20/05/2016 - 29a Solene

Homenagear o Metodismo Wesleyano
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 10/06/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : CARLOS BEZERRA JR.
1 -  CARLOS BEZERRA JR.
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que o presidente Fernando Capez convocara a presente sessão solene, a requerimento deste deputado, com a finalidade de "Homenagear o Metodismo Wesleyano". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia oração, proferida pelo pastor Antônio José de Souza. Nomeia as autoridades presentes.
2 -  ROBERTO DE LUCENA
Deputado federal, destaca a justeza desta homenagem. Declara que o metodismo influenciou todas as igrejas cristãs do planeta. Discorre sobre a vida e o legado de John Wesley, fundador do metodismo, e seu compromisso com as ações sociais. Ressalta que o movimento abolicionista na Europa teve início em meio aos metodistas. Avalia no que o legado de John Wesley é importante para o Brasil hoje. Cita as instituições de ensino administradas por igrejas metodistas.
3 -  PATRÍCIA BEZERRA
Vereadora da Câmara Municipal de São Paulo, elogia o trabalho do deputado Carlos Bezerra Jr. à frente da Comissão de Direitos Humanos desta Casa. Relata que sua família sempre foi metodista. Explica como John Wesley considerava que o Evangelho devia vir acompanhado de ações sociais. Fala sobre as ações de combate à pobreza levadas a cabo pela igreja metodista onde cresceu. Diz que a transformação da sociedade deve partir da transformação íntima de cada um.
4 -  STANLEY DA SILVA MORAES
Bispo e presidente do Conselho Superior de Administração das Instituições Metodistas de Educação, declara que a semente do Evangelho deve ser partilhada com outras pessoas. Lembra que a Igreja Metodista do Brasil é apenas uma das que foram influenciadas pelos ensinamentos de John Wesley, acerca de cuja vida discorre. Afirma que o amor ao próximo é um dos aspectos fundamentais da vida cristã. Faz histórico da atuação dos metodistas ao Brasil.
5 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Anuncia apresentação do Coral Ceforte - Coral do Centro de Formação Teológica de São Paulo.
6 -  ILDO SWARTELE DE MELLO
Bispo da Igreja Metodista Livre, fala sobre os trabalhos da Conexão Wesleyana de Santidade, que congrega várias igrejas de orientação metodista. Destaca que o pentecostalismo nasceu entre metodistas. Discorre sobre as posições teológicas de John Wesley. Afirma que é necessário não apenas proclamar, mas também viver o Evangelho, causando impacto positivo na sociedade. Comenta a defesa que Wesley fazia do abolicionismo. Apoia a comunhão entre todas as igrejas cristãs.
7 -  EVANDRO TEIXEIRA ALVES
Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, representando os PMs de Cristo, enaltece o trabalho do deputado Carlos Bezerra Jr. Comenta que sempre fez parte de uma igreja metodista. Relata que há cerca de 25 mil policiais militares que se declaram evangélicos. Pondera sobre a atuação dos PMs de Cristo. Diz que a Polícia Militar é um campo propício à evangelização. Informa que a polícia é a instituição brasileira que mais registra suicídios entre seus membros. Considera necessário resgatar a herança wesleyana e seu ímpeto missionário nas igrejas.
8 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Anuncia nova apresentação do Coral Ceforte; sucedida por oração, feita pelo bispo Adriel de Souza Maia.
9 -  SINVALDO CORREA COELHO
Bispo e superintendente da 3ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista Wesleyana, expressa sua alegria por ter sido nomeado bispo em São Paulo. Destaca a justeza desta homenagem ao metodismo wesleyano. Discorre sobre o que caracteriza um verdadeiro metodista e sobre as capacidades requeridas de um pastor. Afirma que o metodismo causou grandes transformações onde foi pregado e vivido. Destaca a necessidade de dar à sociedade exemplos de ética. Faz citações bíblicas a respeito da conduta cristã. Profere oração.
10 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Faz a entrega de certificados de celebração do Dia do Metodismo Wesleyano aos bispos Jamir Fernandes Carvalho, Sinvaldo Correa Coelho, Ildo Mello, Adriel de Souza Maia e Stanley da Silva Moraes. Declara que o critério pelo qual decide que homenagens prestará como parlamentar é a chance de registrar o legado cristão protestante no Brasil. Expressa sua satisfação por presidir esta solenidade. Faz e comenta citação de John Wesley, acerca da prática constante e universal do bem. Fala sobre projeto de lei, de sua autoria, que combate o trabalho escravo, propositura que afirma ter sido inspirada pelo legado de Wesley. Diz ser urgente lutar pela reforma da Nação. Dá conhecimento de mensagem, alusiva à solenidade, enviada pelo reverendo Paulo Roberto Garcia, da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista do Brasil. Anuncia apresentação do Coral Ceforte.
11 -  JAMIR FERNANDES CARVALHO
Bispo e superintendente geral da Igreja Metodista Wesleyana, faz agradecimento pela homenagem recebida. Afirma que John Wesley legou não apenas ensinos teológicos e uma tradição eclesiástica, mas também um modo de vida. Argumenta que o amor ao dinheiro é a raiz de grande parte dos males que afligem a sociedade contemporânea. Considera que apenas o amor a Deus e ao próximo é capaz de transformar as pessoas e, por consequência, o mundo. Faz oração.
12 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp