15/04/2016 - 19a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DO ESCOTEIRO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 27/04/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL CAMILO
1 -  CORONEL CAMILO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  CORONEL ARRUDA
Mestre de cerimônias, informa que o presidente Fernando Capez convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Coronel Camilo, na condução dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar o Dia do Escoteiro". Lê texto acerca do escotismo.
3 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Nomeia as autoridades presentes. Anuncia a saudação à bandeira nacional, comandada pelo Sr. Artur Berberian, coordenador regional de Relações Institucionais Externas, sucedida pela "Oração do Escoteiro". Anuncia a exibição de vídeo institucional do Movimento Escoteiro.
4 -  ADOLFO BOLÍVAR SAVELLI
Coordenador do Conselho Cívico e Cultural e conselheiro da Associação Comercial de São Paulo, expressa sua satisfação por participar de uma homenagem, cuja justeza destaca, ao escotismo. Elenca os valores defendidos pelo Movimento Escoteiro, como o amor à família e à Pátria. Considera que os escoteiros têm muitas contribuições a fazer à sociedade, especialmente no momento que o Brasil atravessa hoje.
5 -  ROBERLEI VOLPE BENEDUZI
Diretor financeiro da Diretoria Regional da Região Escoteira de São Paulo, agradece pela homenagem feita por esta Casa aos escoteiros. Discorre a respeito dos fundamentos e práticas do Movimento Escoteiro, enfatizando a preocupação com o próximo e com o meio ambiente. Destaca o apartidarismo do movimento, sem prejuízo do incentivo à participação política de seus integrantes, os quais, acrescenta, são crianças, adolescentes e jovens. Avalia que o maior desafio enfrentado pelo escotismo com relação à sua expansão é reconhecer a diversidade socioeconômica e cultural da população brasileira e as diferentes maneiras de integração do Movimento Escoteiro a uma sociedade com tais características. Ressalta o caráter voluntário do trabalho dos escoteiros.
6 -  EVANILSON CORRÊA DE SOUZA
Major da Diretoria de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos da Polícia Militar do Estado de São Paulo, declara que seus colegas policiais que foram escoteiros realizam seu trabalho com empenho notável. Diz que o País precisa de pessoas cujo comportamento seja pautado por valores éticos e morais.
7 -  ROBERLEI VOLPE BENEDUZI
Diretor financeiro da Diretoria Regional da Região Escoteira de São Paulo, presta uma homenagem do Movimento Escoteiro, com a entrega de uma medalha e de um livro, a este Parlamento, na pessoa do deputado Coronel Camilo.
8 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Presta homenagem póstuma ao escoteiro Allan Abadia Bispo, do Grupo de Escoteiros do Mar Almirante Barroso 13º, falecido em ocorrência policial quando se dirigia à escola, recebida pela sua mãe, Sra. Rosângela Abadia Souza, e sua avó, Sra. Maria Abadia Souza.
9 -  JONATAN ABADIA SOUZA
Compartilha memórias a respeito do escoteiro Allan Abadia Bispo, seu sobrinho, homenageado nesta sessão. Destaca a importância que o garoto via na participação no Movimento Escoteiro.
10 -  ROSÂNGELA ABADIA SOUZA
Agradece pelo tributo prestado a seu filho, o escoteiro Allan Abadia Bispo, falecido recentemente, cuja memória enaltece. Descreve como o Movimento Escoteiro foi essencial na formação do jovem.
11 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Manifesta seu orgulho por presidir esta sessão. Argumenta que as pessoas preocupam-se bastante com seus direitos, mas pouco com seus deveres, e o Movimento Escoteiro trabalha justamente na formação da consciência do dever. Destaca que um escoteiro aprende a ter responsabilidade e a levar em consideração as consequências que seus atos terão sobre os demais. Fala sobre iniciativas como o Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proerd, da Polícia Militar. Discorreu acerca da importância da família na transmissão dos valores. Anuncia nova saudação à bandeira nacional, mais uma vez comandada pelo Sr. Artur Berberian, sucedida pela "Canção de Despedida". Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp