16/05/2016 - 65ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 20/05/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO
Secretaria : RAMALHO DA CONSTRUÇÃO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que Cauby Peixoto está sendo velado nesta Casa desde cedo. Diz que o mesmo faleceu ontem em razão de pneumonia. Presta homenagens ao artista. Afirma que Cauby deixou o mundo artístico de luto. Presta condolências a todos os familiares.
2 -  LECI BRANDÃO
Cumprimenta o deputado Carlos Giannazi por ter trazido professores de São Carlos para esta Casa. Discorre sobre sua relação com Cauby Peixoto, que diz ouvir desde 12 anos de idade. Relata parte de seus encontros com o cantor. Afirma que, apesar do sucesso, Cauby era muito simples e generoso, nunca tendo se deslumbrado com a fama. Lembra a morte de Jair Rodrigues e Emílio Santiago. Ressalta ser uma grande perda para arte e cultura brasileira. Presta suas condolências para a família.
3 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Parabeniza a cidade de Monte Alto pelo aniversário.
4 -  RAMALHO DA CONSTRUÇÃO
Cumprimenta os professores trazidos de São Carlos pelo deputado Carlos Giannazi. Presta condolências à família de Cauby Peixoto. Afirma que o mesmo fez a diferença no mundo artístico. Informa que esteve com o presidente em exercício Michel Temer uma semana antes do mesmo tomar posse, quando disse que não anunciaria novos impostos, apesar desta ter sido a primeira medida de seu governo. Critica a Venezuela pelas condições de saúde do País. Elogia o novo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. Destaca que o Brasil é o País que mais paga impostos no mundo. Concorda que as grandes fortunas brasileiras deveriam ser taxadas, em especial a dos banqueiros.
5 -  CORONEL TELHADA
Solidariza-se com a família e com os fãs de Cauby Peixoto. Afirma que a música perdeu um de seus expoentes, um artista querido em todo o território nacional. Ressalta os problemas enfrentados com os pancadões na cidade de São Paulo. Parabeniza o novo secretário de Segurança Pública Mágino Barbosa Filho. Deseja sucesso e sorte ao mesmo. Afirma que o mesmo enfrentará uma difícil missão. Coloca seu gabinete à disposição nesta Casa. Pede ao governador um aumento real para todos os funcionários públicos, de todas as áreas. Destaca que para se ter um bom governo, é necessário ter bons funcionários.
6 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Deseja sorte ao novo secretário de Segurança Pública.
7 -  CARLOS GIANNAZI
Denuncia a atuação do reitor da USP, pela tentativa de fechar dois hospitais e as creches da universidade. Informa que a USP entrou em greve. Afirma que o reitor proibiu o acesso de crianças à Educação Infantil na USP, que possui cinco creches em seus campus. Critica o não cumprimento da Lei nº 1202, já que as professoras das creches ainda são consideradas técnicas e não professoras de Educação Infantil. Menciona a realização de audiência pública com alunos da Universidade de São Paulo. Cita a proibição de contratação de novos professores para a Escola de Aplicação, que considera uma das melhores escolas do Brasil. Exige a intervenção do Ministério Público. Anuncia a presença de professoras de creche de São Carlos no plenário. Combate a solicitação do reitor de retirada do Sintusp de dentro da universidade.
8 -  CARLOS GIANNAZI
Demonstra sua indignação e preocupação com a reintegração de posse, que considerou ilegal, feita pela Polícia Militar em Etec. Afirma que os adolescentes foram presos sem que houvesse ordem judicial. Diz que os mesmos foram retirados à força do local. Menciona a criação da Fipesp, Frente de Instituições Públicas pela Educação do estado de São Paulo, sem a participação de alunos, pais e entidades representativas das escolas. Ressalta que os alunos continuarão ocupando as escolas.
9 -  CARLOS GIANNAZI
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
10 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 17/05, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp