE LUIZ SIBIONI
Vice-provincial da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, Salesianos de São Paulo, faz histórico das atividades da família salesiana no Brasil, que tiveram início no século XIX, em Niterói. Destaca o trabalho, à época, de educação dos jovens das classes populares, com especial atenção a filhos de ex-escravos. Descreve a organização dos salesianos no Brasil, na forma de inspetorias. Ressalta a importância do trabalho conjunto com as Filhas de Maria Auxiliadora. Informa que os salesianos estão presentes em 132 países, nos cinco continentes. Diz que a Congregação Salesiana, em sua atuação a favor da juventude, sempre contou com a ajuda da sociedade. Declara que, para Dom Bosco, há uma relação estreita entre a formação educacional e a orientação espiritual dos jovens. Diz que a caridade pastoral é a inspiração dos princípios pedagógicos salesianos, a respeito dos quais discorre. Afirma que, 200 anos após o nascimento de Dom Bosco, é possível ter a exata dimensão do legado deixado por ele, assim como das responsabilidades herdadas pela Congregação Salesiana. Considera esta celebração o momento de homenagear os inúmeros homens e mulheres que dedicaram a vida a cuidar da juventude.
8 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Presta homenagem, com a entrega de uma placa, ao padre Roque Luiz Sibioni, vice-provincial da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, Salesianos de São Paulo. Argumenta que é através da Educação que a sociedade pode ser transformada. Menciona iniciativas da Polícia Militar na área do ensino de crianças e jovens. Informa que a iniciativa para a realização desta solenidade partiu de Luiz Eduardo Arruda e Domingos Zamagna. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp