06/10/2016 - 143ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 12/10/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO / GILMACI SANTOS / LUIZ CARLOS GONDIM
Secretaria : CELINO CARDOSO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão. Saúda a professora Viviane Veiga Shibaki, e os estudantes das Fatecs de Barueri e de Itu, presentes nas galerias. Deseja sucesso aos vereadores eleitos Maurício Gasparini e Aline Cardoso.
2 -  WELSON GASPARINI
Parabeniza os deputados Jooji Hato e Celino Cardoso pelas eleições de seus filhos. Expõe dados acerca da superlotação de presídios em São Paulo. Lamenta as condições de trabalho de professores. Defende o aperfeiçoamento das relações entre famílias e docentes. Tece argumentos a favor do fortalecimento das religiões e das famílias. Mostra-se favorável à escola de tempo integral.
3 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Cumprimenta o prefeito eleito de São Carlos, Airton Garcia, pela vitória no pleito municipal.
4 -  ED THOMAS
Para comunicação, saúda Airton Garcia, em nome do PSB, pela campanha eleitoral realizada na cidade de São Carlos.
5 -  CORONEL CAMILO
Parabeniza o prefeito eleito de São Carlos. Cumprimenta os visitantes das Fatecs. Critica a aposentadoria compulsória de militares, por idade. Informa sua presença em reunião com o secretário da Casa Civil, Samuel Moreira. Faz apelo ao governador Geraldo Alckmin pela regulamentação da lei dos pancadões. Situa a desordem urbana como principal problema da cidade de São Paulo.
6 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Declara-se favorável à regulamentação dos pancadões.
7 -  CARLOS CEZAR
Saúda Airton Garcia por sua eleição. Discorre sobre o desempenho do PSB nas eleições municipais. Deseja sucesso aos novos representantes políticos das cidades. Parabeniza o prefeito eleito, João Doria, pela vitória no primeiro turno do pleito municipal. Defende a supremacia da vontade da população. Considera positiva a presença de novos políticos nos cenários municipais.
8 -  ED THOMAS
Cumprimenta os visitantes presentes nas galerias. Reprova a desvalorização salarial das nutricionistas lotadas em escolas municipais de São Paulo. Pede a intervenção de seus pares junto aos órgãos públicos executivos responsáveis pela situação, para mudança deste quadro. Tece considerações sobre a importância da atuação do nutricionista na atualidade.
9 -  CARLOS GIANNAZI
Questiona a contratação de empresas estrangeiras, pela Universidade de São Paulo, para elaboração de novo plano de gestão e captação de recursos para a universidade, sem consulta à comunidade acadêmica. Faz críticas à gestão do reitor Marco Antonio Zago. Reprova o déficit de servidores em diversos setores da USP. Lamenta a desatenção do reitor em relação à Escola de Aplicação da universidade.
10 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Relata ações de sua campanha eleitoral em Mogi das Cruzes. Lamenta a cessão de pouco tempo de televisão para candidatos de partidos pequenos. Expõe dados da compra de merenda escolar no município. Defende o julgamento de políticos envolvidos em casos de corrupção. Reprova o apoio do governador Geraldo Alckmin ao candidato do PSDB na cidade. Considera que, a seu ver, há citações falsas de políticos na CPI da Merenda, para promoção pessoal dos delatores.
11 -  GILMACI SANTOS
Assume a Presidência.
12 -  JOOJI HATO
Para comunicação, lamenta as ocorrências das eleições municipais em Mogi das Cruzes.
13 -  CELINO CARDOSO
Felicita-se pela eleição de João Doria. Saúda o governador Geraldo Alckmin pelo trabalho realizado no Estado. Parabeniza sua filha Aline Cardoso, eleita para a Câmara Municipal de São Paulo. Acentua que, a seu ver, a população da periferia de São Paulo está desassistida pela prefeitura. Afirma o compromisso da vereadora eleita com esta parcela de eleitores.
14 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Assume a Presidência.
15 -  GILMACI SANTOS
Cumprimenta os candidatos do PRB pelo desempenho no pleito municipal. Mostra-se otimista pela entrada de novos políticos no quadro municipal. Deseja que os projetos apresentados na campanha eleitoral sejam cumpridos.

GRANDE EXPEDIENTE
16 -  CARLOS GIANNAZI
Pelo art. 82, declara repúdio diante da aprovação, ontem, pela Câmara dos Deputados, de projeto que retira a obrigatoriedade da Petrobras de exploração do pré-sal. Combate o teor da PEC nº 241, que, adita, vai congelar os investimentos em importantes áreas sociais por 20 anos. Alega que o governo federal está a serviço do setor financeiro. Discorre sobre a reforma do ensino médio, a qual reprova. Faz comentários sobre a intenção do prefeito eleito na Capital, João Doria, de privatizar instrumentos públicos.
17 -  CARLOS GIANNAZI
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
18 -  PRESIDENTE LUIZ CARLOS GONDIM
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 7/10, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembra sessão solene a ser realizada amanhã, às 10 horas, para "Homenagear os 50 anos da Aldeias Infantis SOS no Brasil". Levanta a sessão.
alesp