11/12/2015 - 53a Solene

HOMENAGEM A POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO PELOS SEUS 184 ANOS DE EXISTÊNCIA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 18/12/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ / CORONEL TELHADA
1 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene, a pedido do deputado Coronel Telhada, com a finalidade de "Homenagear a Polícia Militar do Estado de São Paulo pelos seus 184 anos de existência". Convida o público a ouvir, de pé o "Hino Nacional Brasileiro". Saúda os presentes. Destaca o papel da Polícia Militar na integridade do território nacional. Faz histórico da instituição. Destaca a renúncia e a solidariedade de seus integrantes por doar a vida para defender a população.
2 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência. Saúda as autoridades presentes e anuncia a entrega da Medalha da Constituição e de diploma em homenagem aos Srs. Fernando Capez, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e deputado estadual; Coronel Ricardo Gambaroni, comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Gil Lancaster, deputado estadual; e Floriano Pesaro, secretário de Desenvolvimento Social.
3 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência. Anuncia a execução da Canção da Polícia Militar, executada pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
4 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência.
5 -  DELEGADO OLIM
Deputado Estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Parabeniza a Polícia Militar por seu aniversário de 184 anos. Lembra que em seus 22 anos como delegado sempre pode contar com o apoio dos soldados da Polícia Militar em diversas operações. Defende a união das Polícias civil e militar em busca do bem da população.
6 -  GIL LANCASTER
Deputado Estadual, saúda a todos. Cumprimenta as autoridades presentes. Informa que é membro da Comissão de Segurança desta Casa. Discorre sobre sua trajetória pessoal como soldado da Rota. Lamenta que a mídia e a sociedade não deem o devido valor à Polícia Militar. Comenta que os índices de criminalidade em São Paulo caíram. Defende a aprovação de projeto de lei, de sua autoria, que propõe blindagem do vidro de viaturas policiais.
7 -  CAPITÃO AUGUSTO
Deputado federal, enaltece a instituição da Polícia Militar e do Exército. Faz histórico de sua trajetória na Força Policial.
8 -  MAJOR OLÍMPIO
Deputado federal, cumprimenta as autoridades presentes. Parabeniza o presidente Fernando Capez e o deputado Coronel Telhada pela luta em defesa dos policiais militares. Enaltece a Força Policial. Critica corte de recursos das Forças Armadas antes da realização das Olimpíadas. Considera que, há 184 anos, a Polícia Militar é a instituição que está mais presente na vida da população. Pede respeito aos policiais e valorização da carreira. Defende o impeachment da presidente Dilma Rousseff.
9 -  CORONEL CAMILO
Deputado Estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Parabeniza a corporação pela queda no número de homicídios no estado de São Paulo.
10 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Comemora a aprovação de projeto de lei de sua autoria que proíbe os chamados "pancadões" no Estado. Anuncia a exibição de vídeo institucional.
11 -  RICARDO GAMBARONI
Coronel e Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, agradece o recebimento da Medalha da Constituição. Cumprimenta as autoridades presentes. Discorre sobre novas metodologias da Força Policial e sobre a queda da criminalidade em todo o Estado. Defende a criação do Planejamento Estratégico de Longo Prazo da Polícia Militar.
12 -  RIYUZO IKEDA
General-de-Brigada, representante do Comando Militar do Sudeste, manifesta seu respeito à instituição da Polícia Militar de São Paulo. Comenta momentos históricos de atuação destacada da Força Policial.
13 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Defende a participação ativa e intensa de policiais na política brasileira. Destaca a força, disciplina e coesão dos membros da instituição. Manifesta-se contra campanhas difamatórias dentro da Força Policial. Lembra a morte do soldado Diego Felipe Soares da Silva e o estado de saúde do sargento Wesley Carlos Turíbio, de 30 anos, ambos baleados em serviço. Incentiva a valorização das tropas e dos comandantes da instituição. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp