10/12/2015 - 52a Solene

HOMENAGEM A BÍBLIA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 18/12/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene com a finalidade de "Comemorar o Dia da Bíblia". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia apresentação musical com o cantor Paulo César Baruk.
2 -  CHICO SARDELLI
Saúda autoridades e convidados. Parabeniza o presidente Fernando Capez pela iniciativa da solenidade. Informa ser o autor do PL 507/09, que resultou na lei que instituiu o Dia Estadual da Bíblia. Ressalta que um homem temente a Deus, na vida pública, faz a diferença. Destaca a responsabilidade dos políticos diante de decisões que são tomadas.
3 -  CELSO NASCIMENTO
Faz reflexão sobre a instituição do Dia da Bíblia, por meio de lei estadual. Lembra a mensagem do Evangelho. Enfatiza o valor das escrituras sagradas e a proibição de sua leitura, em alguns países.
4 -  RODRIGO MORAES
Cumprimenta os presentes. Comenta a importância dos ensinamentos bíblicos. Parabeniza o deputado Chico Sardelli, autor do projeto de lei que resultou na instituição do Dia da Bíblia. Reitera a responsabilidade em representar o povo paulista por meio de seu mandato. Afirma que suas ações são pautadas pela palavra de Deus.
5 -  AIRTON GARCIA
Opina que aproximar as pessoas de Deus, reduziria os males do mundo. Agradece os convidados pela presença, bem como ao deputado Chico Sardelli, autor da lei que criou o Dia Estadual da Bíblia.
6 -  CEZINHA DE MADUREIRA
Rememora a posse do presidente Fernando Capez, momento em que o chefe do Legislativo lera o Salmo 91. Cumprimenta autoridades. Destaca projeto de lei, apoiado pelo secretário de Turismo Roberto de Lucena, que reconhece o turismo religioso paulista. Cita aprovação de propositura que proíbe a venda de chip de celular sem o devido cadastramento. Comenta instituição do Dia do Ministro de Louvor, por meio de projeto de lei de sua autoria.
7 -  ERNI WALTER SEIBERT
Secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, diz que a missão da Sociedade Bíblica do Brasil é a de servir as igrejas com os vários formatos da Bíblia Sagrada. Lê trechos do livro de Isaías, capítulo 40, palavra, a seu ver, adequada para o momento pelo qual passa o Brasil. Ressalta que a Bíblia acompanhou a história da humanidade. Rememora o trajeto percorrido pelas escrituras, desde os primórdios, em "tablets" de barro, até os dias de hoje. Cita e explica partes do livro de João, capítulo 1. Destaca as grandes traduções e as dificuldades para que as transcrições bíblicas fossem concluídas. Menciona um dos perfumes descritos na Bíblia, a mirra. Considera a importância das escrituras em formatos digitais, o que permite, a seu ver, a entrada em países onde a leitura da palavra de Deus ainda é proibida. Opina que o fato mais importante da Bíblia, no entanto, é quando ela toca o coração do homem. Comenta tese de doutorado baseado na eficácia da fé para a recuperação de dependentes químicos. Ressalta o significado de comemorar, que é trazer à memória coletiva a Bíblia Sagrada, palavra de Deus, que, adita, transforma vidas.
8 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Lembra a criação da Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, para difundir a palavra de Deus pelos diversos formatos possíveis. Presta homenagem, juntamente com o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, ao reverendo Assir Pereira, presidente da Sociedade Bíblica do Brasil; ao pastor Edson Rebustini, presidente do Conselho de Pastores do Estado de São Paulo; e ao pastor Sérgio Afonso, que recebeu a homenagem em nome do apóstolo Doriel de Oliveira, presidente da Casa da Bênção. Anuncia nova apresentação musical com o cantor Paulo César Baruk, acompanhado do tecladista, Leandro Rodrigues.
9 -  ROBERTO DE LUCENA
Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, faz reconhecimento ao presidente Fernando Capez, como sendo o deputado estadual mais votado do Estado de São Paulo. Tece elogios ao parlamentar. Destaca a importância da Bíblia Sagrada, homenageada nesta solenidade. Reporta os cumprimentos do governador Geraldo Alckmin pelo Dia da Bíblia. Faz reflexão sobre as dificuldades enfrentadas pelo Brasil, diante do atual cenário político e econômico. Avalia que a Bíblia é uma bússola que orienta a humanidade. Lembra personagens que o influenciaram em sua vida de fé. Afirma que embora esteja como secretário de Turismo, sua essência é a de um ministro do Evangelho. Destaca a Bíblia como instrumento restaurador de vidas em todo o mundo. Cita o Salmo 119, versículo 105. Dá conhecimento do Circuito Religioso Rota 3-16, roteiro turístico instituído em São Paulo. Analisa que a Bíblia é um livro dos cristãos e não apenas dos evangélicos. Clama pelas bênçãos de Deus sobre o Brasil.
10 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Anuncia a apresentação de vídeo sobre o lançamento do Circuito Religioso Rota 3-16.
11 -  ROBERTO DE LUCENA
Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, juntamente com os reverendos Assir Pereira e Erni Walter Seibert, prestam homenagem ao presidente Fernando Capez.
12 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Anuncia mais uma canção com o cantor Paulo César Baruk e o tecladista Leandro Rodrigues, ocasião em que foi feita a entrega de uma Bíblia ao presidente Fernando Capez.
13 -  AGENOR DUQUE
Apóstolo, faz a oração final.
14 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Cita o livro de Provérbios. Destaca a importância de despertar, nos jovens, o interesse pelo conhecimento da Bíblia. Lê o texto de Eclesiastes 11. Faz agradecimentos gerais. Convida os presentes para a abertura da Exposição da Bíblia - dos Manuscritos aos Formatos Digitais, no espaço IV Centenário. Encerra a sessão.
alesp