25/09/2015 - 109ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 02/10/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO / RAMALHO DA CONSTRUÇÃO
Secretaria : RAMALHO DA CONSTRUÇÃO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  RAMALHO DA CONSTRUÇÃO
Manifesta preocupação com a crise econômica que afeta o País. Aborda a redução no número de unidades habitacionais vendidas, neste ano. Tece considerações a respeito de índices de desemprego. Clama pela extinção de cerca de metade dos ministérios, no Distrito Federal. Lamenta a quantidade de distratos, observados em contratos com imobiliárias, em razão do receio de eventual desemprego e consequente inadimplência.
3 -  CARLOS GIANNAZI
Declara indignação com prêmio oferecido ao governador Geraldo Alckmin, pela gestão da crise hídrica, mobilidade e saneamento. Afirma que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo responsabilizou o Governo do Estado pela escassez do fornecimento de água. Lamenta anúncio de Herman Voorwald, secretário estadual da Educação, sobre a reorganização da rede estadual de ensino. Anuncia protesto de professores, a ser realizado na Praça da República, contra o não reajuste salarial da categoria.
4 -  CORONEL TELHADA
Reflete sobre acusação a policial militar, pelo suposto envolvimento em chacina. Afirma que a prisão foi levada a efeito sem conjunto probatório suficiente. Exibe e comenta matéria jornalística sobre o tema. Acrescenta que os assassinos estavam encapuzados e não era possível o reconhecimento da face dos envolvidos. Critica a suspeição direcionada ao depoimento de familiares do policial militar. Lamenta a concessão de perdão judicial, pelo Supremo Tribunal Federal, a José Genoíno. Clama ao Governo do Estado que reajuste o salário da categoria.
5 -  RAMALHO DA CONSTRUÇÃO
Assume a Presidência. Corrobora o discurso do deputado Coronel Telhada.
6 -  JOOJI HATO
Afirma que participara do XXIII Congresso da Abead - Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas, em Campos do Jordão. Compara o alcoolismo ao tsunami ocorrido no Japão. Defende a instalação de câmeras de segurança em locais estratégicos. Aduz que a medida deve favorecer, por exemplo, a identificação de veículo objeto de furto ou roubo. Exibe vídeo a evidenciar assalto, filmado por transeunte. Manifesta-se a favor da realização de blitzes do desarmamento.
7 -  CARLOS GIANNAZI
Critica posicionamento da Secretaria Estadual da Educação, sobre a reorganização da rede estadual de ensino. Informa que nesta Casa deve ser discutido o plano estadual de Educação. Acrescenta que o governo estadual não valoriza o desenvolvimento da Pasta. Lamenta o descumprimento da data-base salarial da categoria, no presente ano. Afirma que o magistério provavelmente deve exercer o direito de greve. Reafirma o compromisso de defender a Educação.
8 -  CARLOS GIANNAZI
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
9 -  PRESIDENTE RAMALHO DA CONSTRUÇÃO
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 28/09, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembra sessão solene, a ser realizada hoje, às 20 horas, com a finalidade de "Homenagear a Cultura Gospel". Levanta a sessão.
alesp