07/12/2015 - 50a Solene

HOMENAGEM À MARINHA DO BRASIL E AO SEU PATRONO, ALMIRANTE JOAQUIM MARQUES LISBOA, MARQUÊS DE TAMANDARÉ, E COMEMORAR O DIA DO MARINHEIRO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 17/12/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene, com a finalidade de "Prestar Homenagem à Marinha do Brasil e ao seu Patrono, Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, e comemorar o Dia do Marinheiro". Convida o público a entoar, de pé o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  ANDRÉ LUIZ FONSECA E SILVA
Brigadeiro-do-ar, diretor do Centro Logístico de Aeronáutica, Celog, cumprimenta as autoridades presentes. Diz ser um prazer estar nesta Casa para participar desta solenidade. Lembra a venturosa história da Marinha do Brasil. Presta suas homenagens a todos os componentes da Marinha brasileira. Afirma que a Marinha é dos brasileiros. Agradece a homenagem. Ressalta que a Força Aérea se irmana com a Marinha em sua caminhada conjunta.
3 -  RIYUZO IKEDA
General de Brigada, chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sudeste, cumprimenta as autoridades presentes. Reverencia o almirante Tamandaré, patrono importante da Força Naval. Lembra o passado glorioso dos heróis brasileiros, entre eles o almirante Tamandaré. Fala da história desta personalidade e todos os acontecimentos brasileiros dos quais fez parte. Destaca o espírito humanitário do almirante, deixando como lição a necessidade de respeitarmos nossos adversários. Pede que sejamos seguidores dos valores daqueles heróis e que possamos cumprir a missão de cuidar do nosso País. Informa que no próximo ano irá trabalhar em Brasília. Agradece o respeito e a consideração desta Casa com o Exército do Brasil e a oportunidade. Parabeniza a Marinha do Brasil.
4 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Presta homenagem, com entrega de troféu, à Marinha do Brasil, na pessoa do vice-almirante Glauco Castilho Dall'antonia, comandante do Comando do 8º Distrito Naval.
5 -  GLAUCO CASTILHO DALL'ANTONIA
Vice-almirante, comandante do Comando do 8º Distrito Naval, cumprimenta as autoridades presentes. Informa ser o dia 13 de dezembro "Dia do Marinheiro" e também dia do nascimento do almirante Tamandaré, em 1807. Conta a história do almirante. Considera perfeita a escolha do nome para patrono da Marinha. Agradece a marcante homenagem à Marinha do Brasil. Enaltece a Marinha, o Brasil e o estado de São Paulo. Presta homenagem, com entrega do livro "A Amazônia Azul" e de um presente pessoal, ao presidente Fernando Capez.
6 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Convida todos os presentes para, de pé, cantarem a "Canção do Marinheiro - Cisne Branco", música do primeiro-sargento Antônio Manoel do Espírito Santo e letra do segundo-tenente Benedito Xavier de Macedo. Diz ser esta homenagem um grande orgulho para esta Casa. Demonstra sua satisfação com os jovens presentes nesta sessão, que considera o futuro do Brasil. Discorre sobre episódio do livro "1822", de Laurentino Gomes, no qual o almirante Tamandaré estava presente. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp