08/12/2016 - 90a Solene

LANÇAMENTO DO LIVRO MOBILIDADE URBANA NO BRASIL
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 05/01/2017:

Resumo da Sessão
1 -  JOSÉ ZICO PRADO
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado José Zico Prado, na direção dos trabalhos, com a finalidade de realizar "Lançamento do Livro Mobilidade Urbana no Brasil". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Nomeia as demais autoridades presentes. Descreve seu envolvimento com as políticas de mobilidade urbana. Afirma que o livro, hoje aqui lançado, servirá para a melhoria do setor.
2 -  EVARISTO ALMEIDA
Economista e organizador do livro "Mobilidade Urbana no Brasil", comenta o processo de elaboração da obra. Discorre sobre a mobilidade urbana no Brasil.
3 -  KARINA OLIVEIRA LEITÃO
Professora doutora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, discorre sobre o direito à cidade, tema de seu artigo no livro. Afirma que a luta pela questão da mobilidade é central neste assunto.
4 -  EDUARDO FAGNANI
Professor doutor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, debate os problemas estruturais brasileiros relacionados a mobilidade urbana. Afirma que a política econômica atual é prejudicial ao desenvolvimento social do País.
5 -  UBIRATAN DE PAULA SANTOS
Médico da Divisão de Pneumologia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, critica a opção pelo transporte individual durante quase toda a história da cidade de São Paulo.
6 -  CYRA MALTA
Engenheira agrônoma, ambientalista e cicloativista, discorre sobre o cicloativismo dentro do contexto da mobilidade urbana em São Paulo. Elogia as políticas públicas da gestão de Fernando Haddad frente a Prefeitura de São Paulo em relação a ciclovias.
7 -  ANA CAROLINA ALMEIDA SANTOS NUNES
Pesquisadora e pedativista, tece comentários sobre o pedativismo, movimento pela mobilidade a pé, na cidade de São Paulo. Traça relação entre a mobilidade peatonal e a desigualdade econômica e social.
8 -  EDUARDO PACHECO
Analista de Desenvolvimento e Gestão da Companhia do Metropolitano de São Paulo, comenta sua participação no livro com artigo sobre a rede de transporte sobre trilhos na Região Metropolitana de São Paulo. Discorre sobre os problemas desse sistema, tecendo críticas as últimas gestões frente ao Governo do Estado.
9 -  MARLENE FURINO
Assistente administrativa da Companhia do Metropolitano de São Paulo, elogia a criação dos corredores de ônibus da gestão Haddad na Prefeitura de São Paulo.
10 -  JUAREZ MATEUS
Sindicalista e diretor da CNTTL-CUT, cita que a melhoria da mobilidade urbana é fundamental para qualidade de vida dos trabalhadores. Afirma que se vive no Brasil um período no qual há riscos de retrocessos em políticas de mobilidade.
11 -  MEIRE QUADROS
Metalúrgica aposentada e usuária do transporte público, discorre sobre questão da tarifa dos transportes públicos. Comenta seu histórico de ativismo a favor da tarifa zero e pela melhoria da mobilidade urbana.
12 -  GERSON BITTENCOURT
Engenheiro agrônomo e ex-deputado estadual, debate a bilhetagem eletrônica, tema de seu artigo no livro ora lançado neste evento. Lista as melhorias que essa tecnologia permite a mobilidade urbana.
13 -  ROMULO ORRICO
Professor titular do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe-Ufrj, discorre sobre as relações entre a Academia e o estudo da mobilidade urbana. Comenta exemplos de projetos do setor na cidade do Rio de Janeiro. Afirma que o usuário do transporte público financia, injustamente, as melhorias urbanas para o transporte individual.
14 -  JILMAR TATTO
Secretário Municipal de Transportes de São Paulo, considera que debater mobilidade urbana é tratar da democratização do espaço público. Critica as políticas públicas que investem grandes somas orçamentárias em obras que beneficiam somente o transporte individual. Considera a reconquista do espaço público um desafio aos administradores e moradores das cidades para a melhoria da qualidade de vida.
15 -  PRESIDENTE JOSÉ ZICO PRADO
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp