05/06/2000 - 83ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 22/07/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : ALBERTO CALVO / NEWTON BRANDÃO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  NEWTON BRANDÃO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  CARLOS ZARATTINI
Respondendo crítica do Deputado Milton Flávio publicada na "Folha de S. Paulo", considera direito da candidata Marta Suplicy participar de manifestações públicas como cidadã.
3 -  CICERO DE FREITAS
Parabeniza o Presidente da República por defender a jornada de trabalho de 35 horas semanais no sentido de minimizar o problema do desemprego. Solicita de FHC para que volte suas atenções para a questão do limite de idade imposto pelas empresas nas contratações.
4 -  GILBERTO NASCIMENTO
Comenta matéria de capa da revista "Veja", intitulada "Socorro!" para discorrer sobre a escalada da violência no País.
5 -  NIVALDO SANTANA
Tece considerações sobre pesquisa da "Folha de S. Paulo", publicada ontem sobre a pobreza na Capital e a opinião do paulistano contrária a atitude do Governador no episódio da Praça da República. Reclama a instalação da CPI da Sabesp.
6 -  JAMIL MURAD
Aplaude a decisão da Justiça suspendendo a privatização do Banespa. Condena a política dos Governos Estadual e Federal de desnacionalizar a nossa economia. Acusa os Governadores de São Paulo e do Paraná em seguir à risca as diretrizes do Palácio do Planalto.
7 -  VITOR SAPIENZA
Aponta os últimos planos econômicos como responsáveis pelo estado de insolvência em que se encontram as empresas. Fala do papel do Refis no equacionamento do problema.
8 -  MILTON FLÁVIO
Fala do empenho dos parlamentares para resolver o impasse entre Governo e funcionalismo. Critica a candidata Marta Suplicy por utilizar o movimento reivindicatório dos professores para fins eleitorais.
9 -  ALBERTO CALVO
Assume a Presidência.
10 -  CONTE LOPES
Disserta sobre pesquisa do Datafolha que aponta São Paulo como a cidade mais violenta do mundo.

GRANDE EXPEDIENTE
11 -  MILTON FLÁVIO
Polemiza com os deputados da oposição (aparteado pelos Deputados Paulo Teixeira e Jamil Murad).
12 -  NEWTON BRANDÃO
Cumprimenta o Prefeito de São Bernardo, por causa da Guarda Municipal e outras realizações (aparteado pelos Deputados Paulo Teixeira, Milton Flávio e Jamil Murad).
13 -  HENRIQUE PACHECO
Refere-se aos incidentes havidos entre o Governador e os professores grevistas. Concluiu que Mário Covas, com o ocorrido, perdeu sua biografia (aparteado pelo Deputado Milton Flávio).
14 -  WADIH HELÚ
Retoma o assunto da privatização da telefonia do nosso país. Lê e comenta artigo publicado pela "Folha de S. Paulo", em 02/06, sob o título "Os absurdos lucros da telefonia".
15 -  WADIH HELÚ
Pelo art. 82, continua com seu pronunciamento.
16 -  JILMAR TATTO
Para reclamação, considera que a administração de Mário Covas desperdiça recursos na área da Segurança por não resolver a questão da violência. Cita pesquisa da "Folha de S. Paulo" e cita exemplos para justificar a sua posição.
17 -  MILTON FLÁVIO
Pelo art. 82, relata avanços nos diálogos entre Governo e o SindSaúde. Comunica que hoje haverá reunião entre a Secretária Rose Neubauer e servidores da Educação para tratar das reivindicações da categoria.
18 -  PAULO TEIXEIRA
Pelo art. 82, saúda o início das negociações entre o Governo e o funcionalismo. Comunica o falecimento do Vereador Egberto Junqueira Ferreira, de Águas da Prata e presta homenagem à figura do Edil.
19 -  Presidente ALBERTO CALVO
Associa-se à homenagem do Deputado Paulo Teixeira.
20 -  NEWTON BRANDÃO
Pelo art. 82, associa-se à homenagem. Lembra das comemorações, hoje, do "Dia Mundial do Meio Ambiente". Cita o Plano Emergencial para combater a poluição no ABCD.
21 -  HENRIQUE PACHECO
Para reclamação, comunica visita de Vereadores de Presidente Venceslau em seu gabinete. Critica receitas do FMI para a Argentina e Brasil.
22 -  NEWTON BRANDÃO
Havendo acordo entre as lideranças em plenário, solicita o levantamento da sessão.
23 -  Presidente ALBERTO CALVO
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 06/06, à hora regimental, lembrando-os da sessão solene de hoje, às 20h.
alesp