25/04/2016 - 22a Solene

COMEMORAÇÃO DOS 10 ANOS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE EVENTOS E TURISMO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 07/05/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : CÉLIA LEÃO
1 -  CÉLIA LEÃO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  ANDERSON SILVA
Mestre de cerimônias, nomeia as autoridades presentes.
3 -  PRESIDENTE CÉLIA LEÃO
Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido da deputada Célia Leão, ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar os 10 Anos da Academia Brasileira de Eventos e Turismo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Saúda as crianças presentes e o regente Eduardo Nogueira. Valoriza a relevância do voto e a representatividade deste Parlamento.
4 -  ALINE CARDOSO
Representante do deputado estadual Celino Cardoso, saúda os presentes. Parabeniza os acadêmicos e representantes de entidades e de estabelecimentos comerciais presentes na solenidade. Versa a respeito da relação entre o turismo e o desenvolvimento econômico.
5 -  ADRIANA RAMALHO
Representante do deputado estadual Ramalho da Construção, saúda os presentes. Tece comentários acerca da atuação da autoridade no setor da construção civil. Faz paralelo entre a geração de empregos e práticas relacionadas a eventos e turismo.
6 -  HERCULANO PASSOS
Deputado federal, saúda as autoridades presentes. Lembra momentos como presidente da Aprecesp - Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo. Rememora a aprovação de emenda à Constituição Estadual, cujo objeto possibilitou a divulgação, em todo o País, do turismo no estado de São Paulo. Aduz que o setor fomenta o desenvolvimento econômico e social. Comenta a regulamentação do turismo rural e projeto de lei tendente a regularizar jogos, mormente os de cassino.
7 -  PRESIDENTE CÉLIA LEÃO
Tece considerações a respeito da solenidade. Enaltece a capacidade de iniciativa de cada cidadão.
8 -  SÉRGIO MEDINA PASQUALIN
Presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, saúda os presentes. Ressalta a atividade parlamentar do deputado federal Herculano Passos, e a iniciativa da deputada Célia Leão em propor a solenidade. Tece considerações a respeito de Juscelino Kubitschek. Comenta a comemoração dos 10 anos da entidade.
9 -  ANDERSON SILVA
Mestre de cerimônias, lê mensagem enviada por Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República. Anuncia a posse dos novos acadêmicos, eleitos por seus pares, em função das notáveis e relevantes contribuições realizadas junto ao setor de eventos e turismo.
10 -  SÉRGIO MEDINA PASQUALIN
Presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, faz breve histórico da instituição. Informa enunciados estatutários a respeito da eleição de seus membros.
11 -  ROLAND DE BONADONA
Acadêmico, saúda os presentes. Apresenta e exibe foto de Toni Sando, eleito para a Cadeira 22, tendo como patrono Arthur José de Lemos Britto. Narra breve histórico profissional do empossado. Assevera que cerca de 15 milhões de turistas visitam São Paulo, anualmente. Faz referência a Lemos Brito, falecido em 2015.
12 -  ANDERSON SILVA
Mestre de cerimônias, anuncia a entrega de colar a Toni Sando.
13 -  TONI SANDO
Acadêmico, saúda os presentes. Agradece a homenagem recebida. Faz reflexão filosófica sobre a imortalidade. Comenta a atividade profissional de Lemos Brito. Lembra frase de seu pai sobre leveza. Narra breve histórico de sua atividade profissional no terceiro setor e no universo de eventos. Acrescenta que se considera um facilitador de encontros. Afirma que a sensação de incompletude impulsiona o seu trabalho.
14 -  ANITA PIRES
Acadêmica, saúda os presentes. Apresenta e exibe foto do acadêmico Alexandre Sampaio, eleito para a Cadeira 38, tendo como patrono Eduardo Tapajós. Manifesta-se honrada por participar da solenidade e por representar o acadêmico Eraldo Alves da Cruz. Faz breve narrativa do histórico profissional do recém-eleito.
15 -  ANDERSON SILVA
Mestre de cerimônias, anuncia a entrega de colar a Alexandre Sampaio.
16 -  ALEXANDRE SAMPAIO
Acadêmico, cumprimenta os presentes. Agradece a seus pares pela eleição. Discorre sobre a relação entre o segmento de eventos e o desenvolvimento econômico do País. Lembra a realização da Copa do Mundo, no Brasil. Tece considerações sobre Eduardo Tapajós.
17 -  SÉRGIO JUNQUEIRA ARANTES
Acadêmico, saúda os presentes. Apresenta e exibe foto da acadêmica Érica Drumond, eleita para a Cadeira 39, tendo como patrono Tancredo Neves. Faz breve histórico profissional da recém-eleita.
18 -  ANDERSON SILVA
Mestre de cerimônias, anuncia a entrega de colar a Érica Drumond.
19 -  ÉRICA DRUMOND
Acadêmica, saúda os presentes. Agradece a seus pares pela eleição. Aponta a hotelaria como importante área geradora de emprego. Reverencia a trajetória política de Tancredo Neves. Comenta a capacidade empreendedora de seu pai. Registra que o turismo chancela o País no cenário internacional. Acrescenta que adota o slogan "Somos Todos Hóspedes Neste Planeta".
20 -  MARIO CARLOS BENI
Acadêmico, saúda os presentes. Apresenta e exibe foto do acadêmico Virgílio Nelson de Carvalho, eleito para a Cadeira 40, tendo como patrono Waldemar Albien. Menciona dizer de Santo Agostinho, a respeito da passagem do tempo. Faz breve narrativa da trajetória acadêmica e profissional do recém-eleito. Enaltece a relevância de São Paulo no cenário turístico do País.
21 -  ANDERSON SILVA
Mestre de cerimônias, anuncia a entrega de colar a Virgilio Nelson de Carvalho.
22 -  VIRGILIO NELSON DE CARVALHO
Acadêmico, saúda os presentes. Discorre a respeito da PEC 01, que possibilitou a divulgação do turismo, pelo estado de São Paulo, ao longo do território brasileiro. Agradece a seus pares pela eleição. Acrescenta que o Turismo é atividade associativa e distributiva. Faz breve narrativa da atividade empreendedora de Waldemar Albien.
23 -  EDUARDO SANOVICZ
Acadêmico, cumprimenta os presentes. Apresenta e exibe foto do acadêmico correspondente internacional de Portugal, Luiz da Gama Mór, eleito para a Cadeira 06, tendo como patrono Paulo Machado de Carvalho. Ressalta o espírito inovador de profissisonais do turismo. Comenta breve histórico profissional do recém-eleito, principalmente no cenário da aviação civil. Tece considerações a respeito da conectividade entre o nordeste brasileiro e países estrangeiros.
24 -  ANDERSON SILVA
Mestre de cerimônias, anuncia a entrega de colar ao correspondente internacional em Portugal Luiz da Gama Mór .
25 -  LUIZ DA GAMA MÓR
Acadêmico, saúda os presentes, agradece a seus pares pela eleição. Reflete sobre sua atividade corporativa em Portugal. Acrescenta que o Turismo é a principal fonte de receita do país. Enaltece a relevância do setor para o Brasil. Lamenta que problemas estruturais fragilizam os governos estaduais e dificultam medidas de longo prazo, tendentes a beneficiar a pasta. Aponta a Associação de Turismo de Lisboa como instrumento garantidor da permanência das políticas da pasta, em detrimento de interesses eleitorais circunstanciais.
26 -  ANDERSON SILVA
Mestre de cerimônias, anuncia a Posse da Nova Diretoria Executiva, Gestão 2016/2017.
27 -  SÉRGIO MEDINA PASQUALIN
Presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, deseja boas-vindas aos recém-eleitos. Lista realizações da Diretoria que cumprira seu mandato. Nomeia a nova Diretoria recém-eleita. Cita frase de Lao Tsé, a respeito da liderança. Anuncia o Ato Comemorativo ao Dia do Profissional de Eventos. Destaca a atuação da deputada estadual Célia Leão em prol do fomento do setor.
28 -  ANDERSON SILVA
Mestre de cerimônias, anuncia a exibição de vídeo institucional da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.
29 -  ANTONIA MARISA CANTON
Acadêmica, saúda os presentes. Parabeniza os recém-eleitos. Tece considerações a respeito da história dos eventos, desde o Brasil Colônia até a contemporaneidade. Reverencia Mario Carlos Beni. Lembra o PL 592/12, de autoria da deputada estadual Célia Leão.
30 -  SÉRGIO MEDINA PASQUALIN
Presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, homenageia a Presidência com entrega de colar.
31 -  PRESIDENTE CÉLIA LEÃO
Agradece a homenagem recebida. Parabeniza os recém-eleitos à Academia Brasileira de Eventos e Turismo. Valoriza o trabalho executado pela entidade. Cita frase de Cora Coralina. Lembra que exerce o sétimo mandato parlamentar. Anuncia a entrega de placa ao presidente Sérgio Medina Pasqualim. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp