19/10/2015 - 37a Solene

COMEMORAÇÃO DOS 140 ANOS DO INSTITUTO DOS ADVOGADOS DE SÃO PAULO - IASP
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 29/10/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Abre a sessão. Informa que convocara a presente sessão solene, com a finalidade de "Comemorar os 140 Anos do Instituto dos Advogados de São Paulo - Iasp". Nomeia as autoridades presentes. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  ARNALDO FARIA DE SÁ
Deputado federal, cumprimenta as autoridades presentes. Discorre sobre o momento atual do Iasp e seu papel em debates sobre temas relevantes para a sociedade. Comenta as dificuldades enfrentadas no exercício da magistratura.
3 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Elogia o trabalho desenvolvido pelo deputado federal Arnaldo Faria de Sá.
4 -  CARLOS ALBERTO SANSEVERINO
Presidente da Comissão Nacional de Direito Ambiental, representando o presidente da OAB - Nacional, Marcos Vinícius e da OAB - São Paulo, Marcos da Costa, saúda todos os presentes. Ressalta ser o Iasp a mais antiga instituição jurídica do Estado. Cita números de associados do instituto. Salienta o papel da entidade nos estudos e na difusão de conhecimentos jurídicos. Menciona que as ações da instituição têm ênfase em políticas públicas.
5 -  IVES GANDRA DA SILVA MARTINS
Professor e decano dos ex-presidentes do Iasp, tece comentários acerca da fundação do Iasp. Destaca que, por ser uma casa de grandes debates nacionais, a instituição teve papel relevante em momentos importantes da história do Brasil. Tece elogios ao presidente do Iasp José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro. Manifesta-se honrado com a realização da solenidade.
6 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Comenta a instituição da Medalha Dr. Ives Gandra da Silva Martins, nesta Casa. Presta homenagem ao presidente do Iasp José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro com entrega de placa, da qual lê o conteúdo.
7 -  JOSÉ HORÁCIO REZENDE RIBEIRO
Presidente do Iasp, saúda as autoridades presentes. Nomeia membros do Iasp presentes na solenidade. Destaca a importância da homenagem para a história do Iasp. Cita trecho de livro do professor Miguel Reale sobre o Direito. Destaca o papel da instituição em momentos históricos do País. Ressalta que os gestores públicos têm o dever de agir de acordo com o princípio da legalidade.
8 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Manifesta-se honrado em receber membros do Iasp nesta Casa. Discorre sobre a importância dos advogados. Menciona que o instituto é um espaço valoroso para a congregação da ciência jurídica. Afirma que os juristas são fundamentais para a evolução da sociedade. Tece considerações acerca do princípio da legalidade e contenção do arbítrio. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp