12/08/2016 - 46a Solene

HOMENAGEM AOS 40 ANOS DE FUNDAÇÃO DA LIBRA ? LIGA DAS MULHERES ELEITORAS DO BRASIL
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 24/08/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ / CLÉLIA GOMES
1 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que convocara a sessão solene em curso, a requerimento da deputada Clélia Gomes, com a finalidade de "Homenagear os 40 Anos de Fundação da Libra - Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia apresentação musical de alunos do Instituto Hatus. Fala sobre a história da Libra, iniciada há 40 anos. Destaca a lei Maria da Penha, fruto da atuação de grupos femininos. Ressalta o preconceito contra a mulher, em diversos setores sociais. Lamenta a violência sofrida pelas mulheres, no interior de seus próprios lares.
2 -  CLÉLIA GOMES
Assume a Presidência. Parabeniza as mulheres membros da Libra. Discorre sobre sua trajetória de vida, que culminou com a chegada ao Poder público. Faz reflexão sobre a importância do papel da mulher na política. Opina que a mulher é a grande promotora da harmonia no lar. Rememora a fundação da Libra, no Brasil, há 40 anos. Explica que a instituição apartidária, tem o objetivo de incentivar a participação feminina na política. Lamenta que, neste Parlamento, haja apenas dez deputadas, o correspondente a 10% do total de parlamentares eleitos. Tece elogios à Sra. Marta Lívia Suplicy, presidente da Libra.
3 -  DELEGADO OLIM
Deputado estadual, parabeniza a deputada Clélia Gomes pela iniciativa da solenidade. Cumprimenta as demais autoridades presentes. Ressalta o objetivo da Libra, que é a promoção de responsabilidade política, com o avanço da participação feminina. Faz comentários sobre as dificuldades enfrentadas por mulheres da periferia, que, adita, sofrem com a violência de seus cônjuges. Cita o caso Mércia Nakashima, assassinada pelo ex-namorado. Sugere que, em cada delegacia, seja instalado um departamento de assistência social.
4 -  ALDA MARCO ANTONIO
Coordenadora nacional do PSD Mulher, ex vice-prefeita de São Paulo e ex-secretária do Trabalho e do Menor do Governo de São Paulo, saúda os deputados Clélia Gomes e Delegado Olim pelas palavras. Rende homenagens à presidente e à fundadora da Libra, Marta Lívia Suplicy e Guiomar Milan Sartori. Faz menção às diferentes formas de atuação entre homens e mulheres. Chama a atenção para a falta de representatividade feminina em algumas Câmaras Municipais, o que significa, a seu ver, que as leis daqueles municípios estão sendo elaboradas apenas sob a ótica masculina. Repudia a atitude violenta de alguns homens para com as mulheres. Discorre sobre o machismo. Defende a paz e a tranquilidade, em detrimento à guerra. Tece críticas à postura de delegados ao atenderem mulheres vítimas de violência doméstica. Lembra a criação da Delegacia de Defesa da Mulher, que atendeu, em seu primeiro dia, oitenta mulheres.
5 -  GUIOMAR MILAN SARTORI
Fundadora de Libra, lembra sua infância, na zona rural, ocasião em que ficava a observar a formação de nuvens e sonhando com o futuro. Fala sobre a criação da Libra, que surgiu nos EUA, em 1927, com o intuito de incentivar a mulher a votar. Ressalta a importância das ex-presidentes da entidade. Cita o apóstolo Paulo, numa menção à priorização do amor. Faz agradecimentos gerais.
6 -  MARTA LÍVIA SUPLICY
Presidente da Libra, presta homenagem à deputada Clélia Gomes. Discorre sobre as bandeiras defendidas pela instituição. Fala de sua gratidão à fundadora da Libra, Dra. Guiomar Sartori. Tece elogios e agradecimentos a membros da entidade espalhadas pelo estado de São Paulo. Enfatiza a colaboração de Patrícia Rosset. Apresenta a camiseta que será usada durante a campanha eleitoral deste ano, visando a busca de votos para as mulheres, com a hashtag "mulher vota em mulher".
7 -  PRESIDENTE CLÉLIA GOMES
Anuncia a apresentação de um vídeo institucional e a realização de homenagens, com a entrega de diploma, a uma lista de nomeados.
8 -  ROBERTO DE LUCENA
Deputado federal, tece elogios à Libra. Ressalta a importância do evento. Parabeniza a deputada Clélia Gomes pela iniciativa do evento. Destaca a atuação política do presidente Fernando Capez. Elogia o trabalho social desenvolvido pelo Instituto Hatus. Dá conhecimento de que hoje, nesta solenidade, estão representadas cerca de oitenta instituições que lutam pelo empoderamento feminino na política. Entrega mensagem de apoio do senador Álvaro Dias que, adita, é um admirador da Libra. Relembra os desafios enfrentados pelas mulheres no decorrer da história do Brasil. Avalia que a busca pela justiça e pelo bem independe do sexo. Discorre sobre o poder transformador do voto feminino.
9 -  PRESIDENTE CLÉLIA GOMES
Anuncia a apresentação de vídeos. Faz a entrega de placa de homenagem à Sra. Marta Lívia Suplicy. Faz considerações e agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp